Leitura

Resenha: Cidade do Fogo Celestial

Livro: Cidade do Fogo Celestial (Vol. 6)
Série: Os Instrumentos Mortais
Autor(a): Cassandra Clare (minha rainha)
Editora: Galera Record
Páginas: 531
Classificacao:
Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Esta provavelmente é uma das resenhas que eu mais queria fazer neste ano. Nestes 4 anos que acompanhei o trabalho de Cassandra Clare, eu achava que não podia ficar mais apaixonada por ela que eu já estava. E me enganei. O fechamento desta saga que ganhou o meu coração quase tanto (ou até na mesma medida) quanto Harry Potter, me deixava em êxtase a cada capítulo que eu lia.

Não irei comentar muito sobre a estória pois, como é o último volume, estará cheio de spoilers dos outros livros. Por isso, recomendo fortemente que leia as outras resenhas que fiz das outras leituras desta saga. Só não fiz a resenha do 2º livro, Cidade das Cinzas, por que na época não tive tempo de escrever.

Deixarei aqui registrado apenas os meus profundos sentimentos sobre o quão maravilhoso é este universo criado por Cassandra Clare 😊

Resumo

Resumindo a estória num sentido para quem ainda não leu esta saga, o mundo é dividido entre membros do submundo (feiticeiros, vampiros, lobisomens e fadas), demônios, humanos (chamado de mundanos) e nephilins — estes últimos chamados de Caçadores de Sombras: guerreiros com sangue de anjo correndo em suas veias destinados a banir os demônios da Terra.

A narrativa de toda a saga gira em torno da família de Clary, uma garota que descobre que é Nephilim após o sequestro de sua mãe. E seu pai, Valentim, que todos acreditavam que estava morto, volta à ativa com intenção de fazer um mundo apenas de caçadores de sombras. Mas ele não é o pior vilão, mas sim seu filho e irmão de Clary, Sebastian, que estava até então escondido, chegando com um sentimento de vingança pela repressão de seu pai e ciúmes doentio — fruto de alta quantidade de sangue de demônio que o pai injetou nele quando criança — querendo dominar o mundo em suas diversas esferas (entre elas, o mundo demoníaco e o dos homens simultaneamente) e com o desejo que Clary fique ao seu lado a qualquer custo.

Contando a estória desta forma parece clichê, uma típica aventura entre bem e mal, anjos e demônios, mas os detalhes e como a autora desenvolve toda a problemática da narrativa da série a torna única!

Leituras paralelas

Em paralelo a este livro eu folheava as páginas do Codex do Caçador de Sombras, um presente lindão que ganhei do Luquinhas a alguns meses atrás. Este livro é como se fosse um guia explicando sobre todo o universo d'Os Instrumentos Mortais, que é o mesmo universo da trilogia As Peças Infernais, outra obra de Cassandra com alguns personagens em comum entre as sagas, porém com uma estória contextualizada no século XIX.

Curiosidade:

Eu já estou com os ebooks d'As Peças Infernais em minha tablet e prontas para serem lidas. Fora esta trilogia, há também uma nova que está prevista para ano que vem, The Dark Artificies (Os Artifícios das Trevas, se levar o pé da letra), com uma estória voltada aos personagens Emma e Jules, figuras que tomaram forma em Cidade do Fogo Celestial. Acho que Cassandra Clare já quis nos apresentar esta nova geração de Caçadores de Sombras para uma nova história! Sabia mais sobre esta nova trilogia e algumas curiosidades picantes.

~ ansiedade define ~

O Códex é um guia sobre armas, crenças, mitos, rituais e criaturas. A coisa mais linda dele é a diagramação. Intercalando entre ilustrações e grafismos, o miolo do livro parece que é de um conteúdo antigo, escrito e reescrito por vários Caçadores de Sombras, além do fato de ter várias anotações em tipografia (fontes) cursivas, como se o livro tivesse passado pelas mãos dos personagens protagonistas da saga.

Esta ilustração representa os personagens da saga Os Intrumentos Mortais, presente atrás da orelha da capa.

Uma diagramação linda!

O livro é composto por ilustrações de vários personagens d'Os Intrumentos Mortais. Esta é de Valentim e Jordan.

Esta é a ilustração dos personagens da trilogia As Pecas Infernais, presente no final do livro atrás da outra orelha.

Minha coleção ♥ 😍

Isso não é um adeus

As narrativas de Cassandra Clare é livre de preconceito quando se trata de questões sociais. Na estória há romances homosexuais e ela retratou isso de uma forma linda. Amor é simplesmente amor, não importa o gênero e raça. Essas foi uma das coisas que mais me fez ficar apaixonada por Cassandra desde o primeiro volume.

Eu acreditava que não estava pronta para a minha despedida desta saga, mas na medida da leitura pude perceber o quanto que Cassie conseguiu fechar sua narrativa com chaves de ouro. E me senti bem. Não fiquei com ressaca literária, me senti extremamente realizada.

Sabe aquele sentimento de felicidade, pelo qual todas as linhas tomam o seu curso certo, mesmo que sejam de maneiras "tortas", mas que todos os destinos dos personagens deveriam ser exatamente como foi escrito? Chorei com aquele clima de despedida, mas feliz por ter lido um dos melhores livros de literatura fantástica (para mim) até hoje. Não sei até que ponto é loucura me emocionar assim, mas acho que quem é realmente fã de algo poderá entender o meu sentimento. E as obras de Cassandra Clare são dignas de todo o amor do mundo. E que venha mais histórias da tia Cassie para nós!


