Blogosfera

Profissão blogueiro: Até quando?

Tenho visto muitos posts relatando sobre como a blogosfera está tomando forma no mercado e tornando-se um negócio rentável para blogueiros, virando ícones e referências de moda e comportamento. O blogueiro calouro, de 2 anos para cá vem querendo algo muito mais além do blog: quer deixa-lo rentável. Há até aqueles que largam tudo o que faz só para se dedicar ao blog! Com dedicação, assuntos interessantes (independentemente se são profundos ou superficiais), com um certo dinheiro investido e com um pouquinho de sorte, torna-se uma belíssima fonte de renda. Daí, eu me pergunto: até quando isso irá durar?

Atenção: Este post somente se aplica a blogueiros meros mortais que nem eu, a Re vitrola e de muitas outras blogueiras, haha. Não nasci ryca, muito menos phyna. E vamos e convenhamos, ter a lot of money ajuda muito no crescimento de um blog se você for uma socialite que provavelmente já nasceu no conto de fadas e com certeza morrerá nele (com ou sem blog, haha).

Com toda certeza, não estou desmerecendo o trabalho de nenhum blogueiro mortal que, com muita garra e suor, conseguiu fazer com que sua renda venha de um blog. Na verdade, admiro muito o ato de deixar tudo para se dedicar! Imagino o quanto seria maravilhoso viver disso. Mas não sei até que ponto isso é corajoso o bastante quando se pensa em uma carreira profissional a longo prazo.

Estou na blogosfera realmente através do Madly Luv há 7 anos e já vi muitas mudanças na realidade da blogosfera. Sou dos "primórdios", e vivi de forma muito intensa a época dos blogs em bevel, dos quais a fama não estava nada relacionada à renda. O blogueiro gostava de postar para compartilhar, às vezes desabafar, comentar sobre seus livros, filmes e séries favoritas, falar sobre seu cotidiano e conhecer novas pessoas. Hoje ainda há muitos blogs assim, graças a Deus! Mas a problemática dos novos blogueiros atualmente é na sede de dinheiro e poder que um blog pode trazer.

Não julgo uma pessoa que só cria um blog para ganhar dinheiro com ele, apesar de não concordar. Não gosto da ideia de ter um blog pensando apenas em números. Sinto muito, mas sou das antigas. Entretanto, não vejo nenhum problema em um blog que antes era o hobbie de alguém que depois veio a virar fonte de renda. Ok, isso é lindo. Mas daí volto à pergunta deste título: até quando?

Sabemos que tudo o que gira na internet é algo muito efêmero. Sites, blogs e mídias sociais têm o seu boom e depois esfriam. Alguns morrem e outros ainda continuam. Mas ninguém garante que os que continuam hoje não serão substituídos ou ser colocados em escanteio quando outros chegarem com propostas melhores. Acredite em mim, fiquei um ano estudando sobre a web para meu TCC e te digo: Isso é algo extremamente natural e necessário para o avanço da tecnologia e cultura na web. Tudo tem chances de ir embora na mesma rapidez que chegou e isso é comum.

O que pode ser um sonho lindo e realizado para muitos blogueiros famosos, talvez não passa de um lindo conto de fadas que pode se extinguir daqui a alguns anos. Está sendo arriscado eu dizer isso? Talvez. Serei julgada pela minha opinião? Com certeza. Mas eu sou uma daquelas pessoas que gostam de traçar metas para o futuro pessoal e profissional, e eu, Ana Flávia, tenho uma séria dificuldade em ver a blogosfera daqui a alguns anos com a mesma probabilidade rentável que é atualmente — grifo o "rentável" porque estou falando especificamente em viver do blog e de sua publicidade, sem profissões paralelas ou berços de ouro. Talvez a forma rentável mude ou continuará e pagarei minha língua, mas quem dará esta garantia?

Por isso, eu sempre busco incentivar os blogueiros a procurar crescer em sua profissão de forma independente do blog, mas sem deixar de dedicar a ele enquanto puder. Faça metas, planos, trabalhos, projetos e tudo o que você puder para enriquecer o seu currículo fora do blog, mas também é legal fazer metas e planos para ele também! O seu blog também não deve ser desvalorizado.

