TV e Cinema

6 filmes que inspiraram Stranger Things que também estão na Netflix

Eu nem preciso dizer que Stranger Things, série original da Netflix que estreou dia 15 deste mês, já virou um clássico, né? Nem fez duas semanas e já está no topo das séries mais populares do mundo segundo o IMDb, com nota 9,2, ganhando até mesmo de Game Of Thrones. Mas também não é para menos, né… Stranger Things é um compilado maravilhoso de referências dos filmes de nossa infância de Sessão da Tarde e clássicos do cinema da década de 70 e 80. E alguns destes filmes referências também estão na Netflix pra gente rever. Bom pra aproveitar e já emendar à serie quando a mesma acabar para continuar naquele climinha nostálgico, ou então vê-los antes da série para já chegar com bagagem pronta!

netflix stranger things gif lights - madlyluv.com

Para quem ainda não conhece, Stranger Things conta a história de um garoto que desaparece de uma forma muito misteriosa sem deixar vestígios na pequena cidade de Hawkings, Indiana, em 1983. Enquanto seus amigos e família procuram por ele, várias coisas estranhas e sobrenaturais acontecem, incluindo uma misteriosa garotinha com habilidades especiais. Veja o trailer.

Alerta: este post tem muito spoiler! Se você não viu Stranger Things e detesta qualquer tipo de spoiler, não leia este post inteiro ainda. Enquanto não vê, que tal ler as sinopses dos filmes referências, assistir os trailers abaixo e comentar comigo o que achou? 😎

6 filmes na Netflix que inspirou Stranger Things

E.T. – O Extra-terreste (1982)

Sinopse: "Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade." Veja o trailer.

Quando as crianças encontram a Eleven na floresta onde acreditam que o Will sumiu, eles logo percebem que ela não é uma garotinha comum. Eles acolhem ela e aos poucos vão desenvolvendo uma grande amizade, principalmente com Mike, que tenta protegê-la a todo custo, principalmente quando ele e os amigos descobrem que ela está fugindo de pessoas que faziam experiências científicas com ela devido às suas habilidades psíquicas e também porque é a única que pode ajudar a encontrar o Will. A cena ápice de referência é a cena da qual as crianças estão fugindo de bicicleta do pessoal que quer pegar a Eleven de volta ao laboratório, e ela simplesmente faz o furgão da empresa voar no ar pra ajudar os meninos a escapar. Cena esta que é bastante parecida com a cena de E.T. quando Elliott foge com o extra-terreste e o mesmo faz com que ele e o rapaz voem pela cidade.

6 filmes na Netflix que inspirou Stranger Things

Conta comigo (1986)

Sinopse: "Gordie Lachance é um escritor que recorda sua época quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 em Castle Rock, Oregon, e seus três amigos inseparáveis: Chris, Teddy e Vern. Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil. Um dia, Vern ouviu outros garotos comentando sobre o corpo de um garoto da idade deles que havia desaparecido, e logo eles partiram para tentar encontra-lo." Veja o trailer.

Um grupo de amigos à procura de um garoto perdido e, no meio da jornada, enfrentam dificuldades onde a amizade é posta à prova (bem como a vida em algumas situações). O que te lembra? Lembra bastante a relação de Mike, Dustin, Lucas e Will, não é? Não é incomum nos filmes dos anos 80 terem crianças como protagonistas, andando de bicicleta e caminhando nas linhas de trem, das quais passam por situações de autoconhecimento e amadurecimento. Essa foi uma das sacadas que Stranger Things utilizou pra nos deixar tão nostálgicos ao ver a série. Outro filme que tem muito essa pegada é Os Goonies (mas não está na Netflix atualmente), e já perdi as contas de quantas vezes já vi estes filmes na Sessão da Tarde!

6 filmes na Netflix que inspirou Stranger Things

Carrie, A Estranha (1976)

Sinopse: "Carry White é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com sua mãe, uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Além dos maus tratos em casa, Carrie também sofre com o abuso dos colegas de escola, que nunca compreenderam sua aparência nem seu comportamento. Ridicularizada por todos, aos poucos ela descobre que possui estranhos poderes paranormais, que se manifestam com força total durante o baile da escola". Veja o trailer.

Carrie move as coisas com sua mente, assim como a Eleven, e ambas usam seus poderes de forma mais intensa quando se sentem em perigo ou querem proteger alguém. Mas não é só por isso que Carrie, A Estranha foi referência para Stranger Things. Na cena em que Nancy (irmã de Mike) está fugindo do monstro no mundo invertido, a primeira coisa que ela faz ao passar pelo portal é enfiar sua mão para segurar Jonathan (irmão de Will). Essa cena é extremamente parecida com a cena final do filme de Carrie, onde sua mão emerge de repente da terra para agarrar a mão de Sue. Referência ou coincidência?

