Madeixas

Ruivices e low poo: Como manter a cor e saúde dos fios sem sofrimento

Depois que comecei a entrar de cara na coloração fui pesquisando a fundo sobre como manter a saúde dos fios diante de tanta química. É fato que o ruivo é uma das cores que mais desbota e mais deixa proeminente a falta de saúde dos fios quando não são cuidados. E fui descobrindo várias técnicas, receitas caseiras e marcas maravilhosas de tratamento para recuperar a saúde dos fios (e manter eles saudáveis) e também evitar o desbotamento. E eu não estava vendo a hora de compartilhar no blog tudo o que eu aprendi, pois, ao pesquisar mais a fundo sobre isso, descobri outras mil e uma vantagens! E uma de minhas descobertas foi a técnica low poo. 😊

Ruivices e Low-poo - Ana Flávia Cador - madlyluv.com

O que é a técnica low poo?

A técnica low poo (low = pouco; poo = shampoo) é o método de lavar os cabelos com shampoos mais leves do que estamos acostumados em nosso dia-a-dia. Difundido pela cabeleireira norte-americana Lorraine Massey, uma defensora das cacheadas, a técnica é, nada mais, nada menos, do que se livrar da utilização do sulfato de nossos fios — que, por sua vez abolido, também precisamos deixar de usar substâncias derivadas do petróleo (chamados de petrolatos) de nossos condicionadores e máscaras, que podem ser encontrados nas composições escritos como:

  • Petrolato (petrolatum)
  • Parafina líquida (paraffinum liquidum)
  • Óleo mineral (mineral oil)
  • Vaselina (vaseline)
  • Alkane

Outras técnicas de evitar o shampoo e indicações

Há outras técnicas que evita o uso de shampoo. Veja as três técnicas que usam pouco ou nenhum shampoo:

  1. Low poo = pouco shampoo
  2. No poo = absolutamente nada de shampoo
  3. Co-wash = lavagem dos fios apenas com condicionadores livres de silicones e petrolatos

A técnica low poo é mais indicada para cabelos oleosos, que precisam de uma limpeza mais constante ou não querem sair da rotina de lavar sempre os cabelos (este foi o meu caso), desde que o shampoo não tenha sulfato. Já a no poo é mais usada pelas pessoas cacheadas que, por sua vez, tem a tendência de ter cabelos mais secos devido às ondinhas, que dificulta a oleosidade natural do couro cabeludo chegar às pontas. Dai, a lavagem para quem adere esta segunda técnica é utilizar receitinhas caseiras e outros sustâncias zero sulfatos para poder limpar os fios de vez em quando — como o anfótero, também chamado de betaína (vindo do nome Cocamidopropyl betaine), um agente limpante natural derivado do óleo de coco.

A lavagem co-wash pode ser usada para qualquer tipo de cabelo (muito usado por quem intercala as duas técnicas ou por quem quer ir aos poucos se livrar de vez do shampoo), desde que não seja extremamente oleoso, pois vai bastante creme na hora de lavar, e precisa ter muito cuidado pois não é qualquer condicionador. Ele precisa livre de sulfato (pode conter betaína), livre de silicones e, obviamente, sem nenhum petroderivado.

Por que o sulfato é prejudicial?

O sulfato é um detergente que limpa os fios. Limpa tão bem que, além de retirar toda a sujeira e gordura, elimina também a oleosidade natural (que serve como proteção aos fios), além dos nutrientes e coloração de nossos fios. O ideal mesmo é utilizar shampoos com sulfato cerca de uma vez por mês apenas (para eliminar qualquer resíduo), e nas outras lavagens utilizar shampoo sem sulfatos ou com sulfatos leves (assim chamados os sulfatos liberados para low). O sulfato pode causar um efeito indesejado, o tal do efeito rebote: fazendo com que meu couro cabeludo produzisse algo (no caso, sebo) mais do que devia para repor o que foi perdido dele. E chegou um momento que isso aconteceu comigo no início da ruivice. Quando mais eu lavava, mais meu cabelo ficava oleoso, e mais eu desbotava minha cor! Foi uma situação que pedi socorro, haha. Foi quando criei vergonha na cara e comecei a estudar mais sobre cabelos além da colorimetria e descobri que eu estava fazendo uma série de coisas erradas, inclusive no meu cronograma capilar.

