Atendendo pedidos, formei este tutorial para aqueles que quer aprender a instalar o WordPress. Então, explicarei aos poucos. Esse tutorial foi especialmente feito para aqueles sites de hospedagem grátis (neste tutorial utilizarei a Hostinger como exemplo) ou quem deseja instalar o WordPress automaticamente.
Editado em 15/04/2016
Dica sobre a hospedagem Hostinger: Caso você utilize de fato uma hospedagem da Hostinger de graça, comece selecionando o plano grátis com criação de SUBDOMÍNIO. Com domínio você já precisará ter um registrado previamente pois no momento em que seleciona o plano grátis, ele não faz este tipo de registro, muito menos vincular DNS (que seria a ligação entre domínio e hospedagem). Você precisará fazer esta troca de DNS posteriormente no painel da empresa do qual você registrou o domínio. Já ao criar um subdomínio lá na Hostinger você já sai com endereço e hospedagem instantaneamente. Dai, se quiser utilizar esta mesma hospedagem para um domínio próprio futuramente, é só registrar e trocar o DNS.
1) O que é WordPress?
O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo perfeito (CMS) para blogs e sites que utiliza a linguagem PHP como programação. Nele você pode criar páginas e publicar artigos com muito mais eficiência e organização do que um blogspot ou blog UOL, além de instalar plugins de todos os tipos para deixar sua página mais dinâmica, atrativa e personalizada. É o CMS mais usado no mundo devido às suas quase ilimitadas funções e centenas de plugins diferentes. Em que lugar eu uso? Você o usa em sites de hospedagem que têm suporte PHP e banco de dados MySQL. Muitas pessoas perguntam-me se o UOL ou o Blogspot suporta etc. Não, o UOL não suporta WordPress e nenhum blog que tem tags de post (blogspot, blogger, tumblr, sapo…).
Exemplos de sites de hospedagem GRÁTIS que suportam o WordPress são: Free Web Hosting Area, Web Host, Free Hostia, Award Space e Hostinger (minha favorita).
2) Baixando o WordPress
Vá no site oficial do WordPress para o Brasil e baixe a última versão do WP. Ao terminar o download, extraia os arquivos da pasta zipada.
3) Criando um banco de dados
Dependendo do site que você está hospedando, você precisará criar um Banco de Dados MySQL, caso o suporte do site não te dê tudo pronto (o que é a maioria dos casos). Para que serve o banco de dados? Será neste local onde seus dados, plugins, posts, comentários, páginas etc, ficarão guardados. Encontre o local para você criar o banco dados (geralmente chamado Database nos sites em inglês), crie um nome com letras e números — de preferência que seja curto para não atingir o limite de caracteres —, se tiver a opção para criar um usuário, coloque o mesmo nome do banco de dados nele, e por fim coloque sua senha.
Veja no exemplo abaixo que fiz utilizando o painel de controle da Hostinger.
Eu gosto de colocar o nome do banco de dados igual ao nome de usuário, porque assim ninguém confunde e tudo fica sussa e sabe onde cada usuário vai, hehe. A senha gosto de colocar uma bastante difícil para ser mais seguro. Mas não se esqueça de anotar a senha e os dados acima! Você precisará destes dados mais tarde.
4) Utilizando o FTP para fazer o upload
Com um programa de FTP (recomendo o FileZilla) você enviará todos os arquivos que contém dentro da pasta WordPress para o site da sua hospedagem.
Geralmente, quando você cria a sua conta em um sistema de hospedagem, os dados de FTP já são enviados para seu e-mail. A senha por padrão é a mesma do painel de controle da hospedagem. Se você não se lembrar de seus dados, basta encontrar um local em seu painel de controle onde tenha uma área destinada a contas de FTP. Veja como é na Hostinger.
Agora que você possui todos os dados, abra o seu programa de FTP e encontre o caminho de sua pasta do wordpress que você fez o download. Na coluna da esquerda é onde mostrado os seus arquivos do computador, e a coluna da direita é da sua hospedagem. O local onde você fará o upload provavelmente será uma pasta com o nome "www" ou "public_html", como no exemplo abaixo, e caso não apareça nenhuma pasta e mostre o conteúdo vazio (como acontece no freetzi.com) é só jogar direto.
Dica: Muitas pessoas enviam, além do conteúdo, a pasta do WP ficando mais ou menos assim: seublog.servidor.com/wordpress. Na verdade, você pode até mudar o nome da pasta para ficar como um diretório chamado /blog/ ou até mesmo enviar somente os arquivos para ficar na raiz do seu site, ou seja, sem nenhum outro caminho de acesso, ficando apenas como seublog.servidor.com (que é o mais recomendado, como é no exemplo acima).
5) Finalizando a instalação
Agora vem a parte mais fácil. Depois de esperar todo o upload dos arquivos ser feito, você acessará a url do seu blog em questão e seguirá os passos que o wordpress te dará. Ele vai pedir senha, usuário e dados do banco de dados que você criou, e, por último, o nome de seu blog e te dará os campos para você escolher um nume de usuário e senha do painel de controle do wordpress (e não da hospedagem viu?). Veja os exemplos do passo a passo que você encontrará no decorrer da instalação nas imagens abaixo:
Agora é só você entrar em seu blog wordpress, instalar um tema qualquer e começar a postar!