Comentei aqui no blog sobre a importância de uma url curta personalizada e como ela pode trazer credibilidade a um blog. Em um mundo que não devemos escrever muito além de 140 caracteres, todos nós sabemos o quanto é fundamental que nossas urls sejam o mais curtas possíveis. Com shortlink personalizado já dá para saber de onde vem o conteúdo, além de poupar caracteres e nos dar maior liberdade de texto.
Neste tutorial darei dicas de como criar um shortlink personalizado para seu blog.
1) O que é um shortlink?
"Encurtamento de URL é uma técnica na World Wide Web onde um provedor torna um site disponível com um URL muito curto, em adição ao endereço original." — Wikipedia
- URL original: https://madlyluv.com/extras/wp-comentarios-facebook-responsivo/
- URL encurtada: http://mluv.co/1jiGa02
Outros exemplos de url curtas: Youtube (youtu.be), Facebook (fb.me), Globo (glo.bo), Google (goo.gl)… e alguns blogueiros já assumiram essa tendência também, como blog Depois dos Quinze (dd15.me), Melhor Ângulo (angulo.me) e o Angeliica (angeliica.tk).
2) Criando um shortlink
Um shortlink não é nada mais, nada menos, do que um outro domínio registrado para o seu blog. Ele precisa ser o mais curtinho possível, e ainda sim continuar a remeter ao nome de seu domínio original.
Por exemplo, o domínio do Madly Luv é madlyluv.com e a url mais abreviada possível e disponível para registro que encontrei mais aproximado do original foi o mluv.co. Para achar um shortlink legal e bem a sua cara, indico o domai.nr. Este site mostra todos os domínios possíveis com o nome que você deseja.
Quanto custa?
O preço dos domínios podem variar de acordo com suas terminações e sugiro que você pesquise bastante. Eu gostei muito do .co e quis deixar o mais parecido possível com o domínio original, e o restante dos ponto-blablablás da vida não tinham nada a ver. Para o MLuv.co desembolsei R$65 e continuei com a mesma empresa que registrou meu domínio original pois achei em outros lugares por quase R$90! 😤
Tem como ser free?
Yes baby! Para domínio free, sugiro o Dot KT, que é uma saída para quem não quer desembolsar money para um novo domínio.
3) Criando uma conta no Bitly e verificando-a
Depois de registrar e liberar o seu domínio novo, você fará uma conta no Bitly, um dos serviços de encurtamento de url mais famosos e confiáveis que tem. Gosto muito dele pois é fácil de mexer e tem também Analytics dos cliques.
Faça todo o procedimento de cadastro e, em seguida, faça a verificação do seu e-mail lá em Settings, na aba Profile. Esta verificação é importante para você poder adicionar um novo domínio em sua conta.
4) Adicionando o domínio curto ao Bitly
Continuando em Settings, só que desta vez na aba Advanced, você adicionará a nova URL padrão que você usará para encurtar os seus links em Custom Short Domain.
Após adicionar o seu domínio curto, aparecerá uma página falando sobre o processo de apontamento do DNS que você deve fazer. É basicamente trocar o número do DNS do seu domínio curtinho para o número que o Bitly irá te dar. Isso é muito importante pois fará com que você crie quantos shortlinks quiser diretamente pelo Bitly. Sem este apontamento não dará certo.
Como troco o DNS, Ana?
Nesta parte eu sugiro que você peça ajuda ao suporte do local onde você registrou o seu domínio, pois dependendo do servidor o painel de controle é diferente e às vezes você não tem acesso ao DNS, como aconteceu com o meu caso. Por isso, faça como eu fiz: peça suporte de um técnico profissional. Assim não há erro. Quando são empresas muito grandes ou são frees, possuem páginas de tutoriais ensinando o próprio cliente a trocar o DNS.
Assim que você receber a confirmação de que o DNS foi trocado, você voltará a página de onde você adicionou seu domínio curto e pedir a sua verificação. Se não der OK, espere um pouco pois o DNS ainda pode estar sendo propagado. Assim que a verificação der OK, sua página ficará mais ou menos como a imagem abaixo. Ah! E não esquece de fazer o apontamento do seu domínio curto para o seu blog de domínio original lá em Branded Short Domain Root Redirect, viu?
5) Criando shortlinks
Agora que domínio curto está configurado, você já pode começar a encurtar todos os links que você quiser!
Uma dica legal para você que usa o Chrome é utilizar uma extensão que já faz o encurtamento da url que você deseja em um só clique! Para outras ferramentas e aplicativos, basta acessar Tools em sua conta.
Se você quer automatizar os links do seu blog wordpress, leia este tutorial complementar.
Dúvidas? Comente abaixo que respondo! :D