Livro: Cidade dos Anjos Caídos (Vol. 4)
Série: Os Instrumentos Mortais
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 361
Classificacao:
Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.
Infelizmente eu cometi o grande pecado de não postar as resenha dos dois últimos volumes lidos aqui no blog, mas como eu pretendo reler toda a série novamente por conta do filme (estreia em julho/2013) creio que dá para perdoar, não é? Hehe. Mas falando de uma forma bem breve sobre os outros livros desta saga, nenhum deixou a desejar. Como eu comentei sobre o primeiro volume, Cassandra Clare foge do padrão da menininha morrendo de amores pelo rapagão, e continua desta forma nos livros seguintes, concentrando mais na trama do que um romance utópico.
As cenas de ação não pára de forma alguma, como é típico das obras da autora, prendendo a leitura e fazendo você virar a madrugada lendo sem parar, rs. Mas, diferentemente história original que conhecemos em Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas e Cidade do Vidro, neste quarto volume da série o nosso protagonista passa a ser Simon, o melhor amigo da Clary — porém, a autora foi extremamente cuidadosa em não desmerecer o romance e a história paralela de Clary e Jace, mostrando-nos que tudo que acontece na história está interligado no final.
A questão desta vez é que Simon pode ser uma peça-chave importante tanto para o bem quanto para o mal, por ter duas certas peculiaridades em si que são raríssimas neste mundo, transformando-o em objeto de desejo (tira esses seus pensamentos sujos que não é disso que estou falando, hehe) entre os Caçadores de Sombras e membros do Submundo.
Como diz na sinopse acima, a guerra entre Caçadores de Sombras e Valentim acabou, mas mal sabem eles que outra guerra está prestes a surgir de forma silenciosa e intrigante; com personagens ressurgindo dos mortos, estranhos assassinatos, Simon sendo perseguido, Jace com sonhos assustadores, e novos personagens que vez ou outra já mencionados nos outros livros, que agora entram na ativa.
Quando eu estava lendo, às vezes tinha a impressão de estar lendo uma outra série. Apesar de ser uma suposta continuação (e vem por ai mais 2 volumes), parece que os eventos acontecidos nos livros anteriores aconteceram muito tempo atrás, e que agora, uma nova aventura começa. É extremamente reconfortante isso para mim, na verdade, hehe, visto que ainda não estou pronta para me despedir de Jace & Cia. Sei que eu sofreria da mesma forma que sofri com Harry Potter. Sim, amo esta série quase da mesma forma como amo HP, como se Os Instrumentos Mortais fizesse parte de mim durante muitos anos. *-*