Quem me dera viver do Madly Luv a vida inteira, construir uma casa só de sua renda, ter meu carro, minha vida toda resolvida, estabilidade financeira, sustentar minha família somente desta forma. Mas eu preciso ser realista. A cultura na internet está em constante mudança e, a blogosfera, mesmo sendo a ditadora de tendências, é refém desta cultura virtual e da tecnologia. A profissão de blogueiro é linda, mas com certeza não deve ser única e exclusiva na vida de alguém. Devemos lembrar que o sucesso de um blog hoje pode não ser o mesmo amanhã.

E é tão bom trabalhar com outra coisa além do blog… Pode estar ligado ou ser consequência dele, como aconteceu comigo quando descobri minha vocação através do Madly Luv, mas ele especificamente nunca me trouxe renda satisfatória e estável como eu consigo com o meu emprego. Ele muitas vezes é o meu cartão de visita para novos clientes, e eu adoro isso! Mas sei que não posso contar só com ele. O Madly Luv já foi muito mais famoso, mas eu escolhi investir na minha faculdade e em meu currículo. E graças a isso que consegui meu cargo de designer dentro da UFG. E hoje, tenho o blog simplesmente porque ainda amo compartilhar coisas com os meus leitores! Ele me faz feliz nas horas vagas e é uma grande passatempo para mim, independente se ele já teve seus dias de ouro ou não.

Meu caro leitor, a vida fora de um blog também é maravilhosa e merece ser lembrada. Viva-a intensamente e construa sua carreira nela. Depois compartilhe-a com a gente, hehe. 😎

Falando em compartilhar… o que você acha deste assunto?! Concorda ou discorda do que abordei aqui em cima? Estou ansiosa para saber o que você pensa sobre isso. ;D


Comentários

  • Gabriela

    Oii Aninha
    Eu concordo quando você diz que precisa de muita coragem para largar tudo e ser apenas blogueiro. Deve ser ótimo realmente viver apenas disso, mas eu também penso que isso não vai durar para sempre. Então, se a pessoa for esperta e usar o dinheiro que ganhou para investir ou usar em algo que dê retorno sempre, ou usar de maneira eficiente, acho que é no mínimo mais seguro.

    Aproveitando, queria te agradecer por me responder o email sobre o seu TCC (lembra que chegou um email perguntando sobre o processo de impressão?). Acabei não dando conta de responder, mas fiquei verdadeiramente agradecida. Obrigada por ser solícita e fofa.

    Outra coisa, eu senti um pouco de dificuldade de ler o post com essa fonte nova que você colocou. Não sei exatamente se é porque ela é muito fina ou clara, ou fina e clara, hahaha. Enfim, achei que seria bacana te avisar.
    Beijão ;*

    • Aninha

      @Gabriela, imagina, eu que agradeço pelo e-mail! Já estava achando que ele não tinha chegado, hehe.

      Muito obrigada por compartilhar sua opinião e também por ter me falado sobre a fonte dos posts! Se aconteceu contigo, provavelmente pode ter acontecido com outras pessoas também. Vou repensar em uma outra forma de trabalhar nela. Muito obrigada pela dica! *-*

      Beijo grande!

  • Maíra

    vou confessar, que a cada parágrafo, a cada palavra lida, eu abri um sorriso, e lembrando da época em que eu estive também, dos bevel, das artistas lindas no header dos layouts, dos gifs rosas e brilhantes ahahh, foi gostoso lembrar. Ana vou ser sincera e com o coração aberto, o Madly Luv, sempre foi pra mim uma inspiração e uma admiração, de como você consegue fazer coisas lindas e se dedicar com toda alma no blog, e foi por você que acabei motivando a sempre crescer e procurar a melhorar no meu blog, então continue sendo essa blogueira e pessoa maravilhosa que você é <3 Agora voltando ao assunto ahahhaha eu concordo com você, também não julgo uma pessoa que cria o blog para apenas ganhar dinheiro, mas sinto falta de quando esse mundo de blogar, era algo gostoso, sem competições fortes e descompromissado de ter números cada vez mais alto. Nossa e como é gostoso trabalhar com outra coisa além do blog, assim temos mais assuntos para postar, mais assuntos para falar, e concordo, a internet sempre muda e com ela as profissões também estão sujeitas as mudanças, basta saber o melhor jeito de se estabilizar com a situação :) beijinhos :*

