Iris Scott terminou bacharelado em Belas Artes e mestrado em Ensino Elementar em 2009 e decidiu girar o globo e escolher um lugar para descançar longe de todas as distrações da escola e do trabalho.
Mudou-se para um apartamento pequeno, só com uma cozinha e um banheiro e sem ar condicionado, no no sul de Taiwan passando a maior parte do seu tempo escapando do calor e pintando.
Em uma noite, ela precisava limpar os seus pinceis para aplicar um cor de amarelo brilhante e terminar seu pintura à oleo. Mas sem querer deixar o seu belo quarto, ela decidiu aplicar a cor com a ponta dos dedos mesmo.
“Eu sabia que de 10 pinceladas que a pintura à oleo à dedo seria o que eu faria pelo resto da vida.”
E foi assim que começou a pintar com a ponta dos dedos e compara os seus instumentos novos de trabalho ao do pianista que tem dos dedos todos trabalhando junto e fazendo sua arte.
O que me chamou muito a atenção no seu trabalho é exatamente isso, pintar com os dedos e por muitas vezes, seus quadros me lembravam das pinturas feito por pontilhismo. Sem contar na mistura de cores e formas. Como vocês podem ver no video, ela sai mexendo os dedos , contornando e criando formas, e quando percebemos temos um quadro novo cheio de profundidade e sombras, como se tivesse sido pintado com pinceis.