Sempre fui muito medrosa. E quando digo muito, não estou exagerando. Acredito que todos nós temos medo do que é novo e diferente, estou certa? A zona de conforto vira nossa melhor amiga e esquecemos que há um mundo de possibilidades lá fora, das quais podem nos dar melhores oportunidades e simplesmente não enxergamos de tão acostumamos estamos a viver dentro de nossa pequena bolha.
Eu adorava a minha bolha. Meu emprego era ótimo, meu salário também era bom (considerando a média do salário de um estagiário), e fiz amizades lá que levarei para a minha vida toda! Fiquei lá por mais de dois anos, e creio que se continuasse, poderia cogitar a ideia de que eu poderia ser contatada no final do ano, logo após de eu me formar.
Era tudo perfeito. Mas chega um ponto que você precisa questionar. Fazia o que eu amo, mas será que bastava? Ok, se eu fosse contratada, como eu poderia crescer? O que eu poderia aprender de novo? Foi então que aconteceu.
Surgiu uma proposta de emprego para trabalhar como designer dentro de um centro integrado de educação à distância dentro da Universidade que estudo. Uma chance de emprego, e não apenas um estágio! Fiquei com tantas dúvidas, você não faz ideia. E o medo bateu de frente à minha porta.
Quantas vezes já desisti de enviar meu currículo para algum lugar simplesmente por medo? Será que lá eu conseguirei trabalhar da mesma forma que eu trabalho aqui?, pensava. E simplesmente cobria meu olhos e continuava estagnada. Percebi que em meu estágio pude aprender tudo o que eu poderia aprender. Cresci muito como web designer, como pessoa, e aprendi a trabalhar em equipe. Eram layouts atrás de layouts, protótipos atrás de protótipos. E ai? O que eu poderia aprender de novo depois de tanto tempo fazendo o mesmo trabalho? Eu precisava encarar.
Hoje estou fazendo coisas que não imaginava que poderia fazer até então. De interface de jogos educativos até ebooks interativos. E sei que virá muito mais. E estou amando cada minuto neste novo emprego, aprendendo coisas diferentes e fazendo novas amizades. Sem contar que é muito mais pertinho da minha casa e fica em frente à minha faculdade, é lindo de viver!
Quem sabe, trabalhando na Universidade, eu não consiga outras coisas e continuar com meus estudos? Há tantas outras coisas novas que eu poderia vivenciar… Uma pós-graduação, um mestrado, ou até um intercâmbio!
Agora sei que o medo era um monstro que me cegava, e que a bolha em que eu vivia passava uma falsa sensação de conforto, sem expectativa nenhuma para meu futuro. Isso me impedia de ver o quão maravilhoso é o mundo lá fora, cheio de oportunidades e desafios novos para ser enfrentados e superados.
O dia que deixei de medo, foi um dos dias mais felizes que já tive até hoje. O dia que disse sim. 😊
E você? Já superou seu medo hoje? ;D