Desejos e Comprinhas

Livrarias que quero conhecer antes de morrer

Quando eu vou para um shopping o meu lugar preferido é a livraria (em segundo lugar fica a praça de alimentação, porque né… comida é vida e minha gordice never ends). É o meu primeiro ponto de parada e isso pode levar quase uma hora. O tempo para e o mundo lá fora gira depressa. Adoro passear pelas prateleiras, sentar nas poltronas, tocar nos livros, sentir suas capas. Ler sinopses, ver os lançamentos, às vezes pegar um livro qualquer e ler uma página avulsa. Já fez isso, não é? Se você gosta de ler, tenho 99% de certeza que você faz isso também.

Mas livrarias não existem apenas em shoppings. Há zilhares delas e cada um com uma peculiaridade. Uma livraria se torna mágica quando é apostada nela um projeto de arquitetura e design de interiores correspondente à sua identidade. Trago a você então as livrarias que quero conhecer antes de morrer, que tenho certeza que você também irá babar por elas!

Quando fui fazendo a pesquisa das imagens fui também procurando curiosidades sobre elas. Para ver as descrições, é só passar o mouse na foto. 😉

1. Apodon, Xiamen, China.
Me apaixonei pelo design de interior desta livraria. Suas formas orgânicas lembram árvores e estalactites, a livraria Apodon traz conceitos sobre a natureza.

2. Atlantis Book, Santorini, Grécia.
Uma livraria aconchegante que sempre faz eventos para sua comunidade, como de gastronomia e cinema. Volta e meia ela envia livrinhos com mensagens lindas para seus clientes, como se fossem cartões postais. É puro amor! Saiba mais sobre ela com detalhes em um post do blog Livros Lab.

3. Cafeteria El Pendulo, Cidade do México, México.
Uma das maiores referências de livrarias da América Latina quando se trata de cultura. Com o conceito de unir café com livros, ela sempre promove eventos culturais, artísticos, filmes de arte e obras.

4. 10 Corso Como Bookshop, Milão, Itália
Começando apenas como uma galeria de arte com uma livraria, 10CC cresceu e também passou a também vender obras de arte, itens de moda (caríssimos, inclusive!), música, gastronomia, cultura e artigos de design.

5. El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires, Argentina
Antes era o Teatro Gland Splendid, construído em 1919 por Max Glucksman. Hoje é El Ateneo Grand Splendid, considerada pelo jornal britânico The Guardian a segunda livraria mais linda do mundo. Também é a livraria com mais livros em estoque, com mais de 120mil títulos!

6. Livraria Cultura, São Paulo, Brasil
Mais que orgulhosa por ter uma livraria assim tão linda em minha terra natal! Seria a primeira da lista deste Tour! (Sim, sou de São Paulo, mas faz um zilhão de anos que não vou para lá)

7. Livraria Lello, Porto, Portugal
A Livraria Lello é um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico portuense. Ela revive características arquitetônicas do estilo gótico do século XVIII. Bem estilo idade média, não é o máximo? 😊

8. Poplar Kid’s Republic, Beijing, China
É aquele tipíco lugar que não interessa a idade, você sempre voltará a ser criança. A Poplar é uma livraria infantil cheia de brinquedos e extremamente colorido! Ela possui um espaço lúdico para incentivar a leitura e divertir ao mesmo tempo. Tudo inspirado nas cores do arco-íris! Fala que você não gostaria de dar uma passeada por ai? Para ver mais fotos, veja este post do blog Design Rulz.

9. Prologue, Cingapura
O que mais me chamou a atenção desta livraria foi a sua grandeza e as cores extremamente saturadas (fortes). Eu tenho a impressão que ficaria tão maravilhada com o lugar e com seu design de interior que eu poderia me esquecer dos livros #sqn hehe

10. Shakespeare & Company, Paris, França
Esta livraria foi aberta primeira vez foi em 1919 e fechada poucos anos depois devido à guerra. Só na década de 50 foi reaberta e continua aberta até hoje. Ela promove pequenos eventos como domingos de chá, encontro de escritores e leitura de poesia. Um amor, não é?

Fonte das imagens e curiosidades

  1. nomadesdigitais.com
  2. falacultura.com
  3. blog.estantevirtual.com.br
  4. g1.globo.com/turismo-e-viagem
  5. livrolab.blogspot.com.br
  6. en.wikipedia.org
  7. pendulo.com
  8. buenosairesturismo.com.br

Agora, fala que não dá vontade de pegar o primeiro avião e começar a viajar?


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • Shandra Regina

    Oii Ana.
    Amei o novo layout. haha
    Sempre visito aqui mas nunca comentava.
    Das livrarias só conheço a Cultura e foi lindo, acho que fiquei umas 3 horas andando e andando. kkk
    As primeiras que quero conhecer são El Ateneo Grand Splendid e Livraria Lello.
    Sonhos de vida!
    beijos

    • Aninha

      Oi @Shandra!
      Menina, por que você não me contou que tu também era blogueira? Eu achava que você iria começar a blogar por agora por causa daquela nossa conversa pelo facebook, hehe.
      Fiquei muito feliz em saber que tu já andava por aqui na blogosfera 😉 Muito sucesso para você!
      Meu sonho é conhecer a Cultura! Pelo menos é um sonho mais palpável do que as outras nos outros países, haha. Seria meu primeiro ponto de parada e depois eu ia querer ir para a Argentina. xD

  • Maria Fernanda

    Gente, morri de amores pela livraria de Paris *-*

  • Verinha

    Que livrarias lindas!!!
    Já tive a alegria de visitar a livraria cultura, e passar o dia todo lá (só saí para comer e já estava voltando) XD
    Ouvi falar de outra livraria em São Paulo, mas nunca fui, se chama Livraria da Vila, você conhece?!

    Abraços *u*

    • Aninha

      @Verinha, acho que eu ficaria também o dia todo nela se fosse para SP, haha. Nunca ouvi falar da Livraria da Vila, mas ouvi dizer de uma chamada Livraria Martins Fontes que é perfeita para quem trabalha com arte e design. xD

  • Luiza

    Oi, Aninha! 🙂
    Eu sempre quis conhecer a Livraria Lello, ela é tão charmosa, parece uma biblioteca antiga! A shakespeare & company também é gracinha! E pelo nome só deve ter títulos bons hehe.

    Bah, como boa paulista eu vou na livraria cultura pelo menos 1 vez por semana, mesmo sendo longe da minha casa! É uma delícia ficar lendo ou estudando lá, mesmo pra bater um papo com os amigos é muito bom! O café é carinho, mas vale o preço xD

    Pra vc que é designer eu também recomendo a livraria martins fontes! Ela não é nem de longe tão charmosa mas tem muitos títulos interessantes, em especial pra ti que é designer!

    Delícia de post, Ana! Me deu aquela fominha básica por leitura, hahaha
    Beijos

    • Aninha

      @Luiza, muito obrigada pela dica! Se um dia eu for para SP passarei pela Martins Fontes *-* adoro livros de design!

  • Carla Vieira

    Fiquei maravilhada com as livrarias MEU DEUS… Tornei-me louca para conhecê-las <3

Veja mais comentários:
1 2 3 4
ir ao topo