Madeixas

Ruivices: Guia básico de Colorimetria para iniciantes

No ultimo post sobre #ruivices eu contei sobre a minha primeira experiência de pintar raiz e vi que algumas pessoas comentaram dizendo que não estavam entendo nada das numerações que eu comentava sobre as tintas que eu uso. 8.4, 7-77, 7.57, 7.34… WHAT? Foi dai que eu percebi que, quem não sabe, realmente fica boiando na história, haha. Santa inocência a minha! 😤 Vendo estes comentários tive uma ideia de fazer um pequeno guia de colorimetria capilar para situar não só você (para não boiar quando eu empolgo a falar das tintas, haha), mas também ajudar a quem está querendo entrar para essa saga ruiva a entender como funciona este jogo de números sobre as colorações e entender qual coloração pretende chegar. E no final deste post também colocarei váaaaarios links de posts legais que falam sobre ruivices para apimentar sua pesquisa e ter mais conhecimento sobre a área. 😍

O que é Colorimetria Capilar?

Entendendo a numeração

A numeração da cor de base ou altura de tom é feita através dos tons naturais dos cabelos que vai do 1.0 (Preto azulado) até 12.0 (Louro Ultra Claríssimo Natural). A cor de base sempre aparece primeiro na numeração para, em seguida, mostrar a numeração da(s) nuance(s) que esta base terá. Veja abaixo o quadro das cores de base e nuances mais comuns.

Colorimetria capilar

Se uma coloração possui .0 na numeração, significa que é "natural", ou seja, é a cor de base "pura" e sem nuance. Entretanto, se há um zero na frente de uma nuance, que dizer que esta nuance está intensificada — ou seja, uma coloração 7.40 é louro médio acobreado intenso, que funciona igualmente para uma 7.44 (seria acobreado + acobreado = acobreado intenso).

Quase todas as marcas de colorações seguem o padrão da numeração acima, mas é necessário ter cuidado porque há marcas que possuem uma numeração diferente da padrão, como acontece na marca Igora. O dourado dela é .5, assim como o acobreado é .7. Há um post no blog Testando Produtos Cosméticos que fala tudo sobre as nuances da Igora quando se trata de tons vermelhos e acobreados (vale a pena!).

Exemplos

Água oxigenada

Vulgarmente chamando de "ox", a água oxigenada será o agente que irá revelar a cor da coloração. Ela possui vários volumes (10, 20, 30 e 40) e quanto maior o volume, maior será a perda de pigmento natural do fio (e maior será o ressecamento porque perde muita água). Para pintar os cabelos é necessário usar água oxigenada estabilizada (vai dizer no rótulo!) e na maioria delas estará escrito como "loção reveladora", que possui agentes na mistura que fazem com que o cabelo seja menos agredido com a química. As loções reveladoras da marca Igora são umas das melhores pois vêm azeite na fórmula e isso ajuda a repor a nutrição dos fios. :)

Usar ox na coloração significa descolorir?

Não. Quase todas estas colorações permanentes recebem água oxigenada. Isso não significa descoloração, mas sim revelação da cor, que é diferente. Sem a água oxigenada na mistura da coloração seria como passar a tinta no cabelo e na primeira lavagem sair tudo. O processo de descoloração envolve pó descolorante + água oxigenada, e isso normalmente acontece com cabelos muito escuros e espessos quando só a tinta + ox não são suficientes para abrir a cor desejada.

O que cada volumagem quer dizer?

Não adianta você falar que quer pintar o cabelo sem água oxigenada que isso não existe (se existe me fala, pelamor, porque até hoje não achei este milagre rs). O único método ZERO química é usando henna 100% pura que, para cabelos escuros, ainda é necessário passar por um clareamento para a henna pigmentar devidamente. Então, para você chegar no tom desejado ou apenas tonalizar o fios, precisa saber o que cada volume significa:

Volumagem da Ox (% da emulsão):

To com cabelo pintado mas quero ele mais claro. Como faz?

