PHP

PHP: Como fazer?

Sim! O grande enigma para muitos blogueiros iniciantes… "Como se faz páginas em PHP?" Eu já passei por isso e podem ter certeza: não é um bicho de sete cabeças.

OBS: o Blogspot não aceitam páginas em PHP. Um servidor bom que suporta PHP é o Freetzi e o Orgfree.

Introdução:
Uma página em PHP é dividida em quatro partes básicas: header, sidebar, footer e index, todas terminando com a extensão .php. Para formar as páginas precisa das includes principais (que eu encaro isso como se fossem "iframes" sofisticados, hehe). As principais são os códigos que você coloca no inicío, que é o header.php e o sidebar.php e no fim da sua página, o footer.php. No meio você coloca o conteúdo que quiser ou a include do Cutenews (veja o tutorial de instalação do CN aqui no blog depois!). Além disso, uma página em PHP fica bem melhor quando se é feito em Tableless.

Fazendo passo a passo: Abra o seu editor de HTML
O Header é a "cabeça" da sua página, ou seja, o iníco dela. Você que já sabe HTML, para entender melhor, é onde você coloca as tags < head>, < body>, os scripts, etc. Na parte onde você abre a < div>, você apenas deixe a div dele aberta porque sua continuação será feita em sidebar.php. Não esqueça: deixe somente a aberta e mais nenhum código a mais abaixo dela, ok? Terminado de fazer, vá em "Salvar como" no seu editor de HTML, e no tipo você vá em "Todos os Arquivos" e salve o seu arquivo como header.php. Exemplo do header (em tableless):

<html>
<head>
<title>Título do seu blog</title>

<!– SEU CSS - TROQUE A URL DO STYLE.CSS PELO SEU CSS HOSPEDADO –>
<link rel="stylesheet" href="style.css" type="text/css" media="screen" />

</head>
<body>
<center>

<div id="page">

<div id="header"></div>

<div id="sidebar">

b) o Sidebar
O sidebar é onde você colocará todas as informações de seu perfil. Você pode colocar menu, conteúdo divididos em abas, fotos do flickr… o que você quiser. Como o início de sua < div> está lá em header.php, você já pode aplicar o conteúdo direto. Só que não se esqueça de fechar ela e abrir a < div> do conteúdo dos posts. Salve como sidebar.php. Veja só como ficará este arquivo:

Conteúdo da sidebar<br />
Conteúdo da sidebar<br />
Conteúdo da sidebar<br />

</div>

<div id="content">

c) o Footer
O Footer é o rodapé da sua página, ou seja, o final dela. Como você deixou a < div> do seu post aberta em sidebar.php, a primeira coisa que você irá fazer é fechá-la antes de colocar o conteúdo do footer. Depois disso você fecha a < divs> e tags de < html>, < body> e < center> que foram abertas lá em header.php. Salve como footer.php Irá ficar parecido com isso:

</div>

<div id="footer"></div> <!- se você for usar Tableless ->

</div>

</center>
</body>
</html>

c) o Index
O Index é a sua página inicial. É nela que você coloca as includes. Caso queira usar Iframe, faça isso:

<?include('header.php');?>
<?include('sidebar.php');?> 

<iframe name="iframe" src="http://sua-url.com/" frameBorder="0" scrolling="auto" width="100%" height="1000px" allowtransparency="true"></iframe>

<?include('footer.php');?>

Se você vai usar o Cutenews, geralmente a sua página inicial ficará assim:

<?include('header.php');?> 
<?include('sidebar.php');?> 

<?PHP $number = "2"; include("cutenews/show_news.php");?> 

<?include('footer.php');?>

O resto de suas páginas, é só você tirar a include do Cutenews (ou o Iframe) e colocar o conteúdo que quiser, mas sem aquelas coisaradas de < head>, < body> e etc, pois tudo isso já estará no header e no footer. É só colocar o conteúdo diretamente. E para salvar a página salve como .php com o nome quiser ;D

Enviando para o servidor e observações:
a) Depois de você salvar no seu PC estas quatro partes e o resto de suas páginas, envie-as para o seu servidor por FTP. Se você não conseguir ter uma conta de FTP, não tem importância, pode enviar manualmente pelo painel de controle (pelo menos em relação às páginas em PHP, quando é para enviar o Cutenews é muito mais fácil quando se tem o FTP).
b) As páginas "internas" vão mudar automaticamente quando você mudar algo no header ou no footer. Assim fica mais mais fácil personalizar o blog.


Comentários

Atenção: Não é possível realizar novos comentários nesta página pois ela será descontinuada em breve, assim como todos os outros tutoriais da sessão Extras.
  • Gabriela

    Olá!
    Antes de tudo quero parabenizá-la pelo blog, está muito bom e cheio de conteúdo útil, além de ser lindíssimo :)
    Comecei a mexer com blogs bem novinha. Fui do UOL para um domínio particular de uma amiga, onde usava PHP e o cutenews. Deu trabalho mas eu aprendi rs. Quando essa minha amiga parou de pagar o domínio, acabei abandonando meu blog. Há alguns anos voltei usando o tumblr, mas recentemente ele vêm me cansando e estou pesquisando outras plataformas para tentar. Minha pergunta pra você é: o wordpress.org utiliza esse sistema de PHP? se sim, eu poderia colocar as postagens do próprio wordpress no index.php, ao invés de usar o cutenews?
    Eu gosto do wordpress, mas tinha desistido dele pq para instalar temas próprios precisa de um domínio (aquela diferença do .com/.org) e eu não estava disposta a pagar para manter meu blog que é apenas um hobby, mas vi em outro tutorial seu aqui no blog algumas indicações gratuitas então ele voltou a ser minha opção principal! A outra seria o blogspot/blogger, que não conheço bem.
    Enfim! Desculpa o incômodo e obrigada pela ajuda dos tutoriais.
    Abç!

    • Aninha

      @Gabriela, sim, no WP.org usamos PHP, mas ele é um CMS completo, não há razão para se utilizar cutenews nele, até porque poderia gerar conflito. O wordpress trabalha com banco de dados enquanto o cutenews trabalha com armazenamento em .txt comum.

      Para ter um blog wordpress.org não tem a obrigação de ter um domínio, mas sim de uma hospedagem, assim como o Cutenews. Uma hospedagem que tem suporte a cutenews também tem para wordpress :D Há hosts e dominios free para isso! O dot.tk oferece dominio .tk grátis enquanto a Hostinger oferece hospedagem grátis. No meu tutorial de como instalar o wordpress expliquei a instalação pelo proprio painel da hostinger, pois muitas pessoas não têm condição de bancar hospedagem 😊

ir ao topo