Shampoos sem sal podem ser considerados sem sulfato?

E os petrolatos? Por que são prejudiciais?

Os petrolatos são substâncias insolúveis, ou seja, não vão embora somente com a água. Uma vez depositadas nos fios pelas máscaras de tratamento ou pelo condicionador, elas ficam lá até o detergente reagir com a água e retira-los dos fios. Se não retirados, o depósito de substâncias vai se intensificando, aumentando mais ainda a camada deles em volta dos fios, impedindo qualquer tratamento ou hidratação que façamos, pois gera uma capa ao redor dos fios — resultando em cabelos opacos, pesados, mais propensos a oleosidade em excesso e sem vida (oi, eu do passado, rs). 😖 Isso gera um ciclo vicioso: tirando nutrientes e repondo nutrientes toda lavagem e com substâncias que não passam de uma maquiagem para os fios (que seriam os petrolatos), chega uma hora que nenhum tratamento mais é duradouro, ou então nem mais faz efeito. Por que você acha que seu cabelo se acostuma aos produtos que você compra? Isso pode ser um motivo! Lembrando que não significa que seja, mas isso potencializa bastante o "costume" do cabelo a determinados produtos, dos quais nas primeiras vezes usados deixam o cabelo lindo e maravilhoso, mas com o tempo perdem totalmente o efeito.

Para quem é adepto à técnica low poo pode utilizar silicone insolúvel, pois os sulfatos leves conseguem retira-los. Só não pode abusar, né! Assim como os petrolatos, os silicones insolúveis também fazem uma capa ao redor do fio, então busque optar por produtos com selinho Silicone Free ou com silicones solúveis (que têm em maior quantidade e variedade do que os insolúveis, graças a Deus, haha). Já os parabenos são conservantes, usados em 98% dos produtos de cosméticos (inclusive em vários produtos liberados para as técnicas). Eles matam possíveis bactérias e fungos que podem comprometer os produtos, já que possuem água na composição. Desta forma, você não encontra uma surpresinha verde na sua mascara de hidratação, haha. Entretanto, eles são muito polêmicos pois há várias hipóteses que eles possam ser prejudiciais à saúde, podendo causar algum tipo de alergia em peles mais sensíveis ou aumentar as chances de câncer para quem já tem predisposição, mas ainda não há nada muito comprovado. Então, por via das dúvidas, também é bom evita-los, procurando por produtos com o selinho Paraben Free.

Tem contraindicações ou consequências?

Não há contraindicações específicas ao aderir qualquer uma destas técnicas citadas acima. Pode ser aderido por pessoas com cabelos lisos, cacheados, descoloridos, coloridos, com progressiva ou completamente virgens. Mas vale lembrar que cada cabelo reage de uma forma diferente para cada pessoa. E o que eu fiz foi testar para saber o que meu cabelo mais se adaptava, que foi o low-poo, e é por isso que eu estou compartilhando sobre ele. Eu espero que também seja a solução para várias outras pessoas, porque foi ao aderir esta técnica que meu cabelo virou outro, mil porcento melhor!

Eu quero deixar claro que, caso alguém tente e der errado, eu não sou responsável por qualquer consequência, ok? Estou aqui para ajudar no que for de meu alcance e compartilhando a minha experiência.

Ruivices e Low-poo - Ana Flávia Cador - madlyluv.com

Como meu cabelo reagiu?

Estou na técnica low poo há 3 meses. Na primeira semana meu cabelo ficou uma palha. LITERALMENTE! Ele ficou extremamente ressecado, como se eu não fizesse hidratação há meses. 😵 Eu achei muito estranho e quase desisti da técnica, mas fui insistente no teste! Com o tempo o cabelo foi se recuperando e já no final da segunda semana ele estava macio e brilhoso. E o que me deixou pasma: Eu poderia ficar mais de um dia sem lavar porque meu cabelo não ficava seboso! 😲 Foi quando eu percebi que, nos primeiros dias, eu tinha arrancado toda a "maquiagem" (petrolatos) de meus fios e eles se revelaram como estavam de verdade: fracos e quebradiços. E com o tempo ele foi se adequando a nova técnica e recuperando a saúde.

