Eu sempre gostei muito de argilas para tratamento do rosto e já comentei de algumas aqui no blog. Eu enfrentei um certo hiato na compra de produtos para pele para economizar um money para viajar, e quando finalmente estava lá nos EUA botei a boca no trombone e adquiri diversos produtos gringos já que lá há diversas coisas baratinhas — e dentre elas estão as máscaras de argila da Freeman Beauty. E como você já deve saber, se há algum produtinho que aparece aqui no blog, é porque amo muito ele, ou que, no mínimo há algo importante para se compartilhar sobre, rs.
As máscaras
Achei estas belezinhas na Ulta Beauty (Ulta rainha e Sephora nadinha, na minha humilde opinião, rs) mas os produtos da Freeman Beauty também podem ser encontrados nas redes Walmart, Walgreens e CVS. A marca tem mais de 40 anos e nasceu com a visão de fornecer cuidados com o cabelo, máscaras faciais e produtos essenciais para banho e corpo inspirados na natureza (fonte).
Custando cerca de US$5 cada máscara, o meu único arrependimento foi de não ter levado mais para casa para estocar, pois achei extremamente prática a aplicação (já que não há aquele trabalho de misturar o pó na água), cumpre o que promete e tem taaantas variedades que a gente entra em loucura! Tem de várias consistências e texturas, como gel, espuma, lama, peel-off, esfoliante, creme e por ai vai — mas a louca da argila aqui só pegou deste tipo em vez de pegar outras opções, haha.
Rejuvenescimento: pepino e sal rosa
Levando o nome REJUVENATING cucumber + pink salt, a fórmula tem como a principal função de desintoxicar (função do pepino) e limpar os poros (com a ação esfoliante dos granulados do sal) para promover renovação da pele — o que tenho achado bacana para ajudar a amenizar as manchas de espinhas. O cheirinho gostoso de pepino deixa a pele super refrescante e não achei que deixa a pele ressecada após o uso. Pode ser usado em todos os tipos de pele.
Limpeza: vinagre de maçã
Esta máscara é multi-uso e a minha favorita das três. Ela é tonificante (devido à ação ácida do vinagre, ajudando a fechar os poros), purificante, com poder de esfoliação suave e matificante, levando o selo da Allure de melhor produto de 2016. Pode ser usada como máscara de argila comum (deixando até 5min na pele, ao contrário das outras argilas que são 10min) e também como espécie de sabonete líquido esfoliante, pois faz uma espuminha quando entra em contato com a água. Apesar de poder ser usada diariamente, gosto de usa-la só quando uso mais maquiagem, pois sinto que ajuda a limpar bem os restolhos de produto. A pele fica maravilhosa, com um ar saudável e super macia. Já testei também antes de usar maquiagem e fica show! O cheirinho de maçã não lembra o incômodo do vinagre. É bem suave. Também pode ser usada em todos os tipos de pele.
Anti-oleosidade: menta e limão
O Victor comprou esta máscara para ele para tentar controlar a pele oleosa, mas não obtivemos o sucesso esperado logo de primeira. A pele dele ficou bastante ressecada nas bochechas após o uso desta máscara no dia seguinte, e comigo também aconteceu a mesma coisa. Esta máscara precisa saber usar, pois ela absorve mais que o normal a oleosidade da pele. Então, chegamos à conclusão que ela é boa para ser usada apenas na zona T (ou, se bobear apenas no nariz e queixo), onde tem mais oleosidade e cravinhos. Segundo a embalagem, a ação da menta e do limão é para refrescar e acalmar a pele irritada pela inflamação causada pela acne, mas confesso não senti diferença neste aspecto além do frescor temporário na pele. Como o produto não promete remover os cravos, mas sim a oleosidade, achei que cumpre bem (ou até mais) o que promete. Recomendado para peles oleosas e não indico para quem tem pele sensível. Vale passar algum hidratante depois, se sentir a pele ressecada.
Quer mais posts como este? 💌
A textura
A textura de todas elas é bem agradável na pele, mas não se engane com o aspecto meio aquoso da máscara de limão, pois quando seca o negócio fica brabo para tirar, haha. Apesar de no rótulo de todas indicar tirar com água morna, eu não sei se é uma boa tirar essa máscara de limão nesta temperatura, visto que água quente resseca mais ainda o rosto.
A máscara de pepino é bem gostosinha a textura na pele e é a mais grossa de todas e mais difícil para secar, e também não sai com muita facilidade. Já a de vinagre de maçã sai extremamente fácil e é a mais líquida das três, deixando a pele parecendo veludo quando enxágua. 😊
Produtos alternativos
Às vezes fico me perguntando… Quais são os motivos de tantas marcas legais não venderem aqui no Brasil? Boto fé que há diversos fatores políticos e econômicos envolvidos (veja só o que aconteceu com a Lush), mas que dá dor no coração em ver tanta variedade lá fora, dá — e muito. Mas eu encontrei algumas máscaras alternativas por aqui, de aplicação rápida como as da Freeman (ou seja, sem precisar misturar pó + água) que podemos achar no Brasil fácil, fácil — e cruelty-free também, assim como a Freeman! Todas elas são por volta de R$30 ou menos, para manter a dica do acessível e prático. Veja só:
Se você tem alguma máscara de argila prática que é sua queridinha e que cabe no bolso, compartilha também aqui nos comentários! Alias, eu não sei quando voltarei a ter a oportunidade de viajar para fora novamente, então, quanto mais alternativas para achar aqui no Brasil, melhor, né? Hahaha! 😎