Passeios e Viagens

King's Cross + Tour completo pelos Studios de Harry Potter

Chegou o post que eu mais esperava publicar aqui no blog nos últimos meses: a minha visita à Warner Bros. Studio Tour — The Making of Harry Potter. Quero aproveitar que semana passada (26/06) completou 20 anos de publicação de Harry Potter e compartilhar contigo a sensação de ter novamente 10 anos de idade, sentir todas as emoções possíveis e impossíveis quando li pela primeira vez Harry Potter e a Pedra Filosofal. 😍 Hoje vou compartilhar com você com detalhes uma das melhores e incríveis experiências da minha vida. Se prepara, pois você está prestes a ver o maior post da história deste blog até hoje, haha. Portanto, pegue um lanchinho e se prepara que este post você verá mais de 80 fotos deste lugar incrível!

Ingresso Warner Bros. Studio Tour London - The Making of Harry Potter - madlyluv.com

Ingresso de entrada. Preparadx para esta viagem incrível?

Primeira parada: Estação King's Cross

Antes de pegarmos um trem na Euston Station para ir para aos Studios, nós não podíamos deixar de passar na estação de trem King's Cross. Chegamos por lá na estação de metrô King's Cross St. Pancras. E agora vem o baque: a estação majestosa que vemos nos filmes de HP não é a verdadeira King's Cross! Toda parte externa que vemos é da estação St. Pancras. São duas estações diferentes uma do lado da outra.

King's Cross St. Pancras - madlyluv.com
Estação King's Cross - madlyluv.com

A verdadeira estação King's Cross

Estação King's Cross – área interna
Estação King's Cross
Estação King's Cross - madlyluv.com

Estação King's Cross – area interna

Por dentro a estação é completamente diferente do que vemos nos filmes. Até ai nenhuma novidade, né! Não podemos esperar que os cenários reais sejam 100% fieis aos livros. Enquanto nos filmes vemos uma estação com arquitetura um pouco mais antiga, a King's Cross atual está totalmente renovada e moderna. Entretanto, mesmo com tudo isso lá estava ela… Um pouquinho diferente do que lembramos nos livros e filmes, mas ela existe: a Plataforma 9 3/4. 😍

Loja Harry Potter na Plataforma 9 3/4 na Estação King's Cross
Plataforma 9 3/4 na Estação King's Cross
Plataforma 9 3/4 na Estação King's Cross - madlyluv.com

A cara de felicidade da criança, haha! (E sim, sou Corvinal)

A Plataforma 9 3/4 não é nada mais, nada menos do que uma paredinha lisa. Não é uma pilastra de verdade, mas acabou virando o símbolo da estação! Quando eu e minhas amigas a fila não estava tão grande para tirar foto, mas infelizmente nosso tempo estava muito curto para visitarmos a lojinha pois ainda tínhamos que pegar o trem para os Studios.

Segunda parada: Watford Junction

Nós pegamos um trem para Watford Junction, a estação do distrito de Watford, onde ficam os Studios. A viagem durou cerca de 40-50 minutos. E assim que chegamos na estação fomos para o ponto de ônibus especial para os visitantes aos studios, que chega a cada 20min.

Ponto de Onibus Harry Potter Studios Warner Bros

Durante a viagem os visitantes ficam vendo um pequeno vídeo apresentando os studios, narrado por Mark Williams (que interpreta o Arthur Weasley!).

Destino final: Os Studios

A viagem de ônibus demora cerca de 15-20min, passando pela cidadezinha do distrito e uma pequena estrada, finalmente chegando nos studios. Com uma entrada majestosa, a gente logo já prova um pequeno gostinho do que veremos lá dentro, dando logo de cara as peças de xadrês bruxo com mais de 3m de altura! 😊

Entrada Harry Potter Studios Warner Bros xadres bruxo Harry Potter Studios Warner Bros

A "portaria" é onde você apresenta o seu ticket na entrada. Enquanto se está na fila você aproveita o tempo para ficar se maravilhando com a decoração do ambiente, cheio de fotos os personagens nas paredes, as malas dos estudantes e o carro Ford Anglia do Sr. Weasley.

O armário sob a escada Harry Potter Studios Warner Bros

O armário sob a escada é o primeiro cenário do studio tour, logo após a fila de entrada

Eu gostaria muito de contar com detalhes sobre a primeira parte do tour pelo studio, a apresentação oficial, mas eu vou deixar apenas essa parte no mistério. Seria muita maldade tirar todo o encanto da apresentação, que é ESPETACULAR e você merece ter essa surpresa! Mas fica um pequeno spoiler: A sala de apresentação é uma espécie de cinema, e quando apresentação acaba, segura esse coraçãozinho, pois é a parte mais incrível de todo o seu tour. Eles fazem questão de fazer uma entrada extremamente nostálgica e emocionante. Acho que se eu morresse ali mesmo estaria tudo bem, mas acabei só chorando litros mesmo.