No final do primeiro mês percebi que minha queda de cabelo reduziu. De tufinhos caídos no ralo passou a ser poucos fios, a ponto de eu até conseguir conta-los! E o meu ruivo? Desbotou bem menos. Uma pessoa ruiva tingida sabe o quanto é doloroso ver uma água laranjona descendo pelo ralo toda vez que lava nas primeiras 2 semanas da última coloração. Mas depois da técnica essa água laranja passou a ser bem ralinha logo quando pintava. Desta forma, a necessidade de retocar a cor diminuiu consideravelmente.

Outra coisa que percebi bem foi o crescimento. Meu cabelo passou a crescer um pouco mais rápido e bem mais forte. Antes, com cerca de 30 dias minha raiz ficava bem aparente, com cerca de 1,2cm de crescimento. Depois da low esta raiz já fica desta forma com apenas 20 dias! Entretanto, sabemos que o crescimento do cabelo está diretamente ligado na alimentação, mas eu garanto que não mudei em nada na minha dieta entre antes e depois da técncia, apenas foi na mudança dos produtos.

Como identificar os componentes proibidos?

Sim, são muito nomes. No início ficamos um poucos confusos mesmo, portanto, acalme-se. Ninguém é obrigado a decorar nomes complicados de vários sulfatos e mais uma pancada de coisa, né? Eu mesma fiquei muito confusa, mas há listinhas bem completas para sempre pesquisarmos!

  1. Listinha de produtos
  2. Listinha de componentes

Além destas listinhas, recomendo muito que participe do grupo Rotina Saudável. Há várias pessoas lá sempre dispostas a ajudar com algum componente não presente na lista ou em qualquer dúvida sobre todas as técnicas.

Ruivices e Low-poo - Ana Flávia Cador - madlyluv.com

Os produtos liberados são caros?

Depende da marca. Você encontra vários produtos em supermercados que são acessíveis, como alguns shampoos de bebê da Johnson's e cremes ótimos como o Yamasterol, da empresa Yamá, que serve tanto como condicionador quanto creme de hidratação, co-wash e finalizador! Dá para ter o seu kitzinho por menos de 20 reais. 😍

O mais importante: Não sofra!

Diante de tantos nomes "proibidos", às vezes a cabeça entra em parafuso. Mas uma coisa eu peço: não sofra com isso. Sério! Você não precisa jogar fora tudo o que você tem de "proibido" — até porque é dinheiro jogado no ralo! Se você tem um shampoo que adora e tem sulfato, não tem problema! Use-o uma vez por semana. Tem alguma máscara de hidratação que ama, mas é lotada de parafina? Pode usar também! Parafina e outros parabenos saem logo em uma lavada com shampoo com sulfato. Com o tempo você vai substituindo tudo — e não é a toa que isso é chamado de processo de transição. Deve ser feito com calma e sem pressa.

Pense naquela comida gostosa cheia de gorduras trans que você ama: você NUNCA mais deixará de comer só porque não é saudável? Não, né (pelo menos, não do nada)! Entrar em paranoia também não é saudável. Você só vai reduzindo aos poucos, podendo chegar numa hora que não sentirá mais falta. Cuidar dos cabelos e da saúde como um todo deve ser um processo gostoso, sem pressão e feito com amor. É um processo que faz bem para a alma, e não uma série de limitações em sua vida e te encher o saco. Tente pensar que o low-poo é uma dieta saudável para os seus cabelos, que traz inúmeros benefícios tanto para você quanto para a natureza. 😍

