Tecnologia

Resenha: Inbox by Gmail

Ai que saudade de falar sobre tecnologia com você aqui no blog! Hoje vim resenhar um pouco sobre uma das grandes novidades que a Google trouxe recente para nós, só que ainda nem todos conseguem ter acesso e muitos ficam curiosos: a nova caixa de entrada do Gmail, o Inbox.

Há 10 anos atrás a Google inovou o conceito de e-mail criando o Gmail que até hoje é o mais usado no mundo, superando o Hotmail em 2012 e só crescendo cada vez mais. Não sei se você sabe, mas há um certo protocolo para serviço de e-mail onde todas as empresas que fornecem este serviço precisam respeitar para o negócio não virar bagunça e também para todos os e-mails "conversarem" entre si sem que haja conflitos de serviços diferentes como Yahoo, Lookout e afins. E a Google conseguiu já há uma década respeitar todos as regras com maestria criando o melhor serviço de mensagens.

Quando eu não conseguia imaginar um serviço melhor de e-mail, a Google chega com tudo com o Inbox, investindo bastante no quesito de experiência de usuário e encantando cada vez mais. Imagina o trabalhão para inovar sabendo que precisa respeitar uma série de regras? Isso, meu amor, chama-se design. 😍 Entretanto, ainda há varias coisinhas que ela precisa melhorar.

O que achei sobre o Inbox?

O Inbox ainda continua sendo parte do Gmail, mas com uma série de funcionalidades que promete deixar seus e-mails e tarefas muito mais fáceis e ágeis (o que de fato cumpriu para mim). Ela aglutina determinados e-mails em assuntos como viagens, promoções, social (redes sociais e afins), e também permite que você crie seus assuntos a serem agrupados para sempre aparecerem de forma organizada na caixa de entrada. Eu gosto de aglutinar e-mails menos importantes como newsletters, promoções, notificações de rede social, para deixar os e-mails de trabalhos aparecendo um por um para eu não me esquecer de nenhum e evidenciar os anexos para fácil reconhecimento. No Gmail comum não existia este tipo de organização, somente a padrão, impedindo a customização, e o símbolo e anexo era bem escondidinho.

Há como deixar email concluídos, que vão direto para os arquivos e você acaba deixando a sua caixa de entrada bem mais limpa. Eu particularmente não vi muita necessidade, porque como a rolagem da caixa de entrada é infinita, sempre vão aparecer mais de 2mil e-mails para mim a não ser que eu peça para concluir todos os e-mails de cada mês. Mas mesmo assim, né? Uso Gmail a 8 anos, imagina eu concluir mês por mês? Ai que preguiça. 😖 Por outro lado, uma coisa que simplesmente ADOREI é a forma de lembretes. Antigamente não tinha como eu receber notificações de um e-mail não lido mais de uma vez a não ser que eu o deixe no topo de minha caixa de entrada para eu sempre olhar e lembrar daquilo. No Inbox é diferente… se eu não consigo responder aquele e-mail na hora, eu posso marcar um lembrete para mim na data que eu quiser para receber notificação dele para desaparecer de meu Inbox e retornar apenas quando eu precisar. Ao invés de dividir entre e-mails lidos, não lidos e marcados como favoritos com estrelinha, o Inbox divide entre e-mails do dia atual, do anterior e seguido por mês. Dai, para e-mails importantes eu só marco um "pin" azulzinho o que considero importante para ver uma página apenas com estes e-mails "pinados".

Entretanto, ainda vejo umas falhas se eu comparar com o Gmail. Nas configurações do Gmail conseguimos colocar assinaturas, mensagens de férias, número de mensagens por página, importações de outros e-mails, filtros e mais uma infinidade de coisas. Eu acredito que, se o Inbox está ai para ficar, que, por favor, continue com as opções de antigamente além das novas, pois são necessárias. Toda vez que quero modificar algo tenho que voltar para o Gmail, fora que quando respondo os e-mails não vai minha assinatura de rodapé. Uso vários e-mails e cada um tem uma mensagem de rodapé diferente, então simplesmente PRECISO destas assinaturas!

Mas sabe o que me deixou mais chateada? Não há como colocar anexo diretamente do Google Drive, como é no Gmail. Eu trabalho muito com o Drive para fazer formulários de briefing para meus projetos, bem como upload dos contratos em PDF, arquivos de clientes e tudo mais. Para mim, colocar em anexo diretamente do Drive era uma mão na roda. Lembrando que o seu espaço do Google Drive é o mesmo espaço do Gmail, então teoricamente estou ocupando o mesmo espaço com 2 arquivos iguais. Agora preciso fazer upload de novo? Um absurdo isso.

Espero muito que estes pequenos detalhes que fazem o Gmail tão maravilhoso serem agregados ao Inbox. São detalhes técnicos que fazem a diferença. No quesito de experiência de usuário, design e praticidade, eu simplesmente estou apaixonada! E o app então? É muito amor. Com estes detalhes inclusos, eu abandonaria definitivamente o Gmail e seria Inbox forever. 😍

Como adquirir um Inbox?

O Inbox está disponível apenas para convidados e não sei muito bem como ele escolhe este pessoal a princípio. Só sei que quem tem o seu e-mail cadastrado para receber novidades e atualizações da Google tem maiores chances de receber o convite direto da Google, ou então espere alguém que já tenha Inbox para enviar o convite ou envie um e-mail direto para [email protected] para seu e-mail entrar na lista.

Quer ter um convite? Participe do sorteio!

