Leitura

Resenha: Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
Classificacao:
Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?… Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Quando cheguei na livraria e pedi para um funcionário pegar esse livro, acabamos parando na sessão infantil. Assustei, óbvio. E acabou que não dei tanto crédito no começo, mas mesmo assim comprei porque eu tinha curiosidade porque adoro uma boa aventura. Acabou que me surpreendeu e até agora não consegui entender porque ele estava na sessão infantil. Não há nada de infantil nesta obra, pode ter certeza, e se eu fosse criança, teria pesadelos imaginando as mortes.

Você mergulha totalmente nos pensamentos de Katniss, uma garota de 16 anos, de família humilde, com personalidade forte e reservada. Para proteger sua irmã de apenas 12 anos, ela se oferece como tributo espontaneamente para participar dos jogos. Lá é da seguinte maneira: ou você participa se é sorteado, ou então sofre consequências, isso se ninguém querer entrar no seu lugar — o que é praticamente impossível. E na hora da Colheita, na qual é convocado o casal de participantes, Peeta também é chamado. Mas por que ele?, ela se pergunta. E sem querer, ela e Peeta entram num romance que ninguém sabe se é verdade ou farsa — no qual nem Katniss sabe ao certo, já que tudo o que ela pensa é poder vencer os Jogos, salvar sua família e seu Distrito, e voltar para ficar ao lado de seu melhor amigo, Gale, que é o único com quem ela se abre de verdade.

É um livro diferente de todos os que já li, para ser sincera, e não me arrependi nem um pouco. Fui tomada por angústia, medo e pensamentos horríveis ao imaginar uma grande arena tomada pela morte e hostilidade. Me prendia totalmente e sempre queria ler mais e mais. 5 estrelas! 😊

Próximos livros: Cidade das Cinzas, da série Os Instrumentos Mortais, que li a dois meses atrás; e Eu Sou O Número Quatro, da série Os Legados De Lorien, que estou quase terminando. ;)

Eu gostaria de agradecer muito as mensagens que recebi e os replies falando sobre o Madly Luv. Prometo que sempre irei trazer coisas novas por aqui para jamais decepcionar! E também dar um beijo para as novas parceiras do blog, que é uma honra ter essas meninas por aqui *-*


Comentários

  • Mariane Mendes

    Oi Ana! Lembra da ask que te enviei pedindo uma indicação de livros? Já sei até qual vou ver! Jogos Vorazes! Adorei já de inicio, vou na Saraiva ou em uma loja daqui comprar. Enfim coloquei você como parceira lá no meu blog (pois é tomei coragem e fiz! visita viu? *u*) Você está 'linkada' aqui: http://maritando.blogspot.com/p/parceiros.html
    Beijo Ana!

  • FilipeMachado

    Primeiro,ficou muito legal o layout do seu blog… Gostei mesmo :D
    Estou lendo Jogos Vorazes agora, e tá demais a história. Comecei essa semana, e fiquei impressionado com desfecho da parte 1. Fiquei tipo, hã, como assim?
    Os próximos livros que quero comprar são Eu sou o Número Quatro e Cidade das Cinzas também. Ah, e Herói Perdido. Digo comprar, porque ler já tem um bocado aqui… Por exemplo,tenho que terminar Harry Potter né. E ainda ler Cronicas de Nárnia, Destino, O efeito facebook e por ai vai rs. Isso é o que acontece quando você não consegue ver um lançamento e tem dinheiro nas mãos… Fica com uma pilha pra ler, hahaha.
    Dessa vez minha mãe disse que só vai comprar livro quando eu terminar todos.Ah, não vai demorar muito não.

    • Ana Flávia

      Caraca @FilipeMachado, quanto livro heim? Haushaush! Sério, ler é bom demais né.
      Eu estou terminando de ler Eu Sou o Número Quatro e estou adorando! É bem parecido com o filme mesmo, e não deixa a desejar, inclusive nas personagens. Cidade das Cinzas é maravilhoso! Prefiro esse do que Cidade dos Ossos, apesar dos dois ser bons. Espero que continue essa tendência do próximo livro ser melhor que o anterior da série Os Instrumentos Mortais!
      Esse livro que você mencionou, Heroi Perdido, é da série do Percy Jackson? Nossa, estou doida para ler também, assim como As Crônicas de Nárnia, mais eu preciso apagar esse meu fogo em ler os livros sobre ficção científica para depois cair numa aventura épica como Nárnia, rsrs.
      Beijocas e uma boa leitura!

  • Isabella

    Uai, eu fui lá na semana passada e tinha Cidade das Cinzas, não procurei por Em chamas.

    • Ana Flávia

      Cidade das Cinzas tem lá mesmo @Isabella, mas ainda não chegou o 3º 😭

  • Isabella

    Eu li Jogos Vorazes e amei, sem comentários, ele te prende até o fim, estou com vontade de ler a continuação, mas falando em Cidade das cinzas, em breve vou ter o meu em mãe, depois do que você comentou, eu fiquei mais curiosa ainda. Eu também acho que aquela história do Jace e da Clary não passa de uma história. Agora voltando a Jogos Vorazes, ele tem um tema tão diferente que acho que isso fez com que conquistasse ainda mais, é o tipo de livro que você não se arrepende de forma alguma.

