Blogosfera

Ser blogueira

Recebo muitos e-mails e dúvidas no meu ask me por mês perguntando-me como fazer um blog tipo o meu e como cheguei até onde estou. É serio, são muitos mesmo! Já perdi a conta. É difícil explicar detalhadamente em um simples e-mail ou no box do ask me uma coisa que levei 3 anos para conseguir o que você está vendo hoje. E infelizmente não posso responder a todos os e-mails e no ask me eu já disse dezenas de vezes que já tinha respondido àquela pergunta. Por isso, resolvi postar sobre isso para tentar clarear a mente daquelas(es) que aspiram ter um blog.

Como eu já disse, não é nada fácil. Apanha-se bastante e ninguém nasce já sabendo de tudo — e muito menos deve-se abocanhar mais do que pode comer no início para não se frustrar e abandonar tudo só porque não conseguiu entender nada. Tem que começar do básico. Pelo menos comigo foi assim. Um ano antes de eu entrar na blogosfera, eu aprendi a mexer no Photoshop. Para quem conhece o flogvip sabe que lá há uma incrível disputa de qual é o trabalho mais bem feito, qual é o flog mais visitado. Pelo menos, na minha época era assim. Era um vício, óbvio, e fui tomada por ele quando eu tinha 14 anos. Fiquei flogando alguns meses e foi lá que aprendi minhas "manhas" no CSS.

Depois de saber um pouco sobre CSS eu achei o site da Cristiny. Lá eu fui olhando as bases para fazer um blog e as tags de postagem do UOL. Apanhei pra caramba por um mês antes de colocar o blog no ar e eu fazia tudo a base dos chutes. Quando algo dava certo eu via o que eu tinha feito e se eu fizesse algo de errado, tentava ver onde eu tinha mexido e voltar ao que era antes. Eu buscava tutoriais para eu tentar fazer as coisas sozinha e só gritava por ajuda quando era em último caso, hehe — e sou assim até hoje. Sou muito orgulhosa para essas coisas e eu gosto de fazer tudinho por conta própria.

Não nego que sou ambiciosa. E acho que se ninguém aqui fosse não saberia nem um terço do que sabe quando se trata de blogosfera. Quem gosta realmente de webdesign quer crescer nisso — e não sou diferente de ninguém. Precisa de esforço? Precisa, e muito. Passará noites mal dormidas? Se você é perfeccionista como eu, é bem provável que passará. Mas tudo isso é tão bom e gratificante… quando você termina um trabalho vira algo que você pode chamar de seu, que tem a sua cara, que tem a sua marca.

O lado ruim de tudo isso é que, quanto mais autêntico é o seu trabalho, mais ele entrará no risco de ser copiado e usurpado. Esse eu acredito que seja o maior insulto a uma pessoa que teve todo o trabalho do mundo para conseguir algo só seu e outro alguém xereta seu código e pega suas coisas na cara dura sem nem ao menos dar os devidos créditos. Isso é extremamente baixo e sinal de falta de consideração. E não digo isso por mim, mas por todos os blogueiros que já passaram — e passam — por isso, pois é algo que jamais irá acabar. Se um nunca fez isso ou alguém toma vergonha na cara, dois fazem exatamente ao contrário e não estão nem ai meeeesmo. Quando acontecem essas coisas comigo, tento ser o mais educada possível. Ninguém sobrevive à base de porrada e acredito que quanto mais sutil for, melhor é o resultado e ninguém sai no prejuízo. Já tive a fase de menina barraqueira e acredite: o ibope é pior e você também fica manchada, sendo considerada uma pessoa metida — como muitas vezes já fui chamada naquela época.

Há aquelas pessoas que usam códigos base, pegos em tutoriais de blogs e sites e acho que estão extremamente certas em conseguir aprender através destes. Meus três primeiros temas em WordPress eram temas bases. Mas copiar é algo tão fácil né? Você não tem nenhum trabalho! Legal… "¬¬ Se você gostou do trabalho da pessoa, o que custa pedir autorização? Tenho certeza que nem você e nem a pessoa autora irá passar pelo medo de ser pego e pela raiva de ser plagiada.