Eu fui convidada pelo meu chefe no domingo passado e hoje a tarde já chegaram 5 lindos convites para mim e quero sortear um entre meus leitores do blog para também ter esta experiência. 😊 Eu duvido que a Google aceitaria sorteio de convites para uma pessoa se beneficiar… por isso, você não precisa ficar compartilhando o post e nem dando RT para ganhar (mas um like ou RT por ter gostado da resenha é sempre bem-vindo ♥). Entretanto, para ser justa a escolha do convite, é só cadastrar seu e-mail aqui que sortearei neste sábado, às 14h30, antes de ir ao ar o post do iPhoneography. 🙂 Mas olha só… somente preencha se você realmente quer o convite, ok?

E ai, quer participar desta novidade? 🙂 Você já tem o Inbox? O que achou?


Editado em 15/11, às 17h10: Resultado do sorteio

E quem ganhou o convite é….

Parabéns Nany! Seu convite já foi enviado 😍 espero que goste do Inbox!


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • Gabi

    Oi, Aninha! Estava mesmo esperando por esse seu post.
    Eu gostei MUITO do que você falou sobre o design e a experiência de usuário do Inbox. Confesso que sou sempre muito receosa com novas funcionalidades, e até tentei usar o Mailbox (do Dropbox), mas não consegui porque a ideia dele é fazer com que seus e-mails sejam "tarefas" a serem concluídas, com o objetivo de deixar a caixa de entrada limpa. Não gostei porque uma vez concluí um e-mail e ele sumiu do meu gmail… haha! Aí inicialmente fiquei receosa com o Inbox, mas com os seus comentários positivos, acho que não preciso ter medo. Só que eu também PRECISO das minhas assinaturas, porque uso diversos e-mails, todos usados como filtro no gmail. Mas eu vou participar do sorteio porque estou louca pra testar. E, se der pra configurar pelo gmail e fica bonitinho, funcionando e importando e-mails normalmente no Inbox, acho que não tenho problemas com isso. Se não ganhar no sorteio, vou pedir um convite pro Google, haha! <3
    Beijos e obrigada por esse post de utilidade pública!

    • Aninha

      @Gabi, eu também estava receosa com o Inbox quando recebi o convite, mas eu gostei bastante! Mas faltou algumas coisinhas, como falei na resenha, hehe. Ele está em fase beta ainda, então acho que ainda vai melhorar bastante. *-*
      Beijocas!

  • Tamires Macena

    Oi Aninha!
    Eu não sabia desse novo e-mail, fiquei sabendo pelo grupo essa semana (quando você postou perguntando se seria interessante fazer uma resenha sobre o inbox) e logo de cara: amei. Eu particularmente achei super organizadinho e um visual clean e bonito. Achei super interessante essa ideia e quero logo o meu (A), entrei no site e cadastrei meu e-mail lá e agora estou participando do sorteio aqui.

    OBS: Acompanho seu blog já tem um tempinho, mas nunca comentei (não me pergunte o motivo). Estou finalizando meu novo blog, migrei do Blogger para o WordPress, assim que estiver tudo prontinho vou separar uns minutos do meu dia para visitar blogs que eu gosto (pode ter certeza que o Madly Luv está incluso) um beijo da Tami e ótima sexta! <3

    • Aninha

      @Tamires, o Inbox de fato é lindo, lindo!! Bem organizadinho mesmo, e super simples ao mesmo tempo. Acho que ja já ele será acessível para todos *-*
      Que bom que acompanha o Madly Luv Tamires! Sempre fico muito feliz em conhecer novas leitoras do blog.. seja super bem-vinda aqui 😊

      Beijocas!

  • Ana Carolina Mecenero

    Yeeey! Fiquei contente pela resenha, adoro novidades tecnológicas hauaahuahaua
    Antigamente usava hotmail, mas era aqueles emails que hoje é vergonhoso passar. Desde que eu me entendo por gente uso o gmail. Até chego a criar em outras plataformas, mas não me animo a trocar, mesmo porque daria uma preguiça infinita trocar em todos os cadastros ><'
    Espero ser sortuda e conseguir um convite!

    • Aninha

      @Ana, acho que todos nós tivemos um e-mail vergonhoso no hotmail kkkkk eu tinha um que nem ouso pronunciar kkkkkk
      Acho que o Inbox ja já será acessível para todos. Como ele está em fase Beta ainda, acho que ele irá melhorar bastante e ja já todo mundo poderá ter *-*
      Beijocas!

  • Divana

    Oi Aninha!!
    Estou muito ansiosa para o sorteio viu, e amei a interface do Inbox, mas só testando pra saber como ele realmente é, não é verdade?
    Ótima postagem!
    Abraços!

    • Aninha

      @Divana, que bom que gostou da resenha! *-*
      Acho que ja já ele será aberto para todos! É só uma questão de tempo 😀
      Beijocas!

  • Nany

    Há anos atrás eu usava o Yahoo, depois comecei a usar o Gmail, agora eu uso o Outlook, mas acho o painel dele confuso, e também acho falho o app para celular, principalmente na hora de receber notificações de e-mails.
    Acho que todo sistema e-mails tem seus prós e contras, nunca é o bastante para o nosso uso diário. O que a gente quer mesmo é algo prático e fácil de organizar, ashuuhsauhsasauhsauh, principalmente quando acessamos de minuto em minuto os e-mails. Mas o Inbox parece bem interessante, mas só usando mesmo pra ter uma noção de como ele realmente é.

    • Aninha

      @Nany, eu juro que já tentei usar o outlook mas não consigo haha. Acho ele pouco instrutivo, não consigo encontrar muito as coisas nele, haha. E-mail do google é vida, mas uso alguns e-mails do yahoo nele porque importo tudo para lá, haha.
      Parabéns por ter ganhado Nany! Aproveite e depois me conte tudo o que achou 🙂
      Beijocas!

Veja mais comentários:
1 2 3
ir ao topo