Quando eu vou para um shopping o meu lugar preferido é a livraria (em segundo lugar fica a praça de alimentação, porque né… comida é vida e minha gordice never ends). É o meu primeiro ponto de parada e isso pode levar quase uma hora. O tempo para e o mundo lá fora gira depressa. Adoro passear pelas prateleiras, sentar nas poltronas, tocar nos livros, sentir suas capas. Ler sinopses, ver os lançamentos, às vezes pegar um livro qualquer e ler uma página avulsa. Já fez isso, não é? Se você gosta de ler, tenho 99% de certeza que você faz isso também.
Mas livrarias não existem apenas em shoppings. Há zilhares delas e cada um com uma peculiaridade. Uma livraria se torna mágica quando é apostada nela um projeto de arquitetura e design de interiores correspondente à sua identidade. Trago a você então as livrarias que quero conhecer antes de morrer, que tenho certeza que você também irá babar por elas!
Quando fui fazendo a pesquisa das imagens fui também procurando curiosidades sobre elas. Para ver as descrições, é só passar o mouse na foto. ;)
1. Apodon, Xiamen, China.
Me apaixonei pelo design de interior desta livraria. Suas formas orgânicas lembram árvores e estalactites, a livraria Apodon traz conceitos sobre a natureza.
2. Atlantis Book, Santorini, Grécia.
Uma livraria aconchegante que sempre faz eventos para sua comunidade, como de gastronomia e cinema. Volta e meia ela envia livrinhos com mensagens lindas para seus clientes, como se fossem cartões postais. É puro amor! Saiba mais sobre ela com detalhes em um post do blog Livros Lab.
3. Cafeteria El Pendulo, Cidade do México, México.
Uma das maiores referências de livrarias da América Latina quando se trata de cultura. Com o conceito de unir café com livros, ela sempre promove eventos culturais, artísticos, filmes de arte e obras.
4. 10 Corso Como Bookshop, Milão, Itália
Começando apenas como uma galeria de arte com uma livraria, 10CC cresceu e também passou a também vender obras de arte, itens de moda (caríssimos, inclusive!), música, gastronomia, cultura e artigos de design.
5. El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires, Argentina
Antes era o Teatro Gland Splendid, construído em 1919 por Max Glucksman. Hoje é El Ateneo Grand Splendid, considerada pelo jornal britânico The Guardian a segunda livraria mais linda do mundo. Também é a livraria com mais livros em estoque, com mais de 120mil títulos!
6. Livraria Cultura, São Paulo, Brasil
Mais que orgulhosa por ter uma livraria assim tão linda em minha terra natal! Seria a primeira da lista deste Tour! (Sim, sou de São Paulo, mas faz um zilhão de anos que não vou para lá)
7. Livraria Lello, Porto, Portugal
A Livraria Lello é um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico portuense. Ela revive características arquitetônicas do estilo gótico do século XVIII. Bem estilo idade média, não é o máximo? 😊
8. Poplar Kid’s Republic, Beijing, China
É aquele tipíco lugar que não interessa a idade, você sempre voltará a ser criança. A Poplar é uma livraria infantil cheia de brinquedos e extremamente colorido! Ela possui um espaço lúdico para incentivar a leitura e divertir ao mesmo tempo. Tudo inspirado nas cores do arco-íris! Fala que você não gostaria de dar uma passeada por ai? Para ver mais fotos, veja este post do blog Design Rulz.
9. Prologue, Cingapura
O que mais me chamou a atenção desta livraria foi a sua grandeza e as cores extremamente saturadas (fortes). Eu tenho a impressão que ficaria tão maravilhada com o lugar e com seu design de interior que eu poderia me esquecer dos livros #sqn hehe
10. Shakespeare & Company, Paris, França
Esta livraria foi aberta primeira vez foi em 1919 e fechada poucos anos depois devido à guerra. Só na década de 50 foi reaberta e continua aberta até hoje. Ela promove pequenos eventos como domingos de chá, encontro de escritores e leitura de poesia. Um amor, não é?
Fonte das imagens e curiosidades
- nomadesdigitais.com
- falacultura.com
- blog.estantevirtual.com.br
- g1.globo.com/turismo-e-viagem
- livrolab.blogspot.com.br
- en.wikipedia.org
- pendulo.com
- buenosairesturismo.com.br
Agora, fala que não dá vontade de pegar o primeiro avião e começar a viajar?