Já fui considerada egoísta e mesquinha por não querer dizer tudo o que o sei ou porque eu neguei passar todos os meus recursos do photoshop, como aconteceu uma vez no meu formspring.me. Eu não culpo essas pessoas por me julgarem assim. Quem é que não quer descobrir os segredos da Tamara do True Luv ou da Dani do Sinopse? Mas eu não acho certo a pessoa vier te culpando por essa frustração pessoal e tacando pedras como se você fosse o culpado por ela estar assim. É um direito de todo o blogueiro ter o seu segredinho. Ninguém aqui é santo, é? E te garanto que se você for buscar saber por conta própria, em vez de perder tempo insultando as pessoas, você tem chances de conseguir aprender. Todo mundo tem a mesma capacidade, todo mundo tem cérebro, e há milhares de sites que ensinam truques e disponibilizam os melhores programas de edição de imagens, basta procurar — Google it! Mas a preguiça fala alto, né.

Mas negar uma ajuda sendo que você possui plenas condições de ajudar eu já acho ruim mesmo. Eu tento ajudar na medida do possível e acredito que não é à toa que possuo mais de 460 perguntas respondias no meu ask me. Quando não posso ajudar, eu falo e digo os motivos — pode ser por tempo, por ser bastante complexa a resolução ou até mesmo por eu não saber mesmo — mas quando eu posso ajudo assim que eu puder, e se não ajudei o suficiente eu até indico sites e dou dicas. Só não gosto que abusam da boa vontade e eu também não fico dando nada pronto de graça. Eu ensino a pescar, mas não dou o peixe.

Quando tentei começar a mexer no Cutenews e no WordPress também apanhei bastante. Eu fiz uma conta grátis no web host para testar e aprender. Depois de algumas semanas, quando eu achava que já sabia um pouco — apesar do meu medo de dar tudo errado! — eu colocava na minha hospedagem e começava a usar.

Foi por causa destas "brincadeiras" que meu gosto pelo Design cresceu ainda mais. E se eu consegui fazer tudo isso, qualquer um pode. Basta ter paciência para não soltar as mãos para o ar e desistir de tudo e insistência porque nada vem tão fácil assim e não é sempre que você conseguirá as coisas de primeira. ;D

Não estou dizendo essas coisas para eu me achar a tal e massagear o ego, eu só acho que seria bom eu dar essas dicas. Espero ter ajudado e respondido pelo menos um pouco do grande ponto de interrogação das pessoas que têm me procurado ^^ Sei que há partes deste post que mais parecem um desabafo e indiretas mais que diretas do que dicas — nada pessoal, só é uma coisinha que eu andava guardando durante semanas e encontrei a oportunidade de dizer neste post já que estamos falando de blogosfera, hehe — mas garanto que tudo isso faz parte de ser blogueira. Sempre há os dois lados do tabuleiro e isso ninguém pode negar ;D


Comentários

  • Sii

    Ah, que droga, comeu meu comentário D8

    Continuando: Ia fazer um ano que eu havia voltado pros blogs e ainda estava com iframes e tudo mais… Aí, semana passada eu consegui um hostee, e, hoje, eu consegui colocar minha página ao ar em PHP graças ao seu tutorial.
    Como o usei de ponta a cabeça, achei que deveria comentar agradecendo mesmo pela ajuda indireta.
    Obrigada. ><'

  • Sii

    Desculpa vir assim, do nada, no seu blog. >_>).
    E bem, não sei se isso é comum ou não (ou se é apenas mania do Deviant), mas é que queria muito agradecer, muito mesmo, pelo tutorial de PHP que deu aqui no seu blog.
    Tipo, muito mesmo. ><'

  • Jaque

    Fazer, errar e refazer até ficar perfeito: essa é a beleza da programação de web xD

    ótimo post ^_^

  • Laiinee

    Estou aprendendo matematica com esses anti-spans hauhauhauh

    Comecei fazendo blog com 11 anos, e foi com a ajuda da Cristiny Online {que nunca esta online} que fiz meus primeiro html, lembro que errei 1 vez porque não sabia exatamente que tinha que hospedar a imagem ahuahuha.