O Salão Principal

Um dos primeiros cenários grandes apresentados no tour é o Salão Principal, composto por vários objetos de decoração usados nos filmes, roupas e, inclusive, o chapéu seletor!

Salao Principal Harry Potter Studios Warner Bros
Chapéu Seletor Harry Potter Studios Warner Bros

Os cenários avulsos

O studio não é nada mais, nada menos do que um galpão gigante composto por sessões e áreas compostas por vários cenários de pequeno a grande porte (às vezes remetendo à cenas específicas dos filmes), além de objetos, contraponto também com áreas de making of mostrando os materiais, maquiagem, utensílios utilizados pelos atores etc.

Making of Harry Potter Studios Warner Bros

Utensílios de maquiagem e perucas

Espelho de Ojesed Harry Potter Studios Warner Bros

O Espelho de Ojesed

Sala de Poções Harry Potter Studios Warner Bros

Sala de Poções

Cena de Nagini Harry Potter Studios Warner Bros

Cena de Voldemort e outros comensais da morte, na casa de Lucius Malfoy, quando Nagini ataca a professora Caridade Burbage (Harry Potter e as Relíquias da Morte)

Quadribol Harry Potter Studios Warner Bros
Sala de Dolores Humbridge
A Toca Harry Potter Studios Warner Bros

A Toca ♥

A Sala Comunal da Grifinória

Os pequenos detalhes da sala comunal e quarto de Harry.

Sala Comunal Grifinória Harry Potter Studios Warner Bros
Sala Comunal Grifinória Harry Potter Studios Warner Bros

Quarto de Harry

A sala do professor Dumbledore

Sala professor Dumbledore Harry Potter Studios Warner Bros
Sala professor Dumbledore Harry Potter Studios Warner Bros

Eu fiquei extremamente impressionada com o nível de detalhes dos cenários e também da qualidade da produção. Nem parece que as paredes são feitas de isopor, haha. Quando a gente vê os filmes é tudo muito mágico e nem parece que é de verdade, né? Mas é sim! Quando realmente vemos de perto percebemos o quanto é trabalhoso fazer tudo isso e o nível de minuciosidade. Nem tudo é feito por computador!

A Estação King's Cross e The Railway Shop

E agora sim, os cenários que foram usados para mostrar a estação King's Cross que conhecemos dos filmes. 😍 Nesta parte do studio tem o Expresso de Hogwarts, uma locomotiva de verdade de 1937 e adaptada para as filmagens, e também tem a lojinha da Plataforma 9 3/4, a The Railway Shop.

Harry Potter Studios Warner Bros Harry Potter Studios Warner Bros
Harry Potter Studios Warner Bros

Quem não ama a cena em que Harry e Rony se tornam amigos? *-*

Rony e Lilá, o ship mais odiado por mim, hahaha
Harry Potter Studios Warner Bros
Harry Potter Studios Warner Bros

Vestimentas usadas pelo personagens nas ultimas cenas de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Fica bem do lado do cenário de Harry e Rony jovenzinhos, como se fosse o marco do início e do "fim" da história.

O refeitório

Depois que termina a sessão da plataforma 9 3/4, entramos para um corredor com acesso ao refeitório. É lá onde encontramos a famosa cerveja amanteigada e os cenários em céu aberto!

Cerveja amanteigada

E agora vem o meu veredicto sobre a cerveja amanteigada: Ô, COISINHA RUIM! Pois é, quis cuspir tudo pra fora quando fui toda esfomeada para virar a caneca. Não sei se foi porque encontrei um gosto que eu não esperava — alias, eu nem sabia o que esperar. Dei de cara com um refrigerante de baunilha doce pra caramba com cobertura de uma espécie de chantilly ruim pra simular a espuma. Doce com doce e mais doce. Me deu até aquela sensação de formigamento na garganta por salivar demais devido ao excesso de açúcar. Infelizmente não gostei, mas pelo menos a canequinha é muito fofa! Pelo que me lembre a "cerveja" com a canequinha custou £6,5, e se fosse só com copo descartável era cerca de £3 ou £4.

Os cenários abertos

Privet Drive Harry Potter Studios Warner Bros

Rua dos Alferneiros, 4, em Litlle Whinging, Surrey

Ford Anglia Harry Potter Studios Warner Bros

No Ford Anglia do Sr. Weasley

Casa da familia de Harry Godric's Hollow Harry Potter Studios Warner Bros

Casa da familia de Harry de Godric's Hollow em tamanho real!