6 filmes na Netflix que inspirou Stranger Things

Série Star Wars (1978, começando pelo Ep. IV)

Sinopse: "Luke Skywalker sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros Jedi e ao mercenário Han Solo para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência." Veja o trailer.

Mike, Will, Dustin e Lucas são apaixonados por Star Wars, e nada mais justo do que ter várias e várias referências na série. Eles mesmos referem-se a Eleven como um Jedi, um mestre Yoda, já que consegue mover coisas com a força da mente. Além destas pequenas referências na narrativa, qualquer semelhança entre o cartaz de Stranger Things com Star Wars é uma mera coincidência — só que não 😍

6 filmes na Netflix que inspirou Stranger Things

Tubarão (1975)

Sinopse: "Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local pede ajuda a um ictiologista e a um pescador veterano para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.".

A referência de Tubarão gira bastante em torno do monstro misterioso de Stranger Things. Assim como um tubarão, o monstro é uma espécie de criatura que caça forma solitária e sorrateira, que sente o cheiro de sangue a quilômetros de distância (inclusive na água) e vai matando um a um. Isso lembra bastante o motivo porque Barb, amiga de Nancy, é atacada, pois estava na beira da piscina com um profundo corte na mão pingando sangue.

Outra referência que se assemelha ao monstro de Stranger Things é o Alien (filme Alien, o 8º Passageiro, de 1979), que me lembrou bastante o aspecto físico da criatura. Além disso, também tem várias referências de cenas em ambientes escuros de pessoas vestidas com roupas especiais e com lanternas que lembra bastante Alien (como cenas dos pesquisadores no laboratório dentro da sala do portal). Infelizmente não tem Alien na Netflix, mas fica ai a dica extra. :)

6 filmes na Netflix que inspirou Stranger Things

Minority Report – A Nova Lei (2002)

Sinopse: "O filme passa-se em Washington no ano de 2054. A divisão pré-crime conseguiu acabar com os assassinatos, nesse setor da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido. Estas informações são fornecidas a uma elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou a sua prisão nunca aconteceu?" Veja o trailer.

Minority Report não é um filme antigo, e sua referência é bem leve, porém, crucial. Nele, há um grupo de paranormais que ficam dentro de um tanque cheio de fluidos dos quais são responsáveis por ampliar seus poderes e transmitir suas visões. Assim também é em Stranger Things. Na série, Eleven é várias vezes inserida dentro de um tanque com alta densidade de sal para isolar seus sentidos e permitir concentração total para achar pessoas e fazer contato com o monstro no mundo invertido.

(Fonte das imagens: Reprodução)


Eu gostaria de comentar sobre o quanto a Winona Ryder (que interpreta Joyce, mãe de Will) está espetacular em sua atuação. Ela conseguiu incorporar bastante o personagem de mãe desesperada que faz de tudo para recuperar o seu filho, a ponto de acreditar que está à beira da insanidade e ainda sim jamais desistir. Fora que a Winona é uma atriz ícone de filmes creepy e de suspense das décadas de 80 e 90, como Os Fantasmas se Divertem (1988), Edward Mãos de Tesoura (1990) e Alien – A Ressurreição (1997).

E você, gostou da série? Acho que fazia muito tempo que eu não via algo tão nostálgico e cheio de ganchos com vários clássicos. Stranger Things me passou a ideia de ser um filme gigantesco de Sessão da Tarde dividido em episódios, haha. A série conseguiu transmitir várias destas referências com elegância e sem plagiar de fato. E até hoje não me conformo que foram somente 8 episódios e acabei em tão pouco tempo… Quero mais! 😊


Comentários

  • Thaís

    Essa série é maravilhosa, sério <3 <3 Achei a ideia do post genial! Dos que você mencionou, só assisti Carrie, A Estranha e todos os filmes de Star Wars. A cena da piscina é sinistra, né? Aliás, muitas coisas são nessa série! hahahaha. Tô aqui chorando as pitangas e querendo logo a segunda temporada. Acho que vou abrir uma associação para viciados anônimos em Stranger Things! ;p
    Um beijo!

  • Babee

    Eu ameeei a série, pena que é curta, né? Essa é a hora que começamos a procurar todas as teorias possíveis pra sofrer menos (ou mais) até a próxima temporada :( HAHAHAHAHA

    • Aninha

      Babee, também amei a série! E olha, acho que se a temporada fosse mais longa perderia toda a graça, porque dai os episódios enrolariam mais. Com a temporada curtinha assim todos eles acabaram ficando ótimos e na medida certa *-* Nem tenho coragem de procurar mais teorias porque dai me deixa mais ansiosa para ano que vem, haha. Eu só vi aquela de o monstro pode ser a própra El e o mundo invertido é o futuro. Parei ai porque já fiquei enlouquecida kkkkk
      Beijocas e obrigada pela visita! Fazia tempo que eu não te via por aqui ♥

  • Sâmia Laços

    Que postagem maravilhosa. Eu não sabia das referências e, sem dúvidas, ganhei um cardápio maravilhoso pra consumir durante o final de semana.