Comentários

  • Francieli

    Não conhecia ainda, mas fiquei com vontade de ler e olha q isso n acontece sempre kk

  • Luana Reis

    Poxa eu to meeeega curiosa pra ler os livros dessa série Os instrumentos mortais! Sempre vejo o pessoal falando super bem e ainda não me joguei porque to com uma lista de livros pendentes kkkkkkk triste fim :(

    • Aninha

      @Luana Reis, hsuahsuahsau nem me fala de lista! Tenho uma lista enorme. Tem vários livros que quero ler mas sempre vou colocando uns na frente dos outros haha
      Beijos!

  • Romário

    Como quero muito ler essa série, achei melhor não ler sua resenha. Porém, o que reparei é que sua resenha é super bem formatada e caprichada. Parabéns pela atenção dada ao post!

    Bj, http://www.blogdoromma.com ;)

    • Aninha

      Obrigada @Romário! Mas fica tranquilo que não falei spoilers muito comprometedores, nada mais além do que a sinopse diz, haha. Sei o quanto é chato ler resenha e receber spoiler, hehe, mas quando se trata de resenhar o último livro de uma série, fica difícil, haha!
      Abraços!

  • Renata

    Eu acho as capas dessa série perfeitas demais, mas nunca li, apesar de já ter ouvido falar muito bem dos livros.
    ;*

  • Myrlena Raquelly

    Oii tudo bom? Eu nunca li os livros, mas assisti ao filme: Instrumentos mortais; cidade dos ossos e achei MARAVILHOSO! Não li toda sua postagem porque pretendo ler os livros e no meio do post vi um spoleir hahaha! Daí parei de ler porque imaginei que dali pra frente teriam coisas que não estavam no filme e quero descobrir nos livros!! Parabéns pelo seu blog, ele está lindo e com excelente conteúdo. Outra coisa que notei é que você faz layouts de blogs e adoraria conversar com você pra ter um personalizado pro meu blog. Antes eu fazia os meus, mas perdi todos os programas e tudo mudou com o worpress também, em resumo: não sei mais! hahaha! Beijos e sucesso!

    • Aninha

      @Myrlena Raquelly, pois é hahaha! Impossível resenhar o último livro de uma saga sem falar um spoiler aqui ou ali. Mas te garanto que não foi nada de muito esclarecedor. Há muita história por ai que não mencionei na resenha, haha xD
      Eu respondi o seu e-mail de orçamento Myrlena, você recebeu? ;)
      Beijos!

  • Camila Faria

    Suas fotos dos livros são tão lindas que dá vontade de parar tudo e começar a ler AGORA! Lindo, lindo!

    • Aninha

      Hahaha, obrigada @Camila! Leia, sim! É um ótimo passatempo *-*
      Beijocas!

  • Gi Dieguez

    Aninha, eu sou LOUCA para ler essa saga, mas até hoje não criei vergonha na cara e comprei! hahahaha. Acho que agora empolguei, vou pedir pra mamis liberar o money pra comprar HAHAHAHA.

    Beijos,
    http://www.destemidagarota.com

    • Aninha

      @Gi Dieguez, baixa no seu iPhone e le o ebook lá no iBooks!!! Já li livros inteiro pelo celular hahaha xD Baixa, lê o primeiro capítulo. Se tu gostar, chora para mamis liberar a grana haha xD
      Beijocas!

  • nick

    Oi, vi que você trabalha com encomendas de layout. Gostei muito do seu trabalho, mas você so trabalha com a plataforma do wordpress?

    • Aninha

      Oi @nick!
      Sim, só trabalho com wordpress. Eu não sou programadora, na verdade, só designer mesmo. Então só possuo conhecimento avançado de programação na linguagem do WordPress ;)
      Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail: [email protected]
      Beijocas!

  • Ina Ribeiro

    Guria, é a primeira vez que venho ao teu blog gostaria de começar o comentário parabenizando-a pela escrita e cuidados pela redação. Além disso, pela organização do blog e fluidez do layout, quanto a resenha posso dizer que esta me cativou, sempre tive certa aversão aos livros que são mais comentados, como este. Isto porque parece que maioria sempre tem a mesma opinião ou a opinião não é bem fundamentada, quando ela é bem feita na maioria das vezes consegue me despertar interesse no livro. Acho que este conseguiu um lugarzinho na minha wishlist literária. haha'

    Beijos!
    http://umpouco-demundo.blogspot.com

    • Aninha

      @Ina Ribeiro, muito obrigada pelo elogio e seja bem-vinda ao blog!
      Leia esta saga, sim! É um amor <3
      Beijo grande!

  • Lucas Maia

    Aninha,
    no final desse livro é um mix de sentimentos que nem sei explicar. Fiquei com raiva pelo primeiro final e depois com aquele sorriso bobo quando li o livro por completo. Cassandra fechou bem essa história, acho que até melhor do que Peças Infernais. Sugiro até que quando terminar de ler essa saga, volte e leia o último capítulo de Cidade do Fogo Celestial. Assim, fica tudo bem resolvido.

    Mal posso esperar para ler ao novo da "Tia Cassie". Só sei que ao todo serão 5 sagas sobre os caçadores das sombras e esse universo. Ah, Aguenta coração! Porque a Cassie vai continuar a mexer com a gente. =}

    Beijos!!!

    • Aninha

      @Lucas Maia, tia Cassie quase me matou naquele quase final. Estava chorando horrores pelo Simon T.T
      Estão na lista os livros d'As Peças Infernais! Só quero terminar de ler a quadrilogia de Maze Runner quer vou ler esta!
      Abraços!

Veja mais comentários:
1 2
ir ao topo