Este é, definitivamente, um dos lugares mais fofos que conheci em Londres. Covent Garden foi um dos principais da minha lista de lugares que eu queria muito visitar na minha viagem para lá e me senti muito realizada quando finalmente conheci este lugar. 😊 Para quem não conhece (ou nunca ouviu falar), Covent Garden fica ao lado leste de City of Westminster, bem pertinho do centro da cidade, a City of London (ou, simplesmente, The City). É uma região muito famosa de Londres, com várias performances de rua, museus, teatros, muita história e várias, vããaarias lojinhas fofas!
O mercado
Antes de Covent Garden ser o que é hoje, ele passou por diversas transformações. No início da história de Londres, quando a cidade ainda era chamada de Londinium (fundada pelos romanos) — onde apenas ocupava o espaço que hoje é a City of London — a área de Covent Garden era uma cidadezinha chamada Lundenwic, território fruto de invasão anglo-saxônica cerca 1km a leste de Londinium, passando a ser um forte centro comercial depois da queda do império romano e prosperando até a invasão dos Vikings, no século IX.
Quer mais posts como este? 💌
Depois, o povoado gradualmente foi se mudando para Londinium e Lundenwic voltou a se tornar campo. Alguns séculos depois, a região passou a ser dos monges de Westminster e, devido ao campo composto por pomares, prados, pastagens e terras cultiváveis, a região passou a ser era chamada de jardim da Abadia de Westminster onde tinha o Convento de São Pedro — dai o nome Covent Garden, o "jardim do convento".
No século XVII, o terreno passou a ser de condes e se iniciaram as obras para transformar o campo em uma praça pública, onde poucas décadas depois sediaria um grande mercado de flores, frutas e verduras. O lugar foi se evoluindo ao longo dos séculos devido ao avanço da área comercial, passando de céu aberto a ser dentro de estabelecimentos cobertos. Entre as décadas de 1960 e 80, Covent Garden passou por um longo processo de revitalização para ser o que é atualmente, essa coisa linda e ~maravilhousa~ nas fotinhas.
Restaurantes, docerias, bares e lojinhas
O lugar é cheio de restaurantezinhos e bares que servem o Fish & Tips, famoso prato londrino composto por batatinhas fritas e peixe empanado (delicioso por sinal!). Além disso, as lojinhas de chá, café, doces e especiarias são um encanto só! 😍
Uma lojinha que fiquei especialmente encantada é a Brandy Melville. Lá encontrei alguns achados (lê-se: váaaarias bijus lindas e brusinhas) que não eram tão caros (bijus por £2 e roupas por volta de £12). A parte ruim é que as roupas são todas de tamanho único, o que acho muito bizarro. É realmente necessário limitar tanto assim o público? Fora esta problemática, a lojinha é muito fofa, com aquele ar de sou-garota-capricho e tudo com tons pastel. 😍 Quero levar ela pra minha vida.
Neal's Yard, o jardim secreto
Só pelas fotos acima já dá para ver o quanto Covent Garden é fofo e encantador. Porém, a cereja do bolo deste lugar é um beco bastante peculiar (e bem colorido) de charme único, o Neal's Yard, carinhosamente traduzido pela Neli de "O Quintal do Neal". Até a década de 70 ele era um beco sujo e mal aproveitado, até a intervenção de Nicholas Saunders, autor da série Alternative London (uma enciclopédia de lugares alternativos pra se viver em Londres). Saunders foi pioneiro na culinária orgânica da região e se instalou em Neal's Yard, redecorando o local com ajuda de vários artistas e comprando pouco a pouco os estabelecimentos do beco, transformando-o num local rico em lojinhas de produtos naturebas, que vai de restaurantes até boticários.
O Neal's Yard tem aquele ar de jardim secreto, pois até encontra-lo passamos por várias ruazinhas acizentadas comuns para então encontrar um lugar completamente diferente dos outros locais, colorido e cheio de vida! É muito fácil passar despercebido pois a ruazinha de acesso pela qual eu entrei é bem singela (como pode ver na foto acima).
Este quintalzinho fofo fez parte do meu coração, deixando-o mais quentinho e guardado na memória com muita emoção. 😍 Revendo todas estas fotos novamente deu aquela apertada e vontade de voltar! 😊
Já conhece Covent Garden ou já ouviu falar deste lugar? Qual foi sua foto favorita deste post? A minha preferida é a da entradinha do beco do Neal's Yard e dos Macarons!