Achados na Interweb

Inspiração: Layouts responsivos

Eu sou da época de blogar na qual a tela mais utilizada era a 800×600 pixels e monitores maiores eram um luxo que poucos poderiam ter. Com o passar do tempo, os monitores ficaram mais acessíveis e maiores, e a variação de resolução explodiu juntamente com a vinda das tablets, smartphones.

E com essa nova moda de vários tamanhos diferentes, também chegou com tudo o HTML5 e o CSS3. Com diversos efeitos de transição, animações, sombras, etc, sem a necessidade de se utilizar flash (glória à Deus, hehe), a combinação destas duas novas linguagens virou a menina dos olhos da programação front-end, onde nós, designers, mais atuamos quando se trata de trabalhar na área de web design.

O HTML5 e CSS3 abriram várias portas para os sites ser mais dinâmicos, interativos e adaptáveis a qualquer resolução, atingindo então uma maior gama de usuários. Diante disso, a criação de layouts responsivos cresceu e virou tendência na web. Do smartphone ao desktop, o layout do site se encaixa em sua tela de uma forma diferente e inteligente sem perder a identidade e informação principal.

Vamos dar uma olhada em sites que apostaram nesta tendência que nos podem trazer inspiração?

 
E, por último — e não menos importante — um exemplo que está mais próximo de nós da blogosfera. O blog fofo Quase Descolada, com sua nova identidade e inteiramente responsivo. Puro amor! 😊

Quem se interessou, sugiro que dê uma olhada no artigo de Diego Eis lá no site Tableless que vale super a pena ser conferido! Lá ele explica com muito mais detalhes e inclusive sugere vários links para quem se interessa — inclusive eu, que já estou de anteninhas ligadas e estudando mais sobre esta tendência!

O que acharam dos layouts? Fico encantada, e às vezes perco a hora só vendo layouts assim! Há outros zilhares por ai espalhados na internet, e muitos deles estão listados em diversos sites de inspiração para darmos uma olhada e contribuir para nosso processo criativo e analisar. Fica a dica! 🙂

Beijocas e até mais galera, tenham uma boa semana!


Comentários

Ao comentar, você alega que está de acordo com a política do blog e de privacidade, consentindo o armazenamento de seu nome e e-mail nos cookies. Os comentários são moderados manualmente e podem levar algumas horas até serem divulgados ao público.

  • Jaqueline

    Nossa, seu blog e os demais que vc colocou são uma fonte de inspiração mesmo. Só queria saber onde vcs buscam tantos elementos fofos pra colocar no blog, como backgrounds e afins.

    • Aninha

      @Jaqueline, alguns elementos são feitos por mim e outros são comprados com licença em banco de imagens (como o shutterstock) 😉 Você pode encontrar elementos igualmente fofos em outros sites de elementos free como o vecteezy ;D

  • Lari

    Awnn, como eu disse no Twitter: Obrigada, Aninha *-* Eu nem acreditei quando vi o blog no seu post. Me arrancou um sorriso aquI!

    Eu babei muito nesse da corujinha, e o quinto do macaquinho. O nono está com a minha cor favorita <3 hauahuaha. Mas eu ainda estou babando nesse da coruja.

    Essa tendência de layout responsivo é mega bacana. A gente agora só vive com o celular ou um Ipad na bolsa. Outra tendência também é o blog com os menus todos na página principal, sabe? Contato, Perfil, tudo. Mas acho que esse é mais pra layout corporativo. Nos blogs não daria, por causa dos posts. 🙁
    Beijos, Aninha. <3

    • Ana Flavia

      Oi @Lari,
      Esse da corujinha foi o que mais fez sucesso, hehe. Também é o meu favorito!
      Essa tendência de fato é muito bacana mesmo, o que dá de tablets e smartphones por ai não é brincadeira.
      E imagina, como eu já disse, achei o novo layout do QD super fofo *-* Prabéns!
      Beijocas e um ótimo feriado para você! ;D

  • Isadora

    Oi, Aninha! Tudo bem?
    Agora sim, adorei o tema do post! <3
    Awn, amo esse modelo de layout, sou apaixonada por esse da Coruja. Acho super interessante fazer isso… Beijos!

    • Ana Flavia

      Oi @Isadora!
      Ué como assim? Não gostava dos temas de antes? Hhusahsua. (to zuando viu, é brincadeira)
      Mas de fato, fazia tempo que eu não postava algo assim sobre Design, fico feliz que tenha gostado *-*
      Um beijo e tenha um ótimo feriado!

  • Michelly Melo

    Oi, Ana!
    Adorei o post. Estou doida para aprender mais sobre isso. Tenho visto pela internet vários exemplos e não tem como não se encantar né! 🙂
    Beijos!

    • Ana Flavia

      Pois é @Michelly Melo, está super em alta sites deste jeito né? Eu fico encantada.
      Fico feliz que tenha gostado do artigo 😊
      Um beijo e tenha um ótimo carnaval!

  • Gabi

    Eu estou querendo adaptar o meu blog a dispositivos móveis como nos exemplos, mas quem disse que dá tempo? Tô correndo tanto nos últimos dias que nem consigo parar um pouco e aprender sobre isso – a manutenção do blog mesmo é que dá trabalho, no final das contas, né? Hehe.
    Gostei dos exemplos e vou tentar saber mais sobre isso e, que, sabe nas próximas férias eu já não coloco em prática? 😉
    Adorei o post!
    Beijos.

    • Ana Flavia

      Exatamente @Gabi, quem disse que dá tempo? Hehe
      Sem conta que acho que ainda tenho que estudar muito para conseguir fazer algo satisfatório. Mas é como você disse, manter o blog é que dá trabalho.
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Beijocas e tenha um ótimo feriado! ;*

Veja mais comentários:
1 2 3
ir ao topo