    Hoje estou lutando contra o WordPress, o Cutenews nem precisa de tutorial praticamente… ele é muito facil e pratico, já o wordpress tenho uma pagina de teste dele, e não consigo montar o theme, é muito complicado, mais eu consigo hauhauhauh

    Além do mais, ser blogueira é uma tarefa dificil, você tem que ter assunto que agrade seus visitantes, e algo original que eles nunca viram.

    gostei do seu post.
    Beijos

  • Roberta

    Nossa, vc me fez voltar no tempo, eu nem acredito que o Cristiny Online ainda existe ^_^ foi lá que aprendi um bocado de coisa, comecei fazendo layout pelo Paint Shop e quase todos os dias dava uma passada lá pra aprender algo novo. Ja faz um tempinho que mexo com blog, mas ainda não cheguei ao seu nivel tenho muita coisa pra aprender, meu proximo passo é aprender a mexer com o WordPress (ainda é mistério) quando fiz meu primeiro blog em php, foi vc que ajudou sabia? eu lia todos os seus tutoriais, até aprender a criar o meus :}

    Beijos.

  • thaah

    Como tudo na vida, é obvio que a blogosfera não é fácil, como você disse, todo mundo já apanhou, esta apanhando, ou ainda vai apanha muito pra conseguir alguma coisa por aqui. Mas afinal, se a vida fosse fácil que graça teria? tipo assim, a gente não ia poder sentir aquele gostinho de "apesar de tudo, eu consegui!" :D assim é mais gostoso xD
    enfim, o que eu quero dizer é, você é mais do que uma inspiração, é um exemplo, não só pra mim, mais pra muita gente por aqui também, pode apostar ;]
    Beijo :*

  • Carol Lima

    Ana 😊 eu prometi pra você que mostraria meu novo tema, então fazer sozinha não deu muito certo 😜 então tive que usar um base da Tamara…eu também fiz o meu proprio mudei de ideiá sobre a inspiração xD já ocloquei ele no ar beijos *3*

  • Natane

    Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é blogar. Gosto de ler os posts de vários blogs, dar minha opinião, pesquisar coisas interessantes pra por no meu blog… É claro que eu quero ser reconhecida como uma blogueira famosa (tipo, a Lia) e como uma boa web designer (tipo, a Dani), mas nem por isso eu copio e falo mal dos outros… acho isso um absurdo. Tem de haver respeito em todos os lugares, até na net.
    Beijos

  • Gaby

    Realmente, tudo que você disse é verdade, começei meus blogs muito cedo, e a mexer em photoshop mais cedo ainda, por causa da minha historia com o "fake" que na época todo mundo queria ter fotos bonitas para que todos os outros possam morrer de inveja rs. Lendo a sua historia bloguistica, lembrei muito da minha. rs
    Muito sucesso pra você Aninha, pois você merece!, E obrigada po todas as dicas que vc da no seu blog, tanto no ask ( que já usei e abusei rs ) e tanto nos extras, pode ter certeza, que não sou somente eu que tem que agradecer.

    Bjinhos.

  • Gabii N.M.

    Olá…
    Achei muito interessante o post…
    Seu blog é realmente muito lindo e merece todo sucesso.
    Lendo o seu post (principalmente quando li sobre o http://www.cristinyonline.com.br/), me lembrei do meu início do "mundo dos blogs", principalmente do WebBlogger…
    E, de quando, o que mais existiam eram cópias (ou "copy cats", como eram chamadas…)…
    Achei seu post muito interessante… Interessa bastante a quem está começando, a quem está recomeçando,… enfim, a todos…
    Quem não quer ter um blog bonito, único e interessante?

    beijos

Veja mais comentários:
1 2 3 4
ir ao topo