Blogosfera

Ser blogueira

Recebo muitos e-mails e dúvidas no meu ask me por mês perguntando-me como fazer um blog tipo o meu e como cheguei até onde estou. É serio, são muitos mesmo! Já perdi a conta. É difícil explicar detalhadamente em um simples e-mail ou no box do ask me uma coisa que levei 3 anos para conseguir o que você está vendo hoje. E infelizmente não posso responder a todos os e-mails e no ask me eu já disse dezenas de vezes que já tinha respondido àquela pergunta. Por isso, resolvi postar sobre isso para tentar clarear a mente daquelas(es) que aspiram ter um blog.

Como eu já disse, não é nada fácil. Apanha-se bastante e ninguém nasce já sabendo de tudo — e muito menos deve-se abocanhar mais do que pode comer no início para não se frustrar e abandonar tudo só porque não conseguiu entender nada. Tem que começar do básico. Pelo menos comigo foi assim. Um ano antes de eu entrar na blogosfera, eu aprendi a mexer no Photoshop. Para quem conhece o flogvip sabe que lá há uma incrível disputa de qual é o trabalho mais bem feito, qual é o flog mais visitado. Pelo menos, na minha época era assim. Era um vício, óbvio, e fui tomada por ele quando eu tinha 14 anos. Fiquei flogando alguns meses e foi lá que aprendi minhas "manhas" no CSS.

Depois de saber um pouco sobre CSS eu achei o site da Cristiny. Lá eu fui olhando as bases para fazer um blog e as tags de postagem do UOL. Apanhei pra caramba por um mês antes de colocar o blog no ar e eu fazia tudo a base dos chutes. Quando algo dava certo eu via o que eu tinha feito e se eu fizesse algo de errado, tentava ver onde eu tinha mexido e voltar ao que era antes. Eu buscava tutoriais para eu tentar fazer as coisas sozinha e só gritava por ajuda quando era em último caso, hehe — e sou assim até hoje. Sou muito orgulhosa para essas coisas e eu gosto de fazer tudinho por conta própria.

Não nego que sou ambiciosa. E acho que se ninguém aqui fosse não saberia nem um terço do que sabe quando se trata de blogosfera. Quem gosta realmente de webdesign quer crescer nisso — e não sou diferente de ninguém. Precisa de esforço? Precisa, e muito. Passará noites mal dormidas? Se você é perfeccionista como eu, é bem provável que passará. Mas tudo isso é tão bom e gratificante… quando você termina um trabalho vira algo que você pode chamar de seu, que tem a sua cara, que tem a sua marca.

O lado ruim de tudo isso é que, quanto mais autêntico é o seu trabalho, mais ele entrará no risco de ser copiado e usurpado. Esse eu acredito que seja o maior insulto a uma pessoa que teve todo o trabalho do mundo para conseguir algo só seu e outro alguém xereta seu código e pega suas coisas na cara dura sem nem ao menos dar os devidos créditos. Isso é extremamente baixo e sinal de falta de consideração. E não digo isso por mim, mas por todos os blogueiros que já passaram — e passam — por isso, pois é algo que jamais irá acabar. Se um nunca fez isso ou alguém toma vergonha na cara, dois fazem exatamente ao contrário e não estão nem ai meeeesmo. Quando acontecem essas coisas comigo, tento ser o mais educada possível. Ninguém sobrevive à base de porrada e acredito que quanto mais sutil for, melhor é o resultado e ninguém sai no prejuízo. Já tive a fase de menina barraqueira e acredite: o ibope é pior e você também fica manchada, sendo considerada uma pessoa metida — como muitas vezes já fui chamada naquela época.

Há aquelas pessoas que usam códigos base, pegos em tutoriais de blogs e sites e acho que estão extremamente certas em conseguir aprender através destes. Meus três primeiros temas em WordPress eram temas bases. Mas copiar é algo tão fácil né? Você não tem nenhum trabalho! Legal… "¬¬ Se você gostou do trabalho da pessoa, o que custa pedir autorização? Tenho certeza que nem você e nem a pessoa autora irá passar pelo medo de ser pego e pela raiva de ser plagiada.

Já fui considerada egoísta e mesquinha por não querer dizer tudo o que o sei ou porque eu neguei passar todos os meus recursos do photoshop, como aconteceu uma vez no meu formspring.me. Eu não culpo essas pessoas por me julgarem assim. Quem é que não quer descobrir os segredos da Tamara do True Luv ou da Dani do Sinopse? Mas eu não acho certo a pessoa vier te culpando por essa frustração pessoal e tacando pedras como se você fosse o culpado por ela estar assim. É um direito de todo o blogueiro ter o seu segredinho. Ninguém aqui é santo, é? E te garanto que se você for buscar saber por conta própria, em vez de perder tempo insultando as pessoas, você tem chances de conseguir aprender. Todo mundo tem a mesma capacidade, todo mundo tem cérebro, e há milhares de sites que ensinam truques e disponibilizam os melhores programas de edição de imagens, basta procurar — Google it! Mas a preguiça fala alto, né.