    • Aninha

      Que bom que gostou das referências, Sâmia! Vai ter filme pra ver no final de semana por um mês inteiro, hehe. ♥
      Beijocas e obrigada pela visita!

  • Silmara Araújo

    Acho a cena da piscina incrível! <3 Comecei a assistir Stranger Things por acaso no dia da estreia e me surpreendi positivamente!

    • Aninha

      É maravilhosa a série, né? ♥
      Beijocas e obrigada pela visita!

  • Chell

    TODOS LOKO NO STRANGER THINGS!!!!!
    Adorei o post hehehe, dá pra aproveitar e rever os filmes =D

  • Natália Lemos

    tenho visto tanta gente elogiando Stranger Things que até fico com vontade de assistir, mas as imagens que são compartilhadas me deixam com muita impressão de ser uma série ~~só de terror~ e eu morro de medo dessas coisas, hahaha seu post mudou um pouco essa minha visão e me deixou curiosa, até. vou assistir o primeiro episódio pra ver se gosto.

    beijos!

    • Mayara Rodrigues

      Também sou uma medrosa, mas eu assisti ate o fim e me impressionei demais. Realmente te muuiiito suspense, mas ao final você acaba perdendo o medo. Recomendadíssimo!!

    • Daiany Ramos

      Amiga eu também morro de medo de filme de terror e assisti, vai por mim é somente suspense.

    • Aninha

      Oi Natália! Não, a série não é só de terror, nao. Tem bastante aventura e, confesso, o suspensinho não é nada muito aterrorizante não (e olha que eu sou medrosa). Espero que goste da série, ela é muito boa! ♥

      Beijocas!

  • Licia

    Aninha , adorei a postagem , ontem assistí o 1 episódio dessa série . Sinto falta dos marcadores no blog , gostaria de ler mais coisas desse gênero e não achei os marcadores :(

    • Aninha

      Oi Licia! Que bom que você gostou da postagem ♥ Você encontra as tags na página do post mesmo. Retirei da página inicial pra deixar as coisas mais resumidas e priorizar a agilidade do carregamento do blog. Mas se você clicar no link do post no título encontrará todas as tags relacionadas!

      Beijocas e obrigada pela presença ♥

  • Hellê

    De todos os posts que vi por aí sobre stranger things (e olha, foram vários), acho que o seu saiu um pouco do clichê, adorei esse resgate dos filmes referências, sou apaixonada por conta comigo e goonies, pena que goonies não tem na netflix, mas eu tenho ele em dvd, é um dos meus filmes favoritos da vida *-* fiquei só nas sinopses, porque só assisti o primeiro episódio, quero terminar de ver logo

    beijos ;**

    • Aninha

      Oi Hellê! Fico feliz que tenha gostado do post ♥ E como não amar Goodies, né?! Espero que tenha gostado de Stranger Things.

      Beijão! ;*

  • carla nascimento

    Ai amiga, impossível haver posts mais completos que os seus, amor demais, aff.
    Eu senti algumas dessas referencias enquanto assistia mesmo, concordo super contigo, gritava na minha cabeça, hahaha. Mas como nunca assisti conta comigo, eu lembrei de goonies que tu citou, por que também tem um grupo de amigos crianças e tem os mais velhos, adolescentes na história (até tinha no netflix, tiraram). Continuo devendo assistir Star Wars. Winona atingiu o apice da loucura na atuação, já tava dando vontade de estapear, ela ahasou, a obsessão dela as vezes fazia aparentar que a mãe estava bebada pra mim. Aquela lista de 39 coisas do buzzfeed caiu como uma luva.

    • Aninha

      Oi Carla! Cara, a Winona foi espetacular, né? Ficou bem loucona, mesmo, haha. Adorei! E miga, please, assista Star Wars ♥

  • Nicas

    MIGA! <3 Eu pensei ontem em fazer essa lista! Aí procurei Goonies, não achei, fiquei ofendidíssima e desisti, que bom que alguém mais fez! (e o meu não ficaria nem 1% tão bom)

    Hoje vou tentar Conta Comigo! <3

    • Aninha

      Já deu tempo de ver Conta Comigo, Nicas? Acho ele muito bom! E sim, também fiquei indignada por não ter Goonies na Netflix quando procurei, mas eu jurava que tinha! Já teve né? Fala que não estou louca, haha.

      Beijocas, linda! ;*

Veja mais comentários:
1 2
ir ao topo