Links úteis


Senhor GZUIS, que post gigante, haha. Mas garanto que vale a pena cada linha pois foi feito com muito carinho ♥ e com muita pesquisa de dias e dias para explicar bem e de forma mais prática para você. Me conte o que achou? Teve algo por aqui que você não sabia? Ou você acha que algo poderia ser acrescentado? Comente sua experiência comigo também! Qualquer dúvida sobre a técnica, é só perguntar. Em breve darei dicas de produtinhos ótimos para você se aventurar comigo nesta vida cabelística mais saudável. 😍

Editado em 28 de julho de 2016

Importante: Este post foi atualizado com algumas informações pontuais e também enfatizando os termos low poo e no poo como técnicas, e não me referindo aos produtos Low-Poo® e No-Poo® da marca DevaCurl®. Isso deu muito pano pra manga nos grupos de facebook e houve bastante discussão, onde os maiores grupos do Brasil sobre as técnicas precisaram ser excluídos e serem criados novamente com outros nomes, devido a um pedido extrajudicial da marca — pois dentro dos grupos havia comercialização de produtos que levavam os nomes registrados que não tinham a ver com a DevaCurl®, e usar nome registrado sem autorização é crime.

Para saber mais sobre o assunto, veja este vídeo do co-criador da marca DevaCurl®, que é brasileiro, falando sobre esta nota no instagram da marca.


Comentários

  • Larissa

    Só tava faltando uma ruiva pra confirmar essa técnica e eu me jogar no low poo! Acabei de comprar um monte de máscara cheias de componentes proibidos, mas já vou dar um jeito de doá-las ou acabar logo com elas pra começar!
    Adorei o post e seu tom é lindoooo! :3
    Bejo <3

    • Aninha

      @Larissa, não precisa jogar tudo fora! Vai usando aos pouquinhos e intercalando com produtos liberados para a técnica. :D

  • mayara regina

    Ruivo lindooooo!!!!!
    Adorei as dicas!

    Bjus

  • Tatiana Nais

    Já fui ruiva por uns meses e adorava a cor, mas não tive tanta paciência com a manutenção (eu tinha que retocar a cada 20 dias e quando ia pintar o cabelo todo usava dois tubos de tinta), e além de tudo meu cabelo foi ficando muito desidratado, mesmo usando muitos produtos pra tratar. Hoje em dia to com umas luzes nas pontas do cabelo e um tonalizante desbotando por cima disso, além da minha raiz crescendo. Meu cabelo tá imensamente mais saudável e bonito. Aliás, uso a linha Coconut Milk da Organix e tô amando! Deixou meu cabelo mais bonito, macio e saudável, além de ser feita com ingredientes naturais (todas as linhas da Organix são assim). Tô usando a meses e rende muito, tô apaixonada! Indico pra todo mundo que procura uma marca natural. Beijo!

  • Michelly Melo

    Oii, Aninha!
    Ain, pena que eu acho que o ruivo não combina comigo, mas acho essa cor linda e combina demais com você! Quem sabe um dia eu testo no meu, :p

    Beijos

  • Luiza

    Nossa, nunca ouvi falar nesse tal de low-poo, mas com certeza vou tentar! Ultimamente meu cabelo anda nos extremos: ora fica seco demais, ora fica oleoso demais e não tem produto milagroso que resolva!

    Bjs

  • Jessica

    A Senhora está cada vez sambando mais na cara da sociedade quando o assunto é ruivos <3
    Amo tuas dicas e sim, ser ruiva merece todo um cuidado *-*

  • Juliane

    Ai Aninha, como você faz pra incorporar o cronograma capilar na sua rotina?
    Na época que eu fazia comecei a viver em função disso, não tava sobrando tempo pra nada :/
    Talvez se eu não fizesse toda vez que eu lavava o cabelo teria sido mais fácil…
    Adorei seu cabelo desse jeito, você fica muito fofa!
    Beijos

    • Aninha

      @Ju, eu acabo conseguindo tempo porque fico a tarde em casa com os freelas, haha. Então quando eu vou fazer alguma fase do CC eu faço logo após o almoço, para dai ficar a tarde livre para trabalhar.