Mas negar uma ajuda sendo que você possui plenas condições de ajudar eu já acho ruim mesmo. Eu tento ajudar na medida do possível e acredito que não é à toa que possuo mais de 460 perguntas respondias no meu ask me. Quando não posso ajudar, eu falo e digo os motivos — pode ser por tempo, por ser bastante complexa a resolução ou até mesmo por eu não saber mesmo — mas quando eu posso ajudo assim que eu puder, e se não ajudei o suficiente eu até indico sites e dou dicas. Só não gosto que abusam da boa vontade e eu também não fico dando nada pronto de graça. Eu ensino a pescar, mas não dou o peixe.

Quando tentei começar a mexer no Cutenews e no WordPress também apanhei bastante. Eu fiz uma conta grátis no web host para testar e aprender. Depois de algumas semanas, quando eu achava que já sabia um pouco — apesar do meu medo de dar tudo errado! — eu colocava na minha hospedagem e começava a usar.

Foi por causa destas "brincadeiras" que meu gosto pelo Design cresceu ainda mais. E se eu consegui fazer tudo isso, qualquer um pode. Basta ter paciência para não soltar as mãos para o ar e desistir de tudo e insistência porque nada vem tão fácil assim e não é sempre que você conseguirá as coisas de primeira. ;D

Não estou dizendo essas coisas para eu me achar a tal e massagear o ego, eu só acho que seria bom eu dar essas dicas. Espero ter ajudado e respondido pelo menos um pouco do grande ponto de interrogação das pessoas que têm me procurado ^^ Sei que há partes deste post que mais parecem um desabafo e indiretas mais que diretas do que dicas — nada pessoal, só é uma coisinha que eu andava guardando durante semanas e encontrei a oportunidade de dizer neste post já que estamos falando de blogosfera, hehe — mas garanto que tudo isso faz parte de ser blogueira. Sempre há os dois lados do tabuleiro e isso ninguém pode negar ;D


Comentários

  • Tiago

    Sério mesmo antes de qualquer coisa o teu blog é muito bom e não é por menos que têm muitas pessoas que querem ter algo parecido, adoro seu trabalho! Um blogueiro não nasce, mas cria gosto pela internet, cria gosto pra postar e ficar noites intermináveis frente ao computador até acertar e deixar tudo como ele quer, perfeccionismo é algo completamente inevitável nessa área. Muitos desistem por não conseguir fazer uma coisa funcionar, outros persistem porque não querem se ver derrotados foi assim comigo, pra mim faz mais de 3 anos, eu digo que uns 5 anos eu já blogo e comecei obviamente do básico é onde todos devem começar e aí subir e construir cada degrau, como você e eu fizemos e continuamos fazendo!

    Beijo e mais uma vez, parabéns pelo blog e estou com dedinhos cruzados pra ver sua aprovação no vestibular!

  • May

    OI Aninha td joia?ser blogueira é meio complicado mesmo!rs…vc tem que saber conquistar seu espaço entre os outros blogs!!amoo ser blogueira..adoro photoshop…

  • Brenda

    Eu não sou muito de comentar em blogs "famosinhos", mas seu post realmente me chamou atenção.

    Nesse mundo nada se cria tudo de copia. Isto é correto? Claro que não. Ninguém gosta de entregar todo seu trabalho e esforço de mãos beijadas. Mas assim é a vida [in]felizmente. =/. Até porque, muitas coisas boas não existiram hoje se os inventores não tivesse "plagiado" idéias de outras pessoas que vieram antes deles.
    ENTRETANTO no mundo blogueiro, um linkizinho na página de créditos não mata ninguém, até evite muitas dores de cabeça e barracos.

    Eu sei que você, nem ninguém tem a mínima obrigação em dar os seus recursos do photoshop e te dou toda a razão em não querer dar esse conteúdo para pessoas escoronas, invejosas e preguiçosas que tem por aí. Até porque, não custa NADA olhar créditos e ver em quais sites os recursos foram retirados. Descubri sites com recursos lindos simplesmente olhando os créditos de blog alheios e funçando na net. Aí está a importância de creditar. É verdade que não dá para créditar TUDO no blog, mas pelo menos os recursos que usamos mais ou aqueles que usamos no layout.

    Se você credita tudo o que usa, ou pelo menos a maior parte (exeto recursos feitos por você é claro) eu concordo plenamente com você, mas caso contrário… =/

    ;**

  • Camila

    E você aprendeu com êxito néh!
    Porque realmente, sua Lay é uma das que mais gosto dos blogs que visito!

