Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

Indo para o WordPress 3.0

Achados na Interweb

Odeio quando saem novas atualizações do WordPress porque sempre fico naquele vou-ou-não-vou com receio de perder tudo. E acredito que isso não acontece só comigo. Estou com medinho (e preguiça) de atualizar para esta nova versão — pelo menos aqui no blog — mas como sou muito curiosa e adoro futricar, resolvi atualizar sem dó o WP dos Extras e também do meu blog de testes. Não tive problemas na atualização automática, o que foi um grande alívio. Só estou esperando mais algumas semanas até testar todos os meus plugins ou sair alguma atualização deles (que não duvido nada) para começar a criar coragem em atualizar o WP daqui. Além disso, tenho que ver se os hacks que tenho nos confins de algumas pastas que nem lembro mais funcionam nesta nova versão para dar tudo certo.

Estive pesquisando por ai (Google, o oráculo da internet — rsrs) blogueiros que tiveram problemas com a versão 3.0 para eu ficar a par da situação. Querendo ou não, uma versão nova pode corrigir bugs antigos, mas infelizmente pode trazer alguns novos e dar zica no site inteiro #fato! ¬¬ Encontrei alguns blogueiros dizendo que ao atualizar tudo ficou branco, assim como também o administrador não conseguia acessar a Dashboard mesmo que logado, e que foi necessário desativar todos os plugins. ::sweat:: #medão! Outros artigos interessantes achei no Codex do site do WP. Depois de ler estes artigos cheguei na conclusão de que seria melhor atualizar manualmente quando chegar a hora H, mas antes fazendo o backup do banco de dados, da pasta /wp-content/, e exportando os posts, comentários, paginas, categorias e tags para não dar nenhum problema que não tenha volta.

Entretanto, na atualização automática achei que tudo foi muito rápido! O visual do WP também mudou, mas há quem goste do cinza sem graça que eles adotaram. Eu particularmente prefiro o antigo visual, mas enfim, é somente uma questão de estética. Percebi que no Dashboard você pode configurar quantos comentários recentes você quer que apareça. Em Appearance tem a opção de colocar menu em dropdown com as subpáginas sem precisar de plugins. Também pode-se criar vários tipos de posts, assim como o Tumblr ::love:: Tem como ter taxonomias personalizáveis (uma espécie de criação de categorias, que são meta dados que ajudam na organização de posts); tem o tão incrível esperado multi-site; tem como personalizar o template de cada autor. Vem também nesta nova versão o tema Twenty Ten que é perfeito para quem ainda não sabe como fazer seu próprio tema, já que ele tem a possibilidade de mudar o background, header e quase tudo o que você imagina ;D Mais informações encontrei no site Dicas WP nestes dois artigos.

Uma dica para quem usa o WP e não suporta aquela faixa amarela dizendo "WordPress 3.0 is available! Please update now" como eu. Eu inicialmente tentei colocar a função que vi no site WP Recipes, mas não deu certo (pra variar né) ¬¬ então tive que apelar para um plugin Disable WordPress Core Update. Funcionou direitinho :P É só mandar o arquivo, ativar o plugin e pronto; chega de irritação com aquela faixa amarela horrorosa ^^

Enfim, espero que esta versão nova do WP seja (no mínimo) tão boa quanto a 2.9.2 que amo tanto! ::love:: Se você atualizou, conte-me se gostou ou não!

04/07/2010 à 01:10 am
Ok, tomei coragem ::blush:: Recebi comentários de muitos que não tiveram problema algum com a atualização, mas mesmo assim tomei o máximo de precaução. Fiz todos os backups possíveis que falei nesse post (nunca é demais, né) e desativei todos os plugins — exceto o do modo de manutenção — e fui ativando um a um e vendo se funcionava bem. Até que foi bom porque fiz um "rapa" nos plugins e deletei uns 6 ou 7 que não usava mais. ;D O único plugin que tive problemas foi o "Lista de Livros" que a Dani Danczuk fez. Apagou todos os meus 50 e poucos livros registrados ::teary:: Mas fora isso sem problemas com o restante dos plugins. Gostei e fiquei mais tranquila, mas ainda sim prefiro a carinha do 2.9.2 #fato!

04/07/2010 às 10:58 am
Achei outro artigo super interessante sobre os códigos que podem ser usados na versão 3.0. Clique aqui e divirta-se!

Veja também...

Um desapego que vale a pena
Inspiração: Layouts responsivos
Masonry, seu site com cara de Pinterest
¬¬ zZz x_x o_O ^^ T_T ;D :x :S :P ::teary:: ::sweat:: ::stress:: ::rolleyes:: ::love:: ::cool:: ::blush:: ::attention:: ::angry:: :) :( ._. *o* *O_O


21 Comentário(s)

(21 pelo blog e pelo facebook)
  • Ana Carolina
    Visitar blog
    06 . 07 . 2010

    Eu queria testar o WordPress 3.0 mas ouvi falar que ele pesa muito. Tenho medo também de perder tudoo .
    Mas a versão que eu estou já está de bom tamanho =)
    Amoo demais seu blog Aninha. Bjoocas

    Responder


1345