Madly Luv

Que tudo se floreça

Uma das coisas que mais amo fazer no blog é melhora-lo. E sempre é um grande dilema em como aplicar coisas novas sem perder a identidade, e isso é para qualquer site ou blog que trabalho. Entretanto, o Madly Luv sempre foi o mais difícil de trabalhar — tanto é que demoro cerca de um ano para trocar de layout! E acredito que finalmente desta vez o logotipo do Madly Luv se consolidou, pois não enjoei e acredito que ele transmite a identidade do blog (o que você acha?). Bom, sem muita lenga-lenga e vamos agora às novidades principais deste layout? Leia até a ultima pois está é a maior novidade desta vez, hehe.

Neste layout trago toda a delicadeza e sensibilidade que venho sentindo, toda a felicidade que está em meu coração. Então… que tudo se floreça!

Identidade e personalidade

O Madly Luv é o meu jardim. Aqui cultivo coisas boas, bonitezas, alegria e inspiração. É aqui que pratico o melhor que posso ser tanto como uma profissonal quanto como pessoa. É aqui que florece minhas inspirações mais íntimas e o que mais amo ser. Não me importo se está muito rosa, muito azul. Meu mundo está tão impregnado com estas cores e flores… Então, por que devo fugir desta época de Ipês?

Como o fundo está bastante colorido, tirei um pouco das cores da formatação dos textos dos posts para dar uma equilibrada na cor. Negritos e itálicos, tudo da mesma cor do texto. Links com apenas uma única cor (exceto no rodapé dos posts para diferenciar o fim deles). Chega de carnaval nos posts como era antigamente. Ah, e agora a fonte dos posts está com uma fonte serifada, que auxilia mais ainda na leitura!

Responsividade

Assumi uma postura agora de que todos os projetos que faço no blog precisam ser responsivos. Graças ao Google Analytics, pude descobrir que cerca de 20% dos acessos do blog são feitos por tablets e celulares. Um layout responsivo não é apenas um diferencial, mas sim uma obrigação. 😊

Menu retrátil

A idéia deste menu partiu de um projeto que fiz recentemente. Minha cliente necessitava de um menu fixo e que não atrapalhasse a leitura dos posts. E foi a partir desta necessidade que percebi que poderia também ser muito útil para o blog! De início, ele é visível e a página atual fica destacada no menu. Ao rolar, o menu desaparece. O usuário tem a opção de ver o menu sempre que quiser clicando no botão fixo ali em cima em "mostrar menu". 😉 Em celulares o menu aparecerá desta forma:

Publicidade moderada, mas não desvalorizada

Uma coisa que detesto é publicidade demais e blog de menos. E percebi que a lateral do layout antigo tinha mais banners de publicidade, apoio e parceiros do que qualquer outra coisa. Uma boa solução que encontrei foi deixar apenas três lugares para apenas três banners por vez. Nenhuma publicidade e parceria foi desfeita. Todos os banners serão vistos, só que um por vez. A ordem não é aleatória, mas sim por cadastro. Se o primeiro banner foi apresentado, o próximo usuário que acessar a página verá o próximo banner da lista, ou aquele mesmo usuário verá os próximos banners se for navegando pelo blog. Desta forma, todos os banners têm a mesma chance de visualização e nenhum é desvalorizado (ao contrário do aleatório, podendo correr o risco de um determinado banner nunca aparecer). Só o banner de topo e rodapé que têm ênfase maior, então são poucos que ficarão nestes lugares.

Posts relacionados

Sei que não é nenhuma novidade, mas até hoje eu não entendo porque não tinha colocado posts relacionados antes aqui no blog. Acho que a ultima vez que usei isso foi com o plugin de linkwithin a uns 2 anos e sofri horrores com ele e seu script que deixava o blog lerdíssimo. Acho que foi ele quem me traumatizou. Agora é zero script, apenas função do wordpress. Pode me dar um cascudo por não ter voltado com os posts relacionados antes, hehe.

Método de comentar mais rápido

O engraçado é que sempre quando vou comentar em um blog, vem primeiro a lista de comentários e depois o formulário. Por que o formulário não vem antes e já reduz o tempo de descer a barra de rolagem até chegar nele? Não quero forçar meus leitores a lerem os outros comentários primeiro. Agora ficou mais acessível e mais rápido para comentar pois cai direto no ponto. Quer ler os comentários? É só rolar. ;D

Página de livros

Este recurso eu fiz a pouco tempo atrás no layout antigo mas não dei ênfase a ele pois não tinha espaço para sua divulgação. Lá estão listadas todas as resenhas feitas no blog, divididas por ano. A ideia inicial foi da Gabi Orlandin do Fluffy, e então fiz a programação em wordpress para deixar dinâmico.

Imagens em vetores: alta qualidade em qualquer dispositivo

Masoque? E pode isso, Arnaldo? Pode, e é maravilhoso. O nosso querido SVG, o Scalable Vector Graphics (gráficos vetoriais escaláveis), é a forma de imagem vetorial que pode ser utilizada em sites. O xis da questão é que não interessa o tamanho que for desta imagem, ela sempre será de altíssima qualidade, ou seja, não fica "pixelada" e é nítida em qualquer dispositivo: do pc velho de tubão do início dos anos 2000 até a tela de retina de um Mac, haha. Este tipo de imagem pode ser feita em qualquer programa vetorial (por ex: o Adobe Illustrator e Corel) e usada em diversas formas, tanto como código puro ou usar como forma de imagem que conhecemos (em vez de ser o .jpg ou .png que conhecemos, ela terá o final como .svg). 90% das imagens que você vê no layout são vetores!

Bom, sei que as novidades não foram muitas aparentemente. Na verdade, faz mais diferença para mim como administradora do que para você, como leitor, hehe. Antes eu sofria muito em sempre modificar alguma coisa direto no código e aquilo me torrava a paciência. Hoje faço tudo por painel de controle e quase zero de código. 😊

Mas então? O que você achou? Encontrou algum problema? Teste em seus dispositivos e me conte a sua experiência aqui no blog!


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • Cris Bueno

    Maahgeeenteee ! Amei amei. Eu sou apaixonada por layout envolvendo flores e o seu não me decepcionou.
    Tu nunca decepciona uai! Parabéns Ana, tá tudo lindo demais da conta!
    Beeeijo

    • Aninha

      Nhá! flores é vida, né @Cris ?! Não consigo largar a tendência floral por nada neste mundo, haha. xD
      Muito obrigada ;*

  • Gabi

    Aninha, sempre fui e eternamente serei sua fã. Eu adoro o seu trabalho, em questão de design, mas o que mais admiro é o seu talento para programação. Ainda estou naquela fase de fazer muita coisa manual, pois não tenho tido tempo de pesquisar e aprender métodos melhores e mais eficazes. E você faz isso tão bem! Parabéns, mil parabéns! O layout antigo era lindo, lindo, e este manteve a mesma identidade sim. (adoro seu logo, super combina com o ML, nunca mude! haha) Como sempre, você se supera, sua linda! <3
    Beijo!

    • Aninha

      Olha quem fala @Gabi, hehehe. Também sou muito sua fã!! E fiquei louca quando vi seu novo layout. É muita usabilidade e facilidade na experiência de usuário *-*
      Mas olha… umas coisa que sempre aprendi é que um designer não precisa saber programação. Sabendo transmitir a identidade e a mensagem é o que importa, e há programadores para fazer isso funcionar, e você consegue fazer a parte do design muito bem! Eu só sei programação porque sou rata e tenho o sangue do meu pai para estas coisas kkkk ele também é super futriqueiro com programação e herdei isso dele, haha.
      Obrigada por tudo! E me perdoe ainda por não ter passado a programação da página de livros! Estou morrendo de vergonha kkkkkkk mandarei assim que puder!

      Beijocas ;*

  • katharine padilha

    Nossa Ana, amei! Dá vontade de mudar todo o meu Layout de novo.
    Que lindo! Lembro que foi seu blog que me animou a aprender html e photoshop a uns anos atrás, e até hoje você mantém essa essência delicada em seus layouts.
    Falando em layout nunca tinha pensado nisso de comentários antes do fomulário acho que vou mudar o meu ><

    • Aninha

      Então por que não mudar @katharine? Mudanças são ótimas, e seria muito bom essa mudança nos comentários. Fica tudo tão mais fácil, né? *-*
      Eu também gosto de mudar um pouco o Madly Luv, mas, como eu disse, é o mais difícil de todos! Justamente para não perder toda sua identidade.
      Beijo grande, e obrigada por tudo!

  • Diogo L.

    Aninha, meu deus, estou até sem palavras pra escrever este comentário. Pelo pouco tempo que acompanho o Madly Luv eu simplesmente achei que esse layout ficou tão lindo, e deixou a sua marca nelo, Eu amo muito quando algo fica do jeito que eu vivo no mundo, acho que a pessoa fica mais confortável mais ainda. Não achei que ficou muito azul ou muito rosa, achei equilibrado e único. Espero que um dia consiga chegar ao seu nível, e se Deus quiser chego lá. Então é isso, gostei de tudo aqui! Beijos!

    • Aninha

      Imagina @Diogo! Você nem deve pensar assim, mas sim dar ao máximo de si. *__*
      Dando o máximo de si e trabalhando com dedicação e com calma, chegar ao nível de outra pessoa nem existirá. Somente será o seu nível, que será único! 😀
      Fico feliz que tenha gostado do novo layout *-*
      Beijocas!

  • Joana Lopes

    Nossa Ana, fiquei um tempinho sem passar por aqui e quando volo tá essa lindeza, parabéns o layout ficou uma gracinha mesmo, as cores que tu usou, o wallpaper, as fontes tudo, ficou do mais simples e lindo, uma boniteza sem tamanho parabéns mesmo..

    Prometo que agora vou conseguir acompanhar novamente seu blog, por que antes tava sem tempo até pra mexer no meu,que tá com problema no layout :9 mas vamos tentando arrumar cada coisa no seu tempo né.. pelo menos o tempo pra passar aqui no seu cantinho eu já arrumei. até o proximo post seu Ana beijos :3

    • Aninha

      Owwn, obrigada @Joana, de coração *-*
      Prometo que também passarei a acompanhar o seu. 😀
      Até a próxima!

      • Joana Lopes

        @Aninha, ^-^

Veja mais comentários:
1 3 4 5 6
ir ao topo