  • Babis

    Eii, Ana! Eu concordo com você que é muito bom fazer coisas fora do blog, até porque pode virar conteúdo para ele também. Fico olhando essas blogueiras que só tem o blog para fazer parcerias com qualquer loja só para ganhar 5% de desconto ou uma bolsinha de plástico, como já vi. Elas que saem perdendo porque bloggar por amor é tão bom! Já recusei várias parcerias porque sabia que não tinha nada a ver com meu blog. No Café Com Babis eu só falo sobre o que eu sei e posto coisas de que gosto. Não ligo para números mas fico muito feliz sempre que ganho uma nova leitora hehe

    Blog: Café Com Babis ?

  • lilian

    sou das antigas que nem você a única diferença é que eu não parava com os blogs e vivia deletando, o blog é um hobby se essas pessoas ganham dinheiro com eles ok mas eu prefiro sim ter minha profissão por que não se sabe quando essa festa vai durar,imagine meu espanto quando voltei pro mundo blogueiro e vi tudo diferente, fiquei sem entender e me perguntava o que fez tudo mudar? sinto saudade dos tempos antigos quando tudo era simples e não é legal vê novos blogueiros vendo o blog como uma profissão.

  • Angélica

    Confesso que sinto muita folta da época descompomissada dos blog. De quando você escrevia e recebia um retorno sem interesse algum. Hoje o meu blog não é mais tão conhecido por simplesmente não ter acompanhando essas mudanças todas. O interesse da blogosfera mudou e todos que tentam entrar nela agora vem com intuito de ganhar dinheiro e ser famosinho(a). Isso com certeza se tornou uma dificuldade para conseguir manter um publico legal no meu ByAngel. Hoje só querem vídeos de tags, maquiagens e resenhas. Eu até tenho vontade de fazer alguns videos, mas não quero acabar como muitos blogs por aí que só postam video, não tem nada a ver com o meu blog. :( Enfim, é uma dificuldade que tenho encontrado. Mas como você não desmereço a conquista de nenhuma blogueira que ganha a vida com o blog. Com certeza se eu pudesse ganhar a vida com o ByAngel eu investiria boa parte do meu dinheiro de alguma forma pensando no futuro. Concordo contigo que a gente não sabe até quando a profissão blogueira pode durar, mas acho que como qualquer outra profissão, se você souber gerenciar bem e for empreendedor(a) você pode sim tirar um proveito muito grande a longo prazo, mesmo que algum dia não dê mais certo.

    Não sei, acho que da mesma forma que ser blogueira (rentavelmente falando) pode ser por curto prazo, uma profissão na qual você se graduou pode vir a ter mudanças e também ser a curto prazo. Infelizmente nenhuma profissão vem com garantia de duração vitalícia. A vida é uma grande metamorfose, e nada é para sempre. Mas de tudo que fazemos nessa vida ganhamos experiências. E as vezes ser blogueira hoje, amanhã se transforme em outra profissão. Uma experiência leva a outra, tudo está sempre em constante movimento. Não é só a internet que muda, tudo muda! ;)

    Beijinhos Aninha! =****

    • Aninha

      @Angélica, com certeza, não sabemos sobre o que pode acontecer como qualquer outra profissão. Qualquer profissão pode não ser a mesma daqui a alguns anos, isso é um fato. A profissão blogueira merece o respeito como qualquer outra, e é por isso que não julgo e acho muito bacana alguém que vive disso. Mas viver de publicidade é algo perigoso… No caso da blogosfera, vem a mim o pensamento de que, caso não dê certo no futuro, talvez não seja tão bem visto no mercado se trabalhou anos como blogueiro. Pode ser cruel pensar assim? Talvez, mas o mercado também é curel. O que está adorando e pagando milhares para blogueiras hoje, pode ver outro recurso rentável e largar a blogsfera de mão. Mesmo a profissão blogueiro sendo super legal, devemos ver os dois lados da moeda. Teve blogueiras que abandonaram faculdade para isso. Cara, como assim? Qualquer tipo de formação superior é super bem vinda! Não interessa se é administração, engenharia, direito ou curso técnico de enfermagem. Toda e qualquer formação não deve ser jogada fora. Largar para se dedicar a um blog? Não sei até que ponto isto é bom.

      Assim como qualquer outro negócio, é necessário ter uma opção. É uma opinião pessoal minha e também é pelo o que aprendi e convivi em minha família. Meu pai sempre me dizia para jamais confiar 100% em um negócio sem ter uma alternativa possível do outro lado caso tudo dê errado ou que, pelo menos, ajude um pouco na renda simultaneamente. Meu pai vende produtos de progressiva para cabelos e sempre foi um autônomo. Ele sempre foi vendedor e jamais ficou em um só negócio justamente pela falta de estabilidade que trabalhando em apenas um poderia trazer. Trabalhando com progressivas e selagens, ele também se abriu para vender outros produtos, porém todos relacionados à beleza. Há meses que ele vende poucos químicos, mas há também meses que ele vende mais acessórios (secador, chapinha, escova e afins), assim como há meses que vende centenas de shampoos e condicionadores para os salões. Sempre quando um não vai tão bem, tem o outro para sustentar.

      Mas é super bacana quando consegue algo pela conseqüência do blog sabe? É como você disse, ser blogueira pode amanhã se transformar uma outra profissão. E isso eu defendo com toda a garra! Mas nem todos conseguirão isso. Viver de blog é como vida de modelo. Uma hora o glamour acabará, mas dependerá de você como irá aproveitar isso. Enquanto o glamour ainda está ali, aposte numa marca de cosmético ou de roupas! Assim como já teve muitas blogueiras que fizeram sua própria marca de maquiagem e pincéis, ou viraram designers de moda. O mundo da moda não acabará, mas a forma de como ela poderá ser vista e influenciada, como é na blogosfera, com certeza mudará. Tem blog de literatura e você que sabe escrever bem? Escreva um livro, seja revisor, ou trabalhe numa editora… São N possibilidades! É saber aproveitar as oportunidades e enxergar as alternativas, vindas através de um blog ou não. E não viver dele especificamente, entende? ;D

      Vish, falei demais né amiga? Hhaushaushaus
      Mas eu adorei o seu comentário e foi ótimo saber sua opinião a respeito disso! *-*

      Beijocas!

  • Cris Bueno

    Eu sinto falta da época que o pessoal tinha blog por amor e não por mera renda. Acredito que fazendo algo que goste, se dedicando e principalmente, se manter fiel ao que é, traz como consequência reconhecimento e um certo lucro. Vejo nos blogs recém criados que blogueiros mudam seu jeito para serem reconhecidos e ganharem com isso. Ter lucro com blog é bom sim, porém o pessoal tem que procurar não passar por cima de princípios. Seria lindo viver apenas da renda do blog, mas como você mesma disse é um mercado instável e totalmente mutável. Então não dá pra prever como será daqui a 5 10 15 anos. Além do mais, a vida vai além da tela de um computador né. Se não viver o que você irá compartilhar no blog ?!
    Adorei o post Aninha, Beijo!

  • Stephany

    Sou da turma recente das blogueiras… Tenho meu blog a aproximadamente dois anos. Quando criei, pensei em ajudar outras pessoas, nunca em receber dinheiro ou viver só disso. Na verdade, nem sabia que blogueiro ganhava dinheiro com blogs. É claro que viver de um blog seria fantástico, mas sou uma pessoa que pensa muito no futuro, então não teria coragem. Acho que pra isso é preciso um planejamento presente e futuro, beeem futuro. Por que acredito que dependendo da área, se um dia vc for arranjar um emprego, o fato de ter vivido do seu blog não terá muito peso. De qualquer maneira admiro quem tem coragem disso, mas repudio (desculpa a sinceridade) quem cria um blog só pra isso, só pra ganhar dinheiro. Eu espero continuar fazendo o que mais gosto, ajudar meus leitores e ter isso como um hobbie. Adorei o post! Sempre fui uma leitora fantasma… ehehehe. Conquistou-me com esses post!

  • Juliana

    Eu acho super complicado esse negócio de blog sustentar uma pessoa, um família, etc. É muito incerto, tudo! Tudo bem ganhar uma coisa aqui e outra ali, por posts publicitários, mas sempre postar publicidade é chato e desinteressante (pros leitores). A não ser é claro, que o blog FUNCIONE como uma revista mesmo, aí o perfil é outro. Mas um blog pessoal que só visa isso, não rola. Conheço um exemplo de blog pessoal que virou sucesso e é super merecido: Comprando meu apê. A Bruna consegue mesclar publicidade e personalidade em todo o blog e só passa dicas seguras e depois de testar. Confio demais no blog e nas dicas dela. A gente sente que ela não quer só dinheiro, mas sim ser uma soma na vida de quem tá comprando apê, decorando, enfim. Já conheço outras de moda, que só pensam em ganhar roupa, bolsa e sapato de graça e STATUS! Aff.

    Adorei o post, você tem uma maturidade impressionante e é incrível ver o quanto cresceu, pois acompanho seu blog há anos, desde antes de você entrar na faculdade :)

    Beijos e sucesso!

  • Daniela Carvalho

    Infelizmente existem pessoas que pensam só na remuneração em que um blog possa gerar, mas acaba ficando desgastante, não sei mais ao certo em que tipo de blogueiro confiar até em resenha de produtos, acredita?
    Todo mundo quer ter seu jabá, até eu quero, mas não penso em levar o blog tão a sério assim, ele na verdade é um meio de que eu possa compartilhar coisinhas que encontro por aí e poder ajudar alguém. Muitas vezes encontrei coisas mega legais através de blogs que nem todo mundo conhece e adoro isso, já aprendi tanto com tutoriais e tal.
    Como você disse, não sabemos até quando o blog poderá se sustentar, pois até o Orkut que era uma verdadeira febre foi dizendo "adeus" aos poucos.
    Muito boa a sua opinião, e adoraria mais posts aqui assim, onde possamos "discutir" ao que é natural, que vai ou não acontecer sem ter que ser "apedrejada" por isso.
    Ah, e você escreve super bem. Beijinhos.

  • talita scoralick

    Concordo plenamente com você Ana! Também sou das antigas, passei por várias fases do blog e lembro-me de quando as pessoas tinham blogs apenas para compartilhar interesses, sem pretensões nenhumas! Acho que hoje está tudo muito banalizado. As meninas, principalmente mais jovens, entram pra esse meio iludidas pelo padrão de vida das super blogueiras e se esquecem do mais legal: fazer do blog um espaço pessoal, que permita se expressar e colaborar de alguma forma pra formação de uma identidade mais madura e segura de si. O resultado são cópias e mais cópias do mesmo, sem um propósito maior…
    Enfim, adorei seu blog e a discussão. Ganhou mais uma leitora!
    Beijinhos

    • Aninha

      @talita scoralick, você está certa! Com essa nova galera que tem chegado na blogosfera, só vemos réplica de conteúdo uns dos outros, dia após dia. É como acontece quando há um item no mercado que tem uma concorrência incrível. Chega um ponto que quase tudo fica a mesma coisa, e somente aqueles que buscam fazer algo diferente e inovar de forma bacana, que se dão bem. E estes que se destacam são os que nem imaginavam que teriam tanto sucesso!

      Fico feliz que tenha gostado do blog e da discussão Talita!
      Um beijo grande e muito obrigada!

Veja mais comentários:
1 2 3 4
ir ao topo