Eu jamais indico ox 40vol porque ela resseca demais o cabelo e com paciência consegue atingir resultados somente com ox 30vol. Apesar de dizerem que tinta não clareia tinta, normalmente a cada coloração o cabelo vai ficando um catiquinho mais claro até um certo ponto devido ao clareamento consequente da emulsão reveladora — isso se usar sempre a mesma ox e mesma tinta (ou variando de marca só que com cor equivalente). Então pode ir clareando com tinta, sim! Mas lembre-se: só clareia até 1 tom e meio mais ou menos. Para clarear mais ainda, só usando produto removedor de coloração para tirar todo o pigmento da tinta para você pintar novamente uma que possui uma base mais clara.

Tonalizante

Tonalizante é uma das melhores invenções de cosméticos para cabelos na minha humilde opinião. Tonalizante é um banho de brilho que reaviva a cor do seu cabelo e/ou muda um pouquinho a nuance original do seu tom de base. É super indicado para ser usado entre uma coloração e outra, não agride os fios, não leva amônia na fórmula e não é permanente (sai em cerca de 5 a 7 lavadas). O uso do tonalizante é como se fosse tinta mesmo, só que "enluva" com as mãos mecha por mecha porque também é um tratamento de hidratação, então o cabelo fica bem macio. 😊

Tonalizante vs. Mix

Tonalizante estilo banho de brilho já vem com a misturinha pronta e você decide se quer diluí-la em creme branco ou então usar pura para ficar mais pigmentado. Os tonalizantes mais famosos são da Keraton e CKamura, e os tons mais queridinhos são o Conhaque e o Cobre.

O mix normalmente é usado nas colorações para intensificar a cor ou mudar um pouco a nuance da coloração e levam amônia na fórmula. Por exemplo, um mix 0.3 misturado com uma tinta 7.4 fará com que, além do cobre 0.4 que veio na tinta, fará também com que tenha nuances douradas devido ao mix 0.3.

Por ser pigmento puro e não possuir cor de base os mix podem ser usados como tonalizantes. É recomendado utilizar com ox de 10vol a 20vol porque a ox de volumagem baixa ajuda a penetrar o pigmento no fio de forma superficial sem mexer na cor de base — porque se não usar ox, a cor bonita sai em 2 lavadas 😭 … acredite em mim, experiência própria! Com ox na misturinha faz ter o mesmo tempo de duração do que os tonalizantes banhos de brilho.

Minha experiência sobre tonalizantes e mix

Link importantes

Os links abaixo me ajudaram muito a descobrir a cor de ruivo que eu queria, bem como qual caminho tomar!

  1. Coloração de Cabelo Perfeita: Utilizando a Matemática da Colorimetria
  2. O guia do cabelo ruivo – 10 coisas que toda ruiva precisa saber e colorimetria básica
  3. Colorimetria: Numeração dos reflexos
  4. Colorimetria: Arte de colorir os cabelos
  5. Cabelos ruivos: tintas e numerações
  6. Como usar mix (corretor de cor)?
  7. Colorimetria: Neutralizando a cor indesejada
  8. Manual do ruivo acobreado – Um guia para iniciantes por Gleici Duarte
  9. Manual do ruivo I: Tudo o que você precisa saber antes de pintar o cabelo
  10. Manual do ruivo II: Tintas, tonalizantes e água oxigenada
  11. Os Novos Acobreados da Igora Schwarzkopf

Além dos links outra dica legal para aprender sobre colorações é entrando no grupo Amor Acobreado Sem Censura. Este grupo também me ajudou bastante porque lá você conversa com várias ruivas e fica sabendo de várias experiências.