    Parabéns garota o/
    Eu nem tenho mais tempo pra aprender a mexer com aqueles
    códigos todos =/

    Bom final de semana aí…

  • Thiago

    NAO ME MATE AMOR
    NAO ME MATE…
    ahaha, sumi né?
    nossa to vivendo loucamente em off aninha,
    mas eu to morrendo de saudades de vc, e isso me lembrou que eu vou voltar com a hospedagem ahaha e tals, mas vou arrumar tudo antes, preciso arrumar dinheiro tb ahahahah
    enfim, to com muita saudade de vc, e isso me lembra q te devo dinheiro HAHAHAHAHA
    me fala sua conta e o valor mesmo preu depositar
    beijao te amo

  • Mariana

    Olá Ana Flávia!
    Adorei seu post. Muito boas as dicas que vc deu, principalmente pra pessoas que já querem o "peixe assado". Eu sou assim como vc, sempre quis ter um blog legal, criei milhões, e nunca dava certo. Até q a uns dois anos atrás eu encontrei o site da Cristiny, mas só a um ano, comprei o cd dela, e daí não parei mais. Fuço muito, procuro ler tutoriais interessantes, faço curso de html, e não pretendo parar por ai. Quero sim ser uma ótima webdesigner, e se Deus quiser, eu consigo. Realmente é mt fácil "roubar a idéia dos outros". Graças a Deus ainda não me aconteceu, mas estou ciente q pode acontecer!
    Tenha um ótimo final de semana!!

  • Andressa karen

    Oi Ana, tudo bem ? Nossa exatamente como aconteceu comigo , uma ano antes de entrar no flogvip, minha amiga me apresentou ao photoshop e depois quandto eu tinha 15 anos (isso foi em 2007) eu conheci o flogvip e dai comecei a entender os CSS.. e depois fui me interessando por blogs, e tmb entrei nesse site cristinyonline se não me engano.. lá tinha bases de alguns blogs e tmb apanhei para aprender a editar e no final fazer minha própria base, depois em 2008 deixe esse mundo de HTML e outros e Só me interessei a editar fotos. no final de 2008 me interesei novamente em aprender, mas agora eu queria o Cutenews ou o wordpress. Confesso que fiquei até o final desse ano tentando entender e faltando pouco para o ano acabar, consegui entender o cutenews e o php. Agora eu to tenta encontrar um inspiração para fazer um tema para o blog que seja simples. Vai ser free mesmo na Uol por enquanto até eu conseguir aprender mais e depois comprar um domínio.
    Obrigada pela ajudas Ana. Assim que estiver tudo no lugar venho aqui e coloco o meu link no lugar que esta escrito blog shaushaus 😊
    Beijos :*

  • Inês

    Oii Ana!
    Acho que disse tudo. Eu mexo com esse tipo de coisa faz quase três anos e ainda tenho muito o que aprender.
    Acho que os tutoriais e bases são muito úteis. Comecei com blogs blogspot e o site da Cristiny ficava nos mais visitados.
    Mas se todos fossem persistentes não haveriam plagiadores.
    E, afinal, qual é a graça de copiar? Não dá aquela sensação de "fui eu que fiz!"… Mas o mundo é cheeio de gente que não se toca… Fazer o que? Nos resta conviver!
    Beiijos!

  • Erika

    Oi Ana, que palavras lindas!
    Você soube expressar de uma forma nítida e educada!
    Eu também gosto muito dessa frase do peixe ..
    Egoísmo e falsidade é o que mais tem por aí, infelizmente ..
    Sei pq também já fui copiada =/ isso que sei apenas o básico do básico de html e css.
    A propósito meu lay é um desenvolvido pela Dani que você citou ..
    Mas tá certo, a gente não pode revelar nossos segredos, e expor nossos tesouros, sabedoria é uma das únicas coisas que a gente leva dessa vida!

    Bjo!

  • Marina Miury

    Olá Aninha! Tudo bem? :)
    Eu achei a idéia do post muito nobre, e realmente foi legal você ter feito até porque posso indicar o post para uma amiga que viu meu blog e que quer muita fazer um, uma vez que eu não tenho a menor facilidade para falar de blogs, vulgo como fazê-los, e todos os pormenores desse quesito. 😊
    Eu nunca cheguei a ter o flogvip, comecei direto no blog do UOL usando os layouts free do Evelyn's Place, By Marina e Drikoti! *–* Depois de muito tempo descobri o Cristiny Online e achei super legal, porque foi bem na época que fiz meu próprio layout e que fiz promoções valendo lays, ou seja, nada melhor que as tags de postagem da Cristiny Online para me ajudar numa hora dessas! :D
    E foi nessa época que eu me apaixonei por photoshop e blog, tudo de uma vez! *oo*
    Entendo completamente o seu ressentimento com relação às copycats, eu lembro que isso acontecia com você desde o .zip.net, né? :
    E é exatamente esse o caminho, Ana, você mostra o caminho, só basta as pessoas ajudadas caminharem! :D Huhu, hoje é o dia das metáforas! 😊
    Sucesso!
    – BJoo ;*

Veja mais comentários:
1 2 3 4
ir ao topo