Acredito que é a partir deste semestre que começarei a ver algo a ver com o Design Gráfico propriamente dito. Não que o ano passado eu não tenha visto nada, muito pelo contrário, peguei a base de tudo. Mas foi durante essas primeiras semanas de aula que percebi que estamos nos aprofundando cada vez mais e o termo Design é dito a cada 5 minutos na sala de aula. As matérias do 3ª período, apesar da maioria ser teóricas, são mais específicas. E a cada vez fico mais encantada com o Design Gráfico.
Dentre semioses visuais, história do design gráfico, arte moderna e processos e procedimentos do desenho, a disciplina que mais me fascinou de início neste 3º período foi programação visual. Estudaremos a percepção visual e como podemos criar projetos de uma maneira que qualquer pessoa entenda, baseando-se me vários fatores na psicologia da Gestalt. Falando assim parece difícil, mas não é tanto assim — pelo menos, teoricamente. Pelo o que entendi, é basicamente trabalhar de uma maneira que seja harmônica, funcional e compreensível ao usuário mesmo usando ilusões de ótica. O professor é altamente crítico, logo na primeira aula já mandou fazermos um trabalho e já foi apontando os erros. Achei esplêndido. Há pessoas que sabem criticar de uma maneira que você nem se ofende; absorve e te influencia a fazer melhor.
Já que estamos falando de Design…
Já ouvi casos de pessoas desistir de cursar Design Gráfico por não atingir as expectativas. Já recebi mensagens de pessoas que se diz interessadas nesta área que só achavam que Design é ficar no photoshop, fazer logos, folders e página de internet. Sempre respondo que Design é muito mais do que isso, mas já acho um passo e tanto de alguém perguntar, pesquisar e procurar saber. Eu também tinha uma ideia limitada, até começar a pesquisar compulsivamente e olhar a grade curricular do curso. #FicaDica pessoas:
Para finalizar o assunto, recebi um e-mail interessante dias atrás de uma garota que pretende estudar Design Gráfico. Achei super interessante a ideia do blog dela, que é mostrar o mundo do Design e para quem está começando a se interessar. Ela conta suas experiências e as convicções que ela vem adquirindo sobre este maravilhoso mundo. Visite o blog da Marina, Quero Ser Designer. ;D