Pessoalidades

Não basta apenas dizer "Bingo!" e voilá

A alguns anos atrás eu achava que uma ideia genial brotava-se do nada na cabeça das pessoas. Ôh dó, como eu estava enganada… Eu mal imaginava que antes de gritar a palavra "Bingo!" tinha um monte de fracassos, pequenas ideias acumuladas, incubadas e transformadas. Depois que fui entrando no mundo do Design fui percebendo que (quase) nada surge por acaso, e que requer tempo para você amadurecer aquela ideia.


(font da imagem: vecteezy)

Quando entrei na faculdade minha mente ficou mais clara ainda quanto a isso. Há vários processos que faz parte de uma grande ideia, e, muitas vezes, o resultado final não tem nada a ver com o que você tinha pensado antigamente, porém, tem grandes chances ser mil vezes melhor do que a ideia original. Vai se aperfeiçoando e amadurecendo. É como praticar desenho. Já percebeu como você desenhava mal quando era criança? E quem continuou com o gosto de desenhar, olha só como são os seus desenhos de hoje! Completamente diferentes. E é pior do que quando se tinha 5 ou 6 anos? Não, né? Então.

Funciona também da mesma maneira no Design Gráfico. Suponha que um dia você estava tomando banho e de repente surge aquela inspiração divina. Você não pode deixar isso na mão, anota em algum caderninho ou bloco de notas (por que você acha que muitos designers sempre andam por ai com um scrapbook fuleiro cheio de rabiscos, desenhos sem noção, e frases aleatórias?). Mais tarde aquilo vai te ajudar de alguma forma, ou até mesmo em mais de um projeto seu — mas não deixe de lado sua ideia, jamais! Deixe-a guardadinha ali para casos futuros, e você verá que com o tempo, aquela mesma ideia foi se modificando, aperfeiçoando e ficando incubada em sua mente. Isso faz parte do nosso processo criativo, extremamente importante para um ótimo design.

Ler mais…

Então, ainda acha que é apenas dizer "Bingo!" e voilá? #ficadica. 😎


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • Cristiane

    Oi Aninha! Como vai?

    Idéia é uma coisa louca, complexa. Pra mim, por mais que ela não seja uma coisa instantânea, ela aparece do nada… E algumas vezes, me perco e acabo desistindo mesmo, haha. Mas as dicas do segundo vídeo são úteis, inclusive a do bloco eu já utilizava também!

    < --Ah, e eu queria avisar que os posts protegidos não funcionavam somente por causa do WPTouch :/ Através do meu iPod eu consigo ler seus posts normalmente, mesmo sem estar logada e vendo seu layout normal :/--!>

    Beijos e bom restinho de semana!

  • Lucas Maia

    Oi Ana, feliz 2012! (primeiramente) Realmente uma ideia não surge quando você quer e nem no tempo desejado, vem quando você menos espera e os designers é que tem que está sempre com novas ideias. Meu professor de design também falava que tínhamos de andar com bloquinhos e lápis para quando as ideias surgissem.

    Beijos =*

  • marina

    Ótimo texto, eu também faço design estou indo pro segundo semestre, e confesso que me peguei durante todo o período de aula pensando se eu realmente devia seguir a profissão, tem muita gente talentosa nesse meio, e eu não sou uma grande ilustradora nem nada do tipo, mas o fato é esse, realmente com empenho e perseverança a capacidade de trazer projetos do plano das idéias para o 'palpável' vai se tornando mais fácil ao longo do tempo. Bem legal os vídeos também, é sempre bom uma inspiração a mais.

  • Michelle

    Eu desenho sempre e concordo com você! Acredita que eu ja tive ideias enquanto dormia? Sério!!! Eu acordei no meio da noite com um surto de criatividade e fiz um rascunho em uma folha e voltei a dormir rs Quando fui terminar o desenho ele ficou muito melhor do que eu havia feito no rascunho, mas é muito bom se surpreender e pensar "quem diria que aquilo iria ficar assim?" Não sei com você, mas parece que tem dias que eu desenho melhor, que as coisas fluem melhor…
    Adoro os posts que você faz sobre a faculdade, quando eu terminar o ensino médio (Esse é o último ano aaee) Eu pretendo fazer facul de design gráfico também. Beijos!

  • Gaby

    Olá Aninha!
    Concordo com tudo o que disse em seu texto. Ótimas idéias sempre precisam ser amadurecidas e aperfeiçoadas antes de serem colocadas em prática, afinal, se algo for feito num impulso tem grandes chances de não ter o resultado esperado. Os vídeos também ensinam muitas coisas interessantes… Pretendo seguir a dica de ambas as partes para melhorar em todos os aspectos.
    Hum… O que devo fazer para ser parceira do Madly Luv? Se você aceitar, claro.
    Boa semana!
    Beijoquinhas :*

    • Ana Flávia

      @Gaby, é claro que aceito sua parceria 😊 Me passa por e-mail ou pelo comentário mesmo o link do seu banner no tamanho de 120×60 pixels que já ponho ele!

Veja mais comentários:
1 2 3
ir ao topo