Tecnologia

Resenha: Inbox by Gmail

Ai que saudade de falar sobre tecnologia com você aqui no blog! Hoje vim resenhar um pouco sobre uma das grandes novidades que a Google trouxe recente para nós, só que ainda nem todos conseguem ter acesso e muitos ficam curiosos: a nova caixa de entrada do Gmail, o Inbox.

Há 10 anos atrás a Google inovou o conceito de e-mail criando o Gmail que até hoje é o mais usado no mundo, superando o Hotmail em 2012 e só crescendo cada vez mais. Não sei se você sabe, mas há um certo protocolo para serviço de e-mail onde todas as empresas que fornecem este serviço precisam respeitar para o negócio não virar bagunça e também para todos os e-mails "conversarem" entre si sem que haja conflitos de serviços diferentes como Yahoo, Lookout e afins. E a Google conseguiu já há uma década respeitar todos as regras com maestria criando o melhor serviço de mensagens.

Quando eu não conseguia imaginar um serviço melhor de e-mail, a Google chega com tudo com o Inbox, investindo bastante no quesito de experiência de usuário e encantando cada vez mais. Imagina o trabalhão para inovar sabendo que precisa respeitar uma série de regras? Isso, meu amor, chama-se design. 😍 Entretanto, ainda há varias coisinhas que ela precisa melhorar.

O que achei sobre o Inbox?

O Inbox ainda continua sendo parte do Gmail, mas com uma série de funcionalidades que promete deixar seus e-mails e tarefas muito mais fáceis e ágeis (o que de fato cumpriu para mim). Ela aglutina determinados e-mails em assuntos como viagens, promoções, social (redes sociais e afins), e também permite que você crie seus assuntos a serem agrupados para sempre aparecerem de forma organizada na caixa de entrada. Eu gosto de aglutinar e-mails menos importantes como newsletters, promoções, notificações de rede social, para deixar os e-mails de trabalhos aparecendo um por um para eu não me esquecer de nenhum e evidenciar os anexos para fácil reconhecimento. No Gmail comum não existia este tipo de organização, somente a padrão, impedindo a customização, e o símbolo e anexo era bem escondidinho.

Há como deixar email concluídos, que vão direto para os arquivos e você acaba deixando a sua caixa de entrada bem mais limpa. Eu particularmente não vi muita necessidade, porque como a rolagem da caixa de entrada é infinita, sempre vão aparecer mais de 2mil e-mails para mim a não ser que eu peça para concluir todos os e-mails de cada mês. Mas mesmo assim, né? Uso Gmail a 8 anos, imagina eu concluir mês por mês? Ai que preguiça. 😖 Por outro lado, uma coisa que simplesmente ADOREI é a forma de lembretes. Antigamente não tinha como eu receber notificações de um e-mail não lido mais de uma vez a não ser que eu o deixe no topo de minha caixa de entrada para eu sempre olhar e lembrar daquilo. No Inbox é diferente… se eu não consigo responder aquele e-mail na hora, eu posso marcar um lembrete para mim na data que eu quiser para receber notificação dele para desaparecer de meu Inbox e retornar apenas quando eu precisar. Ao invés de dividir entre e-mails lidos, não lidos e marcados como favoritos com estrelinha, o Inbox divide entre e-mails do dia atual, do anterior e seguido por mês. Dai, para e-mails importantes eu só marco um "pin" azulzinho o que considero importante para ver uma página apenas com estes e-mails "pinados".

Entretanto, ainda vejo umas falhas se eu comparar com o Gmail. Nas configurações do Gmail conseguimos colocar assinaturas, mensagens de férias, número de mensagens por página, importações de outros e-mails, filtros e mais uma infinidade de coisas. Eu acredito que, se o Inbox está ai para ficar, que, por favor, continue com as opções de antigamente além das novas, pois são necessárias. Toda vez que quero modificar algo tenho que voltar para o Gmail, fora que quando respondo os e-mails não vai minha assinatura de rodapé. Uso vários e-mails e cada um tem uma mensagem de rodapé diferente, então simplesmente PRECISO destas assinaturas!

Mas sabe o que me deixou mais chateada? Não há como colocar anexo diretamente do Google Drive, como é no Gmail. Eu trabalho muito com o Drive para fazer formulários de briefing para meus projetos, bem como upload dos contratos em PDF, arquivos de clientes e tudo mais. Para mim, colocar em anexo diretamente do Drive era uma mão na roda. Lembrando que o seu espaço do Google Drive é o mesmo espaço do Gmail, então teoricamente estou ocupando o mesmo espaço com 2 arquivos iguais. Agora preciso fazer upload de novo? Um absurdo isso.

Espero muito que estes pequenos detalhes que fazem o Gmail tão maravilhoso serem agregados ao Inbox. São detalhes técnicos que fazem a diferença. No quesito de experiência de usuário, design e praticidade, eu simplesmente estou apaixonada! E o app então? É muito amor. Com estes detalhes inclusos, eu abandonaria definitivamente o Gmail e seria Inbox forever. 😍

Como adquirir um Inbox?

