Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

Testei: Filtros UV e Polarizador

Dicas

Estou para falar destes filtros a muito tempo, mas como meus dias parecem que estão durando apenas 10h em vez de 24h não tive tempo de fazê-lo antes. Mas um dia teria que sair, não? Hehe. Bom, como você já deve saber, quando se trata de fotografia por aqui é dar pano para manga, né. Desta vez, pretendo comentar minha experiência com os primeiros filtros que comprei para minhas lentes, juntamente com o parasol.

Filtros Polarizador, UV, e Parasol

Clique em "Saiba Mais" para saber com detalhes sobre os filtros.

Sobre o filtro ultra-violeta (UV)

Quando essas belezinhas chegaram, eu estava mais animada com o filtro UV. