Madly Luv

Que tudo se floreça

Uma das coisas que mais amo fazer no blog é melhora-lo. E sempre é um grande dilema em como aplicar coisas novas sem perder a identidade, e isso é para qualquer site ou blog que trabalho. Entretanto, o Madly Luv sempre foi o mais difícil de trabalhar — tanto é que demoro cerca de um ano para trocar de layout! E acredito que finalmente desta vez o logotipo do Madly Luv se consolidou, pois não enjoei e acredito que ele transmite a identidade do blog (o que você acha?). Bom, sem muita lenga-lenga e vamos agora às novidades principais deste layout? Leia até a ultima pois está é a maior novidade desta vez, hehe.

Neste layout trago toda a delicadeza e sensibilidade que venho sentindo, toda a felicidade que está em meu coração. Então… que tudo se floreça!

Identidade e personalidade

O Madly Luv é o meu jardim. Aqui cultivo coisas boas, bonitezas, alegria e inspiração. É aqui que pratico o melhor que posso ser tanto como uma profissonal quanto como pessoa. É aqui que florece minhas inspirações mais íntimas e o que mais amo ser. Não me importo se está muito rosa, muito azul. Meu mundo está tão impregnado com estas cores e flores… Então, por que devo fugir desta época de Ipês?

Como o fundo está bastante colorido, tirei um pouco das cores da formatação dos textos dos posts para dar uma equilibrada na cor. Negritos e itálicos, tudo da mesma cor do texto. Links com apenas uma única cor (exceto no rodapé dos posts para diferenciar o fim deles). Chega de carnaval nos posts como era antigamente. Ah, e agora a fonte dos posts está com uma fonte serifada, que auxilia mais ainda na leitura!

Responsividade

Assumi uma postura agora de que todos os projetos que faço no blog precisam ser responsivos. Graças ao Google Analytics, pude descobrir que cerca de 20% dos acessos do blog são feitos por tablets e celulares. Um layout responsivo não é apenas um diferencial, mas sim uma obrigação. 😊

Menu retrátil

A idéia deste menu partiu de um projeto que fiz recentemente. Minha cliente necessitava de um menu fixo e que não atrapalhasse a leitura dos posts. E foi a partir desta necessidade que percebi que poderia também ser muito útil para o blog! De início, ele é visível e a página atual fica destacada no menu. Ao rolar, o menu desaparece. O usuário tem a opção de ver o menu sempre que quiser clicando no botão fixo ali em cima em "mostrar menu". 😉 Em celulares o menu aparecerá desta forma:

Publicidade moderada, mas não desvalorizada

Uma coisa que detesto é publicidade demais e blog de menos. E percebi que a lateral do layout antigo tinha mais banners de publicidade, apoio e parceiros do que qualquer outra coisa. Uma boa solução que encontrei foi deixar apenas três lugares para apenas três banners por vez. Nenhuma publicidade e parceria foi desfeita. Todos os banners serão vistos, só que um por vez. A ordem não é aleatória, mas sim por cadastro. Se o primeiro banner foi apresentado, o próximo usuário que acessar a página verá o próximo banner da lista, ou aquele mesmo usuário verá os próximos banners se for navegando pelo blog. Desta forma, todos os banners têm a mesma chance de visualização e nenhum é desvalorizado (ao contrário do aleatório, podendo correr o risco de um determinado banner nunca aparecer). Só o banner de topo e rodapé que têm ênfase maior, então são poucos que ficarão nestes lugares.

Posts relacionados

Sei que não é nenhuma novidade, mas até hoje eu não entendo porque não tinha colocado posts relacionados antes aqui no blog. Acho que a ultima vez que usei isso foi com o plugin de linkwithin a uns 2 anos e sofri horrores com ele e seu script que deixava o blog lerdíssimo. Acho que foi ele quem me traumatizou. Agora é zero script, apenas função do wordpress. Pode me dar um cascudo por não ter voltado com os posts relacionados antes, hehe.

Método de comentar mais rápido

O engraçado é que sempre quando vou comentar em um blog, vem primeiro a lista de comentários e depois o formulário. Por que o formulário não vem antes e já reduz o tempo de descer a barra de rolagem até chegar nele? Não quero forçar meus leitores a lerem os outros comentários primeiro. Agora ficou mais acessível e mais rápido para comentar pois cai direto no ponto. Quer ler os comentários? É só rolar. ;D

Página de livros

Este recurso eu fiz a pouco tempo atrás no layout antigo mas não dei ênfase a ele pois não tinha espaço para sua divulgação. Lá estão listadas todas as resenhas feitas no blog, divididas por ano. A ideia inicial foi da Gabi Orlandin do Fluffy, e então fiz a programação em wordpress para deixar dinâmico.

Imagens em vetores: alta qualidade em qualquer dispositivo

Masoque? E pode isso, Arnaldo? Pode, e é maravilhoso. O nosso querido SVG, o Scalable Vector Graphics (gráficos vetoriais escaláveis), é a forma de imagem vetorial que pode ser utilizada em sites. O xis da questão é que não interessa o tamanho que for desta imagem, ela sempre será de altíssima qualidade, ou seja, não fica "pixelada" e é nítida em qualquer dispositivo: do pc velho de tubão do início dos anos 2000 até a tela de retina de um Mac, haha. Este tipo de imagem pode ser feita em qualquer programa vetorial (por ex: o Adobe Illustrator e Corel) e usada em diversas formas, tanto como código puro ou usar como forma de imagem que conhecemos (em vez de ser o .jpg ou .png que conhecemos, ela terá o final como .svg). 90% das imagens que você vê no layout são vetores!

Bom, sei que as novidades não foram muitas aparentemente. Na verdade, faz mais diferença para mim como administradora do que para você, como leitor, hehe. Antes eu sofria muito em sempre modificar alguma coisa direto no código e aquilo me torrava a paciência. Hoje faço tudo por painel de controle e quase zero de código. 😊

Mas então? O que você achou? Encontrou algum problema? Teste em seus dispositivos e me conte a sua experiência aqui no blog!


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • Jessica M

    O que dizer além de que ficou mais que perfeito?!!!
    Simplesmente amei tudo, priiiincipalmente o menu retrátil! Nossa que ideia genial, não fica atrapalhando, mas ainda assim, fica visível! Adorei!
    Nunca fiz nada em svg, imagino que deve dar tanto trabalho, você caprichou em cada detalhe 😊
    Parabéns!
    Beijos <3

    • Aninha

      @Jessica M, trabalhar com SVG não é difícil. A parte mais chatinha é na hora de colocar no blog e descobrir se o servidor é hábil para mostrar imagens neste formato. Descobri que o Madly Luv não tinha quando fui testar o protótipo de uma cliente e dai tive que alterar alguma permissões no arquivo .htaccess na pasta raiz do blog. Fora isso é super fácil! É só trabalhar as imagens no Illustrator e salvar no formato certinho ou já pegar o código dele que é super sussa. Se tiver alguma dúvida, me fala que posso te ajudar ;D

  • Mari Mendes

    Aninha, você sempre arrasa!
    Eu acesso muito o seu blog pelo celular, e um layout responsivo realmente faz muita diferença! Facilita muito a vida do leitor, hehe
    Eu amo o seu blog, porque foi ele que me inspirou a criar os meus, e a entrar nessa internet. Ainda mais que isso, sou xonis pelos seja layouts! Você sempre trás originalidade, delicadeza, e tudo bem fácil de navegar!
    O ML está lindo, lindo, lindo! Parabéns ??

    • Aninha

      @Mari, linda, muito obrigada! E fico muito feliz por ter feito parte desta sua jornada na blogosfera! Estou esperando você reabrir um blog, viu? Pensa que não vi você comentando no twitter? Hehe.

      E o Brutus, como está? Acredita que naquele dia que fiz a doação eu sonhei com ele? Fiquei preocupada… ele está bem?!

      Beijocas e aguardo notícias do meninão 😉

  • Edwin Lafaiete

    ficou lindo, como sempre *-*

  • Talita

    SABIAAAAA que ia ficar lindão!! Sempre foi assim e dessa vez não foi diferente! Quando se faz algo com amor e capricho, sai outro resultado!! Parabéns, Ana!!

    Beijão!

    • Aninha

      AAHHHH @Talita, linda! Obrigada *-*
      E olha… eu nem fiz no DreamWeaver, viu? Foi tudo no Sublime kkkkkk

      Beijocas!

  • Loma

    Que layout mais fofo, que usabilidade maravilhosa!

    Eu sou absolutamente apaixonada pelo meu layout atual, mas confesso que em muitas coisas ele peca: a área de toque no celular, por exemplo, é menor do que deveria e portanto fica mais difícil de comentar por dispositivos. 🙁
    Eu AMEI o menu retrátil, que facilidade! Principalmente no celular, além de ficar super fofo!
    Agora, vou te dizer que nunca parei pra pensar nessa questão dos comentários. Meu formulário é lá em baixo e eu achei o máximo essa sua observação. Posso mudar o meu também? HEHEHEHE

    Olha, você está de parabéns!! Amei as flores, by the way!

    Beijos <3

    • Aninha

      @Loma, agradeço muito pela força e pela dica sobre o dispositivo celular! Prometo que tentarei melhorar neste layout com o tempo *-*
      Engraçado esta coisa dos comentários, né? Uma necessidade que nunca imaginamos mas que faz toda a diferença, né! Você não só pode, como deve também utilizar isso em seu blog! 😀

Veja mais comentários:
1 2 3 4 6
ir ao topo