Onibus de 3 andares Harry Potter Studios Warner Bros

O ônibus noturno de 3 andares (e eu dormindo no ponto, haha)

Departamento de Criação de Efeitos Visuais

A sala das criaturas é uma das mais fascinantes do studio. É lá que em encontramos bonecos e robôs de diversas criaturas, como a Fawkes, Aragogue, Bicuço, o dragão Rabo-Córneo Húngaro usado no Torneio Tribruxo e alguns bonecos dos personagens que davam até medo de tão reais!

Duendes Harry Potter Studios Warner Bros

As cabeças de duendes de Gringotes

Alguém me explica como pode ser tão perfeito esse boneco?
Acorda Emma!
Aragogue Harry Potter Studios Warner Bros

Aragogue em tamanho real pendurada no teto

Rabo-Córneo Húngaro
O olhar sereno de Bicuço
Fawkes Harry Potter Studios Warner Bros

Fawkes e seu olhar imortal, rs.

Beco diagonal

Harry Potter Studios Warner Bros

A arquitetura de Hogwarts

Depois da parte da apresentação, essa foi a sessão mais emocionante para mim, pois era uma área completamente dedicada a arquitetura e a maquete incrível de Hogwarts. Eu simplesmente nunca tinha visto nada igual. Você tem noção de quantos desenhos (reais, feitos à mão) foram feitos para criar o que conhecemos hoje do Castelo de Hogwarts? É uma sala gigantesca com dezenas de sketches sobre o projeto para tornar tudo real.

Harry Potter Studios Warner Bros

Projetos de arquitetura

A maquete tinha cerca de 4m de altura (contando com o terreno por baixo) e todo um sistema de jogo de luz para simular dia e noite (ao som da principal música de Harry Potter, composta por John William). Dá para ter uma vista de 360º pois ela fica bem no meio de uma passarela em espiral que vamos descendo para ir para a próxima sessão. A maquete me pareceu tão majestosa quanto o castelo nos filmes! Eu não conseguia parar de chorar enquanto a via ao som da música. É simplesmente fantástica!

Maquete Hogwarts Harry Potter Studios Warner Bros

A Maquete Hogwarts vista de baixo

Sessão das varinhas

Essa também foi uma sessão bastante sensível e emocionante, pois cada caixinha de varinha tem o nome de um profissional que trabalhou nos filmes. Inclusive, se você procurar com calma entre as varinhas, você também encontrará a de J.K. Rowling!

Harry Potter Studios Warner Bros

A lojinha

A loja dos studios é a última sessão que você verá em seu tour. É até maldade eles fazerem isso pois você sai do seu tour como uma pessoa tão maravilhada que você quer sair comprando tudo na lojinha! Mas tome cuidado, apesar das coisas serem muito lindas, são bem carinhas.

Loja Harry Potter Studios Warner Bros

Área nova pra explorar: a Floresta Proibida!

Quando eu fui em setembro do ano passado, não tinha ainda indícios da sessão da Floresta Proibida! E essa é uma super desculpa para eu voltar novamente, haha. Veja o vídeo promocional.

Agora… vamos para a parte final do post com algumas informações e dicas.

Informações gerais

Quando eu escutava falar dos studios eu jurava que era um parque temático ou algo do tipo. Mas não, ele é literalmente um galpão gigante organizado em sessões com cenários e objetos reais utilizados nos filmes. As sessões são divididas nesta ordem: Cinema, Salão Principal, Estúdios Internos, a Plataforma 9 3/4, Blacklot Café (refeitório), Estúdios Externos, Departamento de Criação de Efeitos Visuais, Beco Diagonal e a Sala da Maquete, terminando na lojinha de presentes. Eu só não sei onde está atualmente a Floresta Proibida (imagino que na área externa). Há algumas áreas interativas mas são voltadas mais para as crianças. A magia está mesmo em conhecer tudo que compôs esse universo cinematográfico que se fundiu com nossa imaginação. Eu não sei você, mas os filmes (principalmente os primeiros) contribuíram e muito para o meu imaginário do universo HP, pois quando eu li o livro pela primeira vez foi praticamente na mesma época do lançamento d'A Pedra Filosofal, então era inevitável ler os livros sem pensar nos cenários dos filmes!