    • Ana Flávia

      De fato @Isabella, o tema de Jogos Vorazes é diferente de qualquer um que já lemos né? É por isso que nos prendeu tanto! Fui na Saraiva ontem lá no flambas e comprar "Em Chamas" de Jogos Vorazes e "Cidade de Vidro" d'Os Instrumentos Mortais. Acredita que ainda não chegaram? Estou ficando doida já! haushau

  • Patricia

    Ficou lindo aqui (:
    Quando vejo alguém postando a respeito de livros me bate uma tristeza por não esta lendo também. Mas espero ter vontade para ler um dia 😊

    Beijoos

  • Luana

    Ai lá vai mais um livro para lista de compras..preciso comprar a sequencia de beijada por um anjo! É que eu vou empurrando com a barriga para comprar,sempre esqueço! hahahaha mas fiquei super curiosa!

  • Lucas

    quero muito ler esse livro!! ja comprei, e ele esta me esperando na fila de livros que tenho para ler aqui em casa, rs.
    quero ler antes que o filme estreia…td bem que isso vai demorar, maas… :)
    abraços!

    • Ana Flávia

      Ixe, vai demorar muito ainda @Lucas, rsrs. Fica tranquilo que com certeza você vai ler até lá e vai ficar super ansioso para ver como que ficará a adaptação deste ótimo livro! ;)

  • Kantinho da Frann

    Oi Ana.Já visitei vc umas 3 vezes,mas de ex-blogs que eu tive,tbm sou apaixonada por leitura e qualquer tipo de arte que expresse coisas boas para quem as veja.No meu caso é desenho digital :p,mas ainda bem que kda um tem sua preferência neh,iria ser mto chato todo mundo fazendo a mesma coisa.Um livro que me interessou do começo ao fim,é o "Exilados da Capela",indicação de um amigo,mas qndo eu perguntei p/ ele do que se tratava ele só disse"leia e vc verá",só tem em pdf,mas eh muito bom.Bom meio de semana p/ você :)

    • Ana Flávia

      Desenho digital também me interessa muito @Kantinho da Frann! Inclusive pretendo fazer um curso disso fora da faculdade ;)
      Eu tenho o livro "Exilados da Capela" mas não o li todo, está nas mãos da minha ainda e depois pretendo le-lo. Li alguns trechinhos e minha mãe já me contou muito sobre esse livro. Me interesso muito por esse assunto também, fico fascinada *-*

      Beijocas

  • Lucas

    Oi, Ana, tudo bem? Espero que sim. Prazer, eu sou o Lucas. Talvez, você se lembre de mim, se não lembrar. Prazer em conhecer você. Apesar de visitar aqui há algum tempo. Eu acabei de abrir meu novo blog.
    Eu sou apaixonado por livros, se deixar, eu devoro as páginas. E dessa vez não foi diferente, sua resenha me conquistou, que eu quero ler. Apesar, que agora estou lendo, A Hospedeira. Estou apaixonado por ele.
    Pretendo, depois, ler esse livro. Fiquei curioso.
    Aqui está tudo tão maravilhoso, continue assim.
    Beijos, Ana. Até mais.

    • Ana Flávia

      Oi @Lucas, o prazer é todo meu! 😊
      Ah, ler livro é bom demais né. Você se teletransporta para outro lugar praticamente, né, rsrs.
      Eu já li A Hospedeira e me A-PAI-XO-NEI perdidamente por este livro! Li umas 3 vezes já e jamais me canso. Foi a melhor obra de Stephenie Meyer. A série Crepúsculo perto disso não é nada, rsrs.
      Então, leia Jogos Vorazes sim! É muito bom mesmo! ;)
      Beijocas, obrigada e sucesso com o seu blog novo! 😊

  • Feeh

    Sou apaixonada por Jogos Vorazes também,Aninha *—*
    Apesar de ter algumas partes que são muito confusas,especialmente o romance dela com o Peeta. A violência desses livros me assusou no começo,mas depois eu até que me acostumei apesar de chorar em certas partes do livro. E eu morro de raiva da Capital,ainda mais no segundo livro por causa do Peeta e do Sinna! eu amava o Gale até que me contaram um podre que ele fez no último livro >.< e só espero que lancem logo o terceiro livro,porque eu não quero arriscar a ler em inglês rs
    beijos ;*

    • Ana Flávia

      De fato a violência meio que assusta né @Feeh, rsrsrs. E pensar que ele estava na categoria de "literatura infantil", me deu dó da criancinha que iria pedir esse livro pra mãe, hausahusahs.
      Ai menina, não me fala spoiler não!!! haushausha Agora fiquei super curiosa >.< evito spoilers porque ai ficou doidinha, hehe. Eu nem cheguei no 2º livro ainda, fui na livraria hoje à tarde e nem tinha chegado =/
      Beijocas ;*

Veja mais comentários:
1 2 3
ir ao topo