Dicas importantes sobre cabelos coloridos

  • Cada cabelo, uma sentença — como já dizia a minha mãe desde quando me entendo por gente, haha. Cada cabelo reage de uma forma diferente. Por isso sempre faça teste de mecha. Só porque uma coloração de numeração tal funcionou em alguém não significa que terá o mesmo resultado no seu.
  • Cabelos finos tendem a clarear mais rapidamente, ou seja, abrir a cor mais fácil. Cabelos grossos às vezes precisam passar por umas luzes para ajudar a abrir o tom, ou partir para uma descoloração ou soap cap.
  • A maioria dos cabelos virgens pegam fácil a coloração, mas também o desbote é muito mais rápido. Até a cor fixar é necessário pintar o cabelo todo cerca de 3 a 5 vezes.
  • Evite pintar o cabelo todo sempre! Depois de muito tempo de coloração (que, dependendo do cabelo por ser em poucos meses ou só depois de anos) o fio fica desgastado e poroso, porque a química da coloração é muito forte. Um fio poroso faz com que a cor saia muito mais rápido pois o fio não consegue segurar o pigmento. Sempre busque pintar apenas a raiz — e para igualar o resto use um tonalizante ou mix de sua escolha;
  • Ruivo bonito, é ruivo saudável. Com cabelo saudável até a cor desbotada é linda, haha. Jamais deixe de fazer hidratação, reconstrução e nutrição de seu cabelo — e o nome deste conjunto de tratamentos feitos em revezamento chama-se cronograma capilar;
  • Selagem, progressiva, botox e afins devem ser feitos antes da coloração! Entretanto, o resultado da aplicação do shampoo anti-resíduo + química + calor de secador e chapinha desbotam a coloração. Mas antes desbotar do que não entrar pigmento nenhum naquele fio selado, neah? Tonalizantes e mix estão ai à rodo para você recuperar a cor sem agredir novamente. Dica: faça a química somente uns 10-15 dias depois de pintar, e a tonalização pode ser feita no mesmo dia (a não sei que a química seja muito forte e o cabelo precisa "descansar").
  • A raiz tende a ficar mais clara que o comprimento. Isso acontece porque a temperatura do couro cabeludo acelera o processo de clareamento em relação ao restante do cabelo.

Bom, agora que você sabe um pouco sobre calorimetria, que tal arriscar uma mudança ai nesse seu cabelo? 😎


Comentários

  • Ana

    Excelente. Estou tentando sair da base 6 com 25% grisalhos pra um cobre em casa, então venho pesquisando. Pesquisando Obrigada.

  • Carol

    Não sei se pode me ajudar, no meu caso a minha raiz está muito escura, principalmente na parte de baixo, o resto do meu cabelo é descolorido e mesmo usando ox de 30 não está clareando, to muito incomodada porque fica tipo uma faixa da diferença de cor, e não queria ter que descolorir só a raiz. Tem umas partes que estão escuras também no comprimento do cabelo, você acha que a única solução é descolorindo de novo, ou com paciência consigo acertar na tinta?

    • Aninha

      Carol, no seu caso o correto é ir num profissional perito em colorimetria para poder se resolver o seu problema. Não sei se o seu caso é só para ser loiro ou se é para chegar em outra cor, mas de qualquer forma quando há casos de muita diferença de cor, é melhor contratar um profissional para igualar.

      • CAROL

        Então meu cabelo está ruivo também, tô usando a igora 8.77. Foi o que imaginei, acho que deixei crescer muito a raiz e como meu cabelo é escuro, ta essa diferença e fica muito aparente, vou procurar um salão ): Muito obrigada <3

  • denise

    Excelente matéria, colocou de maneira prática e dinâmica o processo de coloração. Em http://coloristaexpert.com.br/colorimetria/tabela-de-cores-de-cabelo/ tem mais informações sobre colorimetria.

  • Ohara

    Eu tinha visto o post ainda no antigo layout&e só agora tô comentando. eu to pensndo em pintar o cabelo de loiro com reflexos acobreados, haha! bem
    útil, sério haha! beijos*

  • Rubia Carla Costa

    Adorei era o que estava procurando

  • lucia

    eu gostei muito do blog esta completo e muito claro…

    • lucia

      ata eu estou estudando colometria e adoreis tudo do blog…

  • Samandra

    Nunca pintei meu cabelo, tenho medo!!

Veja mais comentários:
1 2 3 4
ir ao topo