Ingressos e tempo de visita

Os ingressos são comprados antecipadamente pelo site e custam £39 por adulto (mas há outros pacotes para idas em grupo). Não são vendidos ingressos na entrada, apenas trocam o seu voucher enviado por e-mail assim que é realizada a compra dos tickets. Há também como pedir para entregar os ingressos em um endereço físico de sua confiança. Se você puder fazer este último, recomendo, pois evita a fila da troca do voucher. Os ingressos tem data e hora marcada, então seja pontual como os britânicos. Não é simplesmente chegar a hora que quer, pois o tour é guiado por um profissional. Então, você só entrará no horário marcado. A excursão guiada dura cerca de 2h30 a 3h, mas você pode ficar o tempo que quiser! O ideal é estar na entrada uns 40min antes do horario marcado no seu ingresso (filas existem e não há como evitar).

Tenha o Audio Guide

Na entrada você pode fazer a aquisição do seu Audio Guide, que é um pequeno tablet (arrisco dizer que era um iPhone 3GS, haha) com um aplicativo do mapinha completo do lugar com mais de 24 pontos de interação para você escutar a descrição do local em várias línguas, inclusive o português do Brasil. O audio guiado explica cada sessão e tudo relacionada a ela: trechos do livro, o processo de criação da produção, curiosidades e até galeria de fotos. O Audio Guide é opcional e você paga por ele £4,50, mas vale super a pena! Eu particularmente preferi o audio guia do que a excursão em si, pois eu poderia ficar o tempo que eu quisesse na sessão sem precisar acompanhar toda hora a mulher que nos guiava.

Leve lanchinhos

Recomendo fortemente que leve comida na sua mochila. Além da Starbucks, o cardápio do refeitório é bem estilo fast food. Há uns sandubas que não são nada demais, e por isso achei a comida de lá extremamente cara. 😤 Um sanduíche custava £8, fora a cerveja amanteigada. Veja bem, um sanduíche marromeno saiu cerca de R$40 pela conversão naquela época! Me arrependi nesta parte da comida, mas ainda sim eu recomendo a cerveja amanteigada, pois faz parte da experiência do local (e também pela caneca, claro).

A loja dos studios

Eu indico você comprar apenas as coisas que você gostaria muito (muito mesmo) e que só tem o original ou saiba que não achará algo semelhante em outro lugar — como as varinhas dos personagens, por exemplo. — Antes mesmo de ir pros studios, dê uma olhada na loja virtual, pois praticamente tudo que tem nela tem também na loja física, então você se organiza financeiramente antes de viajar, pois essa loja é um rombo na carteira. Não precisa se preocupar que Londres é recheada de coisas relacionadas ao universo HP! Você encontra de monte vários artigos na loja de departamentos Primark, que tem em todo lugar em Londres. As camisetas na loja dos studios giram em torno de £26 e você encontra roupas semelhantes lá na Primark por £5. Londres incentiva muito o turismo nos lugares mencionados nos livros e filmes, então muitas lembrancinhas também são vendidas nestes lugares. Desta forma, dá para você trazer de Londres várias coisinhas de Harry Potter sem gastar horrores.

Como chegar

A estação de trem que desembarcamos é a Watford Junction. Chegamos nela através da linha de trem London Midland (sentido Northampton) pela estação Euston Station. Não me lembro muito bem, mas creio que o ticket custou cerca de £10, e pegou diretamente dos meus créditos do Oyster Card (cartãozinho de viagem de Londres). O ticket do ônibus da empresa que sai de Watford Junction para os studios custa £2,5 (paga-se na hora) e serve para ida e volta, então guarde o ticket do bus com cuidado para conseguir voltar e pegar o trem novamente. Reserve um tempo mínimo de 2h para todo este transporte antes do horário marcado no seu ticket de entrada para o tour. Apesar da pontualidade britânica existir, nunca se sabe o que pode acontecer. Saiba mais sobre outras formas de chegar no studios pelo site.

* Os valores mencionados no post são referentes a setembro de 2016 e podem ser diferentes atualmente.


Bem, é isso! Até que enfim acabou o post, haha. Caso você tenha chegado até aqui através das páginas, muito obrigada por ter participado desta grande experiência comigo. 😍 Espero ter trazido um pouco do gostinho nostálgico e da emoção, pois é um passeio único. Isso porque eu nem coloquei todas as fotos (foram mais de 200!) e não mostrei com todos os detalhes todas as sessões, mas já dá para ter uma boa ideia do que você verá (ou pelo menos para matar a vontade e/ou a saudade). O que você achou dessa experiência? Conte-me nos comentários!


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público. Caso alguém responda o seu comentário aprovado, você será notificado via e-mail.

  • Patrícia Lobo

    Que inveja que esse post me fez! Espero um dia poder visitar os estúdios também. Ando a guardar algum dinheiro para isso.

    Beijo *

Veja mais comentários:
1 3 4 5
ir ao topo