      O CC não precisa ser feito toda vez que lava.. pode ser uma lavagem sim, outra não, principalmente se lava todos os dias. Ou então, se você não consegue parar em casa, você compra produtinhos que dá para fazer no banho mesmo. Os produtos da marca Lola Cosmetics são bons neste sentido, e são muito eficientes, por sinal! É a minha marca favorita. A maioria das máscaras da marca fala que o tempo de ação é, de no máximo, 10-15min. :) Eu estava até pensando em resenhar alguns produtos deles pois vale muito a pena <3

      Beijocas e OBRIGADA *-*

      • Juliane

        @Aninha, eu amava a Lola!! Usei o dream cream e o que era aquele cheiro SEM OR??? Mas um dia esqueci o potinho num local não seco e nem arejado (:x) e ele derreteu e virou uma manteiga melequenta haha
        Desde então quero comprar de novo, mas não acho em loja física nem em loja online com preço de frete amigo (da vez que eu tinha comprado antes tinha pegado frete grátis no Mercado Livre, foi só amor <3)
        Sabe aquele grupo de cronograma capilar do facebook? Uma vez vi lá que cada máscara tem um tempo de ação especifico, do tipo H de 5 a 10 minutos e N e R de 20 a 35 minutos (ou algo do tipo) e eu usava assim.
        Faz resenha sim!!
        Beijos!

        • Aninha

          @Juliane, Dream Cream é vida, haha. Eu participo daquele grupo, mas acho muito bagunçado kkkkkk mas eu sigo as instruções que vem na mascara mesmo, hehe. De fato ainda não vende Lola em loja física aqui, mas eu conheço uma loja virtual que é de Brasilia e está com frete grátis e preço bem bacana, que é a Buy Cosmeticos. Está com frete free há uns 2 meses já e não sei porque milagre eles ainda não mudaram kkkkkkk então eu to estocando vários produtos aqui aos poucos, haha. Eu também conheço uma revendedora aqui em Goiânia que entrega em casa, mas ela é muito careira :( … eu conheci Lola por ela, mas depois fui procurando na internet e vi preços muito mais em conta, e até com frete saía mais barato que comprando dela. Mas o lado bom é que ela vai em casa e você não fica na agonia de esperar frete se você tiver com pressa, haha, se quiser o telefone dela, eu te passo por inbox do Facebook. :D

  • Luly

    Eu vou depois entrar nos links que você indicou para tentar adaptar o low-poo na minha vida porque graças ao fato de que detesto lavar o cabelo somado com minha necessidade de usar shampoos de "tratamento anti-caspa" eu uso muuuuuuuito shampoo em cada lavagem, é péssimo isso!
    Adorei se post, Aninha, ele tá grande porque ficou super completo, é tudo informação! Seu cabelo tá lindo demais, viu!

  • Wall aguiar

    Aninha amei esse post, eu sou apaixonada por produtos de cabelos. Testo tudo. Tirei minhas mechas pra cuidar mais do cabelo, estou fazendo o cronograma capilar e umectação. Eu não ligo muito pra produtos com ou sem sulfato… Eu estou fazendo de tudo pro meu cabelo crescer e ele tá crescendo bem. Seu ruivo está perfeito!!! Um sonho, mas não tenho coragem depois de tanta química que passei no meu cabelo. Agora quero só cuidar do meu bebelo. Se bem que a maioria dos produtos que tenho não tem essas substâncias! Amei o post, parabéns!!!

  • Priscila

    Nossa Aninha, depois de ler esse post acabei de descobrir que o shampoo que eu comprei tem sim sulfato, eu achei que não tinha pq com ele o meu cabelo deixou de ser tão oleoso, e assim com aconteceu contigo eu tava conseguindo lavar de com intervalo de tempo maior, na verdade eu não ligava muito pra esse negocio de sem sulfato, petrolato e etc… Se fazia meu cabelo ficar limpo e macio tava valendo olha.
    Poxa agora vou ter que comprar outro, era o primeiro "shampoo hidratante" que eu tinha usado, e eu tava amando até agora, vou esperar ele acabar e comprar outro sem o tal sulfato.

Veja mais comentários:
1 2
ir ao topo