Leitura

Resenha: Em Chamas

Livro: Em Chamas
Série: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 413
Classificacao:
Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.

Neste livro Katniss fica um pouco mais fragilizada. Depois de tudo o que passou nos últimos Jogos Vorazes, voltar para a arena era a última coisa que ela e Peeta querem. Tudo o que querem é salvar suas famílias e seu distrito com o prêmio que ganharam. Porém, acontece algo inesperado: o Massacre Quaternário, um evento que acontece cerca de 20 em 20 anos. O Massacre é um Jogos Vorazes diferenciado, em vez de ser selecionados à esmo um casal de jovens de cada distrito na Colheita, são selecionados apenas os vencedores dos antigos Jogos que ainda estão vivos. Ou seja, os melhores assassinos estariam lá. Já era de se esperar que Katniss e Peeta seriam selecionados. Não há muitos vencedores no distrito 12, afinal. Os rumores de rebelião entre os distritos mais pobres é eminente, e a Capital não deixaria isso barato, já que Katniss era a Garota Em Chamas, o ícone da rebelião. Ah, mas não deixaria barato mesmo!

Isso sem contar na presença Peeta e Gale em seus pensamentos, e Kat não consegue descobrir o que realmente sente por cada um deles. Mas há muita coisa que ocupa sua mente, como por exemplo uns murmurinhos daqui, ameaças de alguns ali ao pé do ouvido, que envolve seu distrito e sua família, além de presenciar mortes e torturas horríveis. Tudo o que Katniss deseja é sumir do mapa, ter um momento só para ela, chorar em seu canto e ninguém ouvir, e aproveitar seus últimos dias de vida antes da arena — porque desta vez, ela tem certeza que irá morrer.

Cada capítulo que eu lia ficava mais envolvente! E mais uma vez, Katniss me surpreende com sua garra, maturidade e força que demonstrava com o passar da estória, apesar de toda aquela fragilidade de menina que ela sentia por dentro. E mal vejo a hora de lançar o filme do primeiro livro em março deste novo ano!


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • May

    Não precisa pedir desculpas, só dar um alô pra dizer que tá viva! uashuahsuas!
    Sobre o livro, se fosse um blog 'desconhecido' já estaria LOUCA, mas como sei que é você, fico tranquila, sei que vc não esqueceu! KK' eu tb tenho que enviar um, e é super contra mão pra mim!

    Beijinhos e um mravilhoso 2012!
    May ;*

  • May

    Só não some, né dona ANA? uashauhsas' brinks!
    Apesar de ter parcerias mais de uma editora, recebo livros assiduamente de uma só (universo dos livros) e começarei a receber da Arqueiro/Sextante! As outras exigem um certo número de seguidores que ainda não tenho, então no meu caso não é nem muitos livros pra ler, e justamente a falta deles (de $$)! ashuahsuas'

    Beijos,
    May ;*

    • Ana Flávia

      Parece que tomo um chá de sumiço sempre né @May? haushushusha A cada ano que se passa fica pior >.<
      Desculpe-me por isso amiga, sério mesmo. E tenho uma dívida com você, né? Não, eu não esqueci do livro que eu tenho que te dar. Esse semestre foi meio barra pesada para mim e os correios eram completamente contra-mão do estágio e faculdade. Mas eu enviarei nesta semana de ano novo amiga, prometo 😊

  • Mari Mendes

    Nossa Ana :0, por indicação sua comprei Jogos Vorazes e não me arrependi! É perfeito, e estou louca para ler Em Chamas! E pelo que li de sua resenha é emocionante, eu jamais pensei que os jogos teriam este destino, realmente o livro surpreende a cada instante! E eu não posso esconder a minha ansiedade pro filme *-*

    • Ana Flávia

      Pois é @Mari Mendes, eu também estou ansiosíssima para o filme! E pelo o que percebi, ele será bastante fiel ao livro. aliás, nem teria como não ser né? O livro parece que foi escrito para ser adaptado ao cinema, porque todas cenas seriam impressionantes na telinha, né!
      Leia Em Chamas sim, porque ele é melhor do que o primeiro livro, te garanto, hehe ;D
      Beijocas e um ótimo 2012 pra ti ;*

  • May

    Amiga, morro de vontade de ler essa série! São tantas, que preciso de lista pra me organizar! Assim que der quero comprar os livros e tirar minhas próprias conclusões!

    Beijinhos e ótimo 2012,
    May ;*

    • Ana Flávia

      Eu digo o mesmo @May, são tantos livros que a gente fica doida… por isso que só tenho parceria com uma só editora, porque se não eu teria que ler outros tantos livros voando e deixar de ler os que eu realmente quero, hehe. Só para você ter uma ideia, eu estava tentando ler Em Chamas a mais de 6 meses, logo quando ele foi lançado. E quando consegui pega-lo, demorei 2 meses para lê-lo porque eu não conseguia tempo para dedicar à leitura =/ Mas agora nestas férias espero que seja diferente, haushash, estou com tempinho mais livre a tarde, então dá para dedicar melhor, hehe.
      Um ótimo 2012 pra ti também amiga.
      Beijocas ;*

  • Fernanda

    Ual, e eu estava enrolando pra ler a série! Vai ser a próxima, JÁ! Me explica esse trailler? :O

Veja mais comentários:
1 2
ir ao topo