Percebi que faculdade é muito mais do que eu imaginava. É lidar-se com pessoas diferentes de todos os estilos. Minha sala tem todo o tipo de gente, da patricinha até o bicho grilo, do que não sabe nada de design até o que trabalha a mais de 7 anos. Fiz "amizade" com uma boa parte da turma, e, é claro, eu me sentia um pouco excluída. Percebi que o meu gosto é completamente diferente de muitos deles. Fiquei feliz em conhecer gostos tão distintos. Mesmo não querendo é uma troca de conhecimento.
Muitos dos meus colegas de classes já trabalham no ramo do Design. Um desenha em camisetas, outro passa desenhos para o Corel, um trabalha em uma gráfica, outro fazia trabalhos de arquitetura para a prima, outra mexe com fotografia… inclusive alguns já fizeram técnico em webdesign ou design gráfico de poucos meses no SENAC. Mas sabe o que eu percebi? Todos tem — por enquanto — conhecimentos limitados, inclusive eu! Acharam que não era o suficiente e que faltava algo mais. E é ai que entrou o desejo da faculdade. Em cursos técnicos você não aprende história, você aprende a prática, somente. Mas se você não tem o conhecimento, uma teoria por trás, como você poderá aplicar na prática? Não se pode fazer isso às cegas. Ou o trabalho sairá mal feito, ou não apresentará o objetivo real. Para você ter uma ideia, envolve até psicologia! Você necessita criar algo para chamar a atenção das pessoas, mexer com elas.
Outra coisa que conclui: preciso urgentemente aprender a ler, escrever e falar impecavelmente o inglês. Andei conversando com um rapaz do 3º período de DG e ele disse que tem que fazer mesmo para poder sobreviver no curso porque a maioria dos livros de Design são em inglês e a tradução deles é uma porcaria — além do intercâmbio nos EUA. Oi? Meu inglês basicão de ensino médio de fundo de quintal não serve pra nada, pelo visto :s E como nestes dias eu ando saindo uma ou duas horas mais cedo, então fui com o namorado até o Centro de Línguas lá da faculdade para pegar um curso de inglês e me matricularei nesta semana. Paga uma taxa semestral de R$250, e o curso dura 4 anos. Achei barato, se bobear os cursinhos de inglês que tem por aqui é esse valor só que mensalmente. Além disso, terminarei o curso junto com a faculdade e terei dois diplomas de uma vez. Pelo menos terei uma noção maior caso eu precise do inglês no decorrer do meu curso.
Descobri que você tem que se virar neste curso — e nos outros também, é obvio —, ninguém te dá nada de mão beijada e muito menos corre atrás de você. Você não aprende a mexer no photoshop e nos outros programas — ou você se vira ou faz um curso para saber. Você praticamente necessita fazer brotar dinheiro do chão para comprar os materiais que não são nada baratos, diga-se de passagem — "Você está numa faculdade pública, então dá para arranjar um dindim pra comprar material já que você não paga mensalidade" 😭 Os professores não te ensinam a fazer as ilustrações feríssimas que você vê pela internet — se vira e faça seu próprio estilo. Viagens, conferências e congressos? Se você foi esperto conseguirá passagem grátis de ida e volta pago pela Universidade — só que cabe a você onde você ficará hospedado. Enfim, seja criativo e corre atrás que você se dará bem.
Dá um desespero logo de início — e ainda estou nessa fase — mas logo passa. Depois vira rotina e você tirará isso de letra. É só querer.