Série: Starters
Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368 / 288
Classificação:
Sinopse geral: Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders, idosos, para voltarem a ser jovens novamente por um tempo. Callie, desesperada pelo dinheiro para salvar a vida de seu irmão que está muito doente, concorda faz contrato. Mas ela mal imaginava o perigo que vinha pela frente.
É um pouco estranho escrever uma única resenha para dois livros sem conseguir falar spoilers. Portanto, esta resenha é relacionada à série como um todo, ok? Sem spoilers.
Eu tinha Starters a dois anos guardado em minha estante esperando ser lido. Eu sempre tive um carinho especial por ele pela capa ser diferente. Imagino o quanto deve ter sido caro fazer uma capa desta forma, mas que, em suma, tem toda a essência da série. Fui só começar a lê-lo logo depois que recebi de cortesia Enders da Novo Conceito. Outra capa lindíssima, porém, com um homem na capa. Daí minha imaginação começou a entrar em atividade, me chamando para começar a ler a série.
Na capa diz que "fã de Jogos Vorazes irão adorar este livro". E é um fato, pois aventura e intrigas não faltam neste mundo completamente diferente e cruel pós-guerra, no qual milhões de pessoas foram dizimadas por uma guerra biológica, restando apenas os cidadãos que receberam uma vacina: os jovens até 20 anos, chamados de Starters, e os idosos acima de 60, os Enders.
Com este mundo que recebeu um buraco na gerações, com a tecnologia avançada e com sede de poder à voltar a ter mais chances e direitos como cidadãos, os Enders renovaram a lei do país, excluindo os Starters. Eles não podiam votar, muito menos trabalhar. Então, muitos jovens que não possuíam avós para adota-los foram à miséria.
Callie é um dos jovens miseráveis. Ela daria a própria vida para salvar a de seu irmão que está muito doente. Em um momento de desespero ela vai até a Prime Destinations com a ilusão de um dinheiro fácil e rápido. A Prime foi erguida pelo Velho, um misterioso Ender bilionário que utiliza uma máscara holográfica para esconder sua face. Ninguém sabe quem ele é e ninguém nunca o viu. A princípio, seu intuito era oferecer aos outros Enders uma chance de voltar à juventude utilizando uma alta tecnologia de transposição: a mente de um Ender comandando a de um Starter, no qual a consciência do último entra em uma espécie de hibernação e não se lembra de nada no final.
Depois de passar por uma cirurgia para implementar o chip da transposição, passou por lasers e tratamento de cosméticos para ficar com aparência e saúde perfeita para abrigar Enders com sede de juventude. O contrato de Callie e de quem ocuparia seu corpo era bem claro: não podia prejudicar a saúde do corpo, fazer relações sexuais e, muito menos, cometer crimes — principalmente quando se trata de assassinato.
Callie somente receberia seu dinheiro após o terceiro aluguel de seu corpo. Em poucos dias ela já teria passado por dois alugueis. Estava bom demais para ser verdade! Ela já estava contando os dias para ir para casa, quando recebeu a notícia que seu último aluguel duraria um mês. Um mês?
Callie acorda no meio de uma boate logo na primeira semana de seu último aluguel. Como assim? Era para isso acontecer? De repente a verdadeira Callie possuía carros de luxo e mansões. Aparentemente o chip estava com defeito. Volta e meia ela perdia a consciência e a Ender a consumia. Então, em uma dessas voltas à consciência, Callie acorda segurando uma arma. Alguma coisa estava errada. Mais errada ainda quando Callie começa a escutar de vez sua inquilina falando coisas em sua cabeça dizendo para nunca mais voltar à Prime pois ela poderia ser morta.
Nos momentos em que Callie e sua inquilina Helena conversavam, eu não podia deixar de lembrar do livro A Hospedeira, de Stephanie Meyer, onde ocorre um caso parecido nesta questão de mentes de comunicando. Fora isso, achei a série bastante original e bem arquitetada. As informações foram dadas de forma bem cuidadosa no primeiro livro para quando chegar no segundo levarmos aquela bomba de informações e ver nosso cérebro explodindo, haha. Eu fiquei impressionada como Lissa Price conseguiu construir um mundo futurista ao estilo Minority Report. Ela inventou, em teoria, tecnologias, costumes e política, e não apenas um romance.
Curiosidade
Starters pode virar filme, segundo a Hollywood Reporter. Os direitos do filme já foram vendidos e a própria Lissa Price fez o roteiro. Imagina o tanto que seria lindo? 😊
Fiquei completamente imersa no mundo de Lissa Price. E para os amantes da série, há 4 contos que são bons de ser lidos entre um livro e outro da série para agregar mais informação ainda ao leitor. É uma série que vale super a pena ser lida!