A fotografia é muito mais do que um mero registro. Ela cria realidades, transforma olhares, gera emoções… cria um conceito. Ao me deparar com as fotografias de Benoit Paillé fiquei extasiada. De uma forma delicada e simples, Paillé conseguiu transmitir a mim emoções diferentes em cada projeto autoral que ele fez de uma forma única.
Entretanto, o projeto que mais me emocionou foi o Rainbow Gathering. Com belíssimos retratos e com uma fotografia intimista, Paillé nos move para um mundo de paz, luz, amor e harmonia, mostrando sua beleza de uma forma bastante simples e natural.
Para quem não sabe, Rainbow Gathering é composto por comunidades hippies que possui fortes ideais ligados à ecologia, cultura e diversidade. Não possuindo líder e nem organização, o respeito mútuo, sem preconceitos e um ajudando o próximo é a maior característica destes grupos. Os membros vivem em comunidades temporárias e realizam encontros que já ocorreram na Espanha, no México e no Canadá. O primeiro encontro desta comunidade realizou-se em 1972, no Colorado, EUA. Desde então, 30 mil pessoas já se juntaram à “Rainbow Gathering”.
Benoit acompanha esta família há sete anos, mas apenas começou a retratar os seus “irmãos” a partir de 2009. Além de passar por Québec, no Canadá, já esteve no México e Espanha também. Agora, vê se não concorda comigo sobre suas fotografias… não são cheias de vida e cores? Me apaixonei completamente *-*
Referências bibliográficas:
- www.flickr.com/benoitpaille
- www.p3.publico.pt
- www.hypeness.com.br
- www.behance.net/Benoitp