Pessoalidades

Primeiras conclusões

Percebi que faculdade é muito mais do que eu imaginava. É lidar-se com pessoas diferentes de todos os estilos. Minha sala tem todo o tipo de gente, da patricinha até o bicho grilo, do que não sabe nada de design até o que trabalha a mais de 7 anos. Fiz "amizade" com uma boa parte da turma, e, é claro, eu me sentia um pouco excluída. Percebi que o meu gosto é completamente diferente de muitos deles. Fiquei feliz em conhecer gostos tão distintos. Mesmo não querendo é uma troca de conhecimento.

Muitos dos meus colegas de classes já trabalham no ramo do Design. Um desenha em camisetas, outro passa desenhos para o Corel, um trabalha em uma gráfica, outro fazia trabalhos de arquitetura para a prima, outra mexe com fotografia… inclusive alguns já fizeram técnico em webdesign ou design gráfico de poucos meses no SENAC. Mas sabe o que eu percebi? Todos tem — por enquanto — conhecimentos limitados, inclusive eu! Acharam que não era o suficiente e que faltava algo mais. E é ai que entrou o desejo da faculdade. Em cursos técnicos você não aprende história, você aprende a prática, somente. Mas se você não tem o conhecimento, uma teoria por trás, como você poderá aplicar na prática? Não se pode fazer isso às cegas. Ou o trabalho sairá mal feito, ou não apresentará o objetivo real. Para você ter uma ideia, envolve até psicologia! Você necessita criar algo para chamar a atenção das pessoas, mexer com elas.

Outra coisa que conclui: preciso urgentemente aprender a ler, escrever e falar impecavelmente o inglês. Andei conversando com um rapaz do 3º período de DG e ele disse que tem que fazer mesmo para poder sobreviver no curso porque a maioria dos livros de Design são em inglês e a tradução deles é uma porcaria — além do intercâmbio nos EUA. Oi? Meu inglês basicão de ensino médio de fundo de quintal não serve pra nada, pelo visto :s E como nestes dias eu ando saindo uma ou duas horas mais cedo, então fui com o namorado até o Centro de Línguas lá da faculdade para pegar um curso de inglês e me matricularei nesta semana. Paga uma taxa semestral de R$250, e o curso dura 4 anos. Achei barato, se bobear os cursinhos de inglês que tem por aqui é esse valor só que mensalmente. Além disso, terminarei o curso junto com a faculdade e terei dois diplomas de uma vez. Pelo menos terei uma noção maior caso eu precise do inglês no decorrer do meu curso.

Descobri que você tem que se virar neste curso — e nos outros também, é obvio —, ninguém te dá nada de mão beijada e muito menos corre atrás de você. Você não aprende a mexer no photoshop e nos outros programas — ou você se vira ou faz um curso para saber. Você praticamente necessita fazer brotar dinheiro do chão para comprar os materiais que não são nada baratos, diga-se de passagem — "Você está numa faculdade pública, então dá para arranjar um dindim pra comprar material já que você não paga mensalidade" 😭 Os professores não te ensinam a fazer as ilustrações feríssimas que você vê pela internet — se vira e faça seu próprio estilo. Viagens, conferências e congressos? Se você foi esperto conseguirá passagem grátis de ida e volta pago pela Universidade — só que cabe a você onde você ficará hospedado. Enfim, seja criativo e corre atrás que você se dará bem.

Dá um desespero logo de início — e ainda estou nessa fase — mas logo passa. Depois vira rotina e você tirará isso de letra. É só querer.


Comentários

  • gabi

    hahaha é assim mesmo! Fechei o curso de Enfermagem que fazia e estou estudando pra tentar DG !
    Uma dica? Não faça trabalhos em cima da hora e puxe bastante saco dos professores e monitores !
    No fim isso vai ajudar com boas notas e esmpréstimos de livros =) hehehe

    Depois dá uma olhada no site Live Moncha (não lembro qual é , olha no Google que acha hauahu) ele dá pra fazer um curso bem simplificado online e gratuito de vários idiomas! Dá pra ter uma noção e ajuda muito =)
    Outra coisa que aprendi! Tenha um dicionário de Inglês em mãos. É MUITO útil!