O Inbox está disponível apenas para convidados e não sei muito bem como ele escolhe este pessoal a princípio. Só sei que quem tem o seu e-mail cadastrado para receber novidades e atualizações da Google tem maiores chances de receber o convite direto da Google, ou então espere alguém que já tenha Inbox para enviar o convite ou envie um e-mail direto para [email protected] para seu e-mail entrar na lista.

Quer ter um convite? Participe do sorteio!

Eu fui convidada pelo meu chefe no domingo passado e hoje a tarde já chegaram 5 lindos convites para mim e quero sortear um entre meus leitores do blog para também ter esta experiência. 😊 Eu duvido que a Google aceitaria sorteio de convites para uma pessoa se beneficiar… por isso, você não precisa ficar compartilhando o post e nem dando RT para ganhar (mas um like ou RT por ter gostado da resenha é sempre bem-vindo ♥). Entretanto, para ser justa a escolha do convite, é só cadastrar seu e-mail aqui que sortearei neste sábado, às 14h30, antes de ir ao ar o post do iPhoneography. 🙂 Mas olha só… somente preencha se você realmente quer o convite, ok?

E ai, quer participar desta novidade? 🙂 Você já tem o Inbox? O que achou?


Editado em 15/11, às 17h10: Resultado do sorteio

E quem ganhou o convite é….

Parabéns Nany! Seu convite já foi enviado 😍 espero que goste do Inbox!


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • Luiz Ricardo

    Bom dia Aninha, eu solicitei o convite pro inbox pelo site da google com meu e-mail live.com, recebi a resposta la, porém quando baixei o app ele pede para fazer o login com uma conta do gmail, você sabe como faço para resgatar meu convite que foi enviado para o meu live.com?
    Agradeço desde já!

    • Aninha

      @Luiz Ricardo, eu não sei lhe informar ao certo porque eu já conectei com uma conta gmail qdo ganhei o convite… e a garota sorteada conseguiu ter acesso ao inbox mesmo recebendo o convite para o outlook. Acredito que o convite não é utilizado quando ainda não se é logado pelo app, mesmo já tendo clicado. Recomendo que faça uma conta gmail e logue com ela 😉

  • Rogério Campos

    Olá, concordo com tudo o que você falou do Imbox. Estou tentando usar somente ele… mas a integração com o Drive faz uma faaaaalta. 😀
    Parabéns pelo post.

    Ps. Eu marquei todos os meus e-mails desde que comecei a usar o Gmail (há 10 anos) e coloquei tudo como Tarefa Concluída. Deu muito trabalho! 😀 Mas é ótimo ver a caixa de entrada vazia.

    • Aninha

      @Rogério, de fato aquela integração com o Drive faz uma falta danada >.< mas acho que é uma questão de tempo até ele ter mais funcionalidades básicas que tanto precisamos.
      Eu também consegui deixar minha caixa de entrada vazia kkkkk tirei um tempinho para ir concluindo tudo também, apesar da preguiça, mas deu certo. Minha caixa também está limpinha, o que é uma benção kkk xD

      Abraços!

  • Nany

    E eu achando que não ia ganhar, olha a surpresa! Obrigada pelo o convite, Ana. Achei o Inbox bem organizado, agora só falta eu mesma me organizar suhsauhsauhsauhsa.
    Beijão. ?

  • Cris

    Amei amei. Já sou apaixonada com o gmail, que facilita e muito a minha vida. Fiquei curiosa pra conhecer esse Inbox, pena que não ganhei #chateada hahahaha.
    Adorei o post aninha.
    Beijo

    • Aninha

      @Cris, que bom que gostou do post! Mas fica tranquila, acho que ja já o Inbox será acessível para todos *-*
      Beijocas!

  • Anna Kuhl

    Primeira resenha do inbox que leio ???
    Eu sou aquele tipo de pessoa que tem preconceito com que não sua gmail (coisa feia), e não congiso entender quem não utiliza todas as funcionalidades que ele oferece (eu amo o labs!). Ganhei um convite do Inbox e fui logo instalando, mas ainda não consigo usar muito, nem tinha reparado que não tinha assinatura no e-mail, pq pra escrever ou responder tenho usado o gmail mesmo. Assim como você, amei o design e as novas opções da caixa de entrada, mas vou discordar um pouco porque amei a historia do concluído!
    Agora é aguardar para que algumas funcionalidades do gmail sejam adicionadas, como você listou, para o Inbox ganhar de vez meu coração.
    Um beijão

    • Aninha

      @Anna, acho que ele vai melhorar bastante! O design é maravilhoso e por enquanto está sendo super bem aceito por quem teve o convite, hehe. Então só falta ter algumas coisinhas e o amado Labs haha!
      Beijocas!

Veja mais comentários:
1 2 3
ir ao topo