Tenho visto muitos posts relatando sobre como a blogosfera está tomando forma no mercado e tornando-se um negócio rentável para blogueiros, virando ícones e referências de moda e comportamento. O blogueiro calouro, de 2 anos para cá vem querendo algo muito mais além do blog: quer deixa-lo rentável. Há até aqueles que largam tudo o que faz só para se dedicar ao blog! Com dedicação, assuntos interessantes (independentemente se são profundos ou superficiais), com um certo dinheiro investido e com um pouquinho de sorte, torna-se uma belíssima fonte de renda. Daí, eu me pergunto: até quando isso irá durar?
Atenção: Este post somente se aplica a blogueiros meros mortais que nem eu, a Re vitrola e de muitas outras blogueiras, haha. Não nasci ryca, muito menos phyna. E vamos e convenhamos, ter a lot of money ajuda muito no crescimento de um blog se você for uma socialite que provavelmente já nasceu no conto de fadas e com certeza morrerá nele (com ou sem blog, haha).
Com toda certeza, não estou desmerecendo o trabalho de nenhum blogueiro mortal que, com muita garra e suor, conseguiu fazer com que sua renda venha de um blog. Na verdade, admiro muito o ato de deixar tudo para se dedicar! Imagino o quanto seria maravilhoso viver disso. Mas não sei até que ponto isso é corajoso o bastante quando se pensa em uma carreira profissional a longo prazo.
Estou na blogosfera realmente através do Madly Luv há 7 anos e já vi muitas mudanças na realidade da blogosfera. Sou dos "primórdios", e vivi de forma muito intensa a época dos blogs em bevel, dos quais a fama não estava nada relacionada à renda. O blogueiro gostava de postar para compartilhar, às vezes desabafar, comentar sobre seus livros, filmes e séries favoritas, falar sobre seu cotidiano e conhecer novas pessoas. Hoje ainda há muitos blogs assim, graças a Deus! Mas a problemática dos novos blogueiros atualmente é na sede de dinheiro e poder que um blog pode trazer.
Não julgo uma pessoa que só cria um blog para ganhar dinheiro com ele, apesar de não concordar. Não gosto da ideia de ter um blog pensando apenas em números. Sinto muito, mas sou das antigas. Entretanto, não vejo nenhum problema em um blog que antes era o hobbie de alguém que depois veio a virar fonte de renda. Ok, isso é lindo. Mas daí volto à pergunta deste título: até quando?
Sabemos que tudo o que gira na internet é algo muito efêmero. Sites, blogs e mídias sociais têm o seu boom e depois esfriam. Alguns morrem e outros ainda continuam. Mas ninguém garante que os que continuam hoje não serão substituídos ou ser colocados em escanteio quando outros chegarem com propostas melhores. Acredite em mim, fiquei um ano estudando sobre a web para meu TCC e te digo: Isso é algo extremamente natural e necessário para o avanço da tecnologia e cultura na web. Tudo tem chances de ir embora na mesma rapidez que chegou e isso é comum.
O que pode ser um sonho lindo e realizado para muitos blogueiros famosos, talvez não passa de um lindo conto de fadas que pode se extinguir daqui a alguns anos. Está sendo arriscado eu dizer isso? Talvez. Serei julgada pela minha opinião? Com certeza. Mas eu sou uma daquelas pessoas que gostam de traçar metas para o futuro pessoal e profissional, e eu, Ana Flávia, tenho uma séria dificuldade em ver a blogosfera daqui a alguns anos com a mesma probabilidade rentável que é atualmente — grifo o "rentável" porque estou falando especificamente em viver do blog e de sua publicidade, sem profissões paralelas ou berços de ouro. Talvez a forma rentável mude ou continuará e pagarei minha língua, mas quem dará esta garantia?
Por isso, eu sempre busco incentivar os blogueiros a procurar crescer em sua profissão de forma independente do blog, mas sem deixar de dedicar a ele enquanto puder. Faça metas, planos, trabalhos, projetos e tudo o que você puder para enriquecer o seu currículo fora do blog, mas também é legal fazer metas e planos para ele também! O seu blog também não deve ser desvalorizado.
Quem me dera viver do Madly Luv a vida inteira, construir uma casa só de sua renda, ter meu carro, minha vida toda resolvida, estabilidade financeira, sustentar minha família somente desta forma. Mas eu preciso ser realista. A cultura na internet está em constante mudança e, a blogosfera, mesmo sendo a ditadora de tendências, é refém desta cultura virtual e da tecnologia. A profissão de blogueiro é linda, mas com certeza não deve ser única e exclusiva na vida de alguém. Devemos lembrar que o sucesso de um blog hoje pode não ser o mesmo amanhã.
E é tão bom trabalhar com outra coisa além do blog… Pode estar ligado ou ser consequência dele, como aconteceu comigo quando descobri minha vocação através do Madly Luv, mas ele especificamente nunca me trouxe renda satisfatória e estável como eu consigo com o meu emprego. Ele muitas vezes é o meu cartão de visita para novos clientes, e eu adoro isso! Mas sei que não posso contar só com ele. O Madly Luv já foi muito mais famoso, mas eu escolhi investir na minha faculdade e em meu currículo. E graças a isso que consegui meu cargo de designer dentro da UFG. E hoje, tenho o blog simplesmente porque ainda amo compartilhar coisas com os meus leitores! Ele me faz feliz nas horas vagas e é uma grande passatempo para mim, independente se ele já teve seus dias de ouro ou não.
Meu caro leitor, a vida fora de um blog também é maravilhosa e merece ser lembrada. Viva-a intensamente e construa sua carreira nela. Depois compartilhe-a com a gente, hehe. 😎
Falando em compartilhar… o que você acha deste assunto?! Concorda ou discorda do que abordei aqui em cima? Estou ansiosa para saber o que você pensa sobre isso. ;D