    Beijo , Ana!

  • Nique

    Por isso que sou louca pra fazer minha faculdade, e conhecer esse tantão de gente estranha, diferente, e sair um pouco da rotina.

  • Lola

    É, faculdade é assim mesmo… Nada de tudo mastigadnho como na escola, só no ponto. Ou você "se vira" ou fica pra trás. Se na particular é assim, imagina numa pública, não? Antes de trancar meu curso, lembro do sufoco que eu vivia atrás de moedinhas para a milhões de xerox, haha! Acabou que nem com o meu esforço, eu consegui ficar na faculdade… Me sentia como um peixe fora d'água lá (apesar de já andar com algumas pessoas) e tranquei de vez. Agora que o DG chegou numa particular daqui, fiz o vestibular, passei e… Não formou turma. É isso ai, Anita, não sei se você lembra que te disse que tinha passado também… Pois é, parece que não vai ser dessa vez… =*

    P.S.: A imagem já está aparecendo, lá no blog. Ah, essas hospedagens, hehe! Seu tema passado era uma graça, mas este é um pedaço de sonho *-*. Acredita que ontem mesmo eu ache o perfil do DeviantART que ensina a fazer esse efeito "céu estrelado"?! Bombei meu computador com os ícones e wallpapers de lá, é tudo tão lindo!

  • Monika

    Tudo quando você ainda não está acostumado é bem difícil. Quando comecei a faculdade fiquei completamente perdida,só agora estou mais familiarizada com tudo.

    Tenho certeza que você vai tirar de letra tudo isso! Como você mesmo disse, é só querer!

    Bjos!

  • Gbztah

    Realmente, a gente nunca sabe o suficiente, ou tanto quanto achamos que sabemos, sempre tem algo faltando, algo a aprender, falta um ano pra eu começar minha facul *-*

  • Arthur

    Eu faço curso de Inglês há 6/7 anos e não me arrependo disso. Falo praticamente fluente e isso compensará no meu futuro. E pelo visto, a faculdade é bem 'puxadinha' hein!? rsrs Eu tenho sonho em fazer Design Gráfico, e já estou começando a correr atrás de realizar isso. Sucesso pra você, Aninha! Beijos ;*

  • Camille

    Mas se virar é uma das coisas mais importantes, não acha? Assim que a gente cresce como pessoa e lida melhor com a responsabilidade.
    E é de fato ótimo conhecer várias linhas de pensamento, eu adoro, assim nós podemos aprimorar nossa visão geral, transformar as coisas de uma maneira positiva, sem imitar :D
    Po, tava precisando de um curso desses, não tô podendo pagar o meu na cultura pq tá R$300 mensal!!
    Beijocas

  • Endry

    Ah! Esqueci de dizer que seu lay está lindo e que logo terá uma nova versão do meu também… Estou aproveitando os últimos dias de minhas férias. :D

  • Endry

    Com certeza a faculdade é um lugar heterogêneo, múltiplo. Ás vezes nos sentimos deslocados, pois são pouquíssimos "parecidos" conosco, mas é só impressão… É um lugar maravilhoso, com certeza!
    E o nosso esforço é imprescindível!

    Nem me fale em inglês… No próximo semestre sou "obrigada" a inciar, pois nem fundo de quintal eu possuo, hehehe :)
    No próximo ano, começarei francês pela facul, pois é imprescindível para o meu curso.

    beijos e sooorte, querida!

  • Lusinha

    Ah, um curso de inglês é mais que essencial, certamente Aninha. A linguagem é toda em inglês e isso lhe ajudará bastante, tenho certeza.
    Bjitos!

Veja mais comentários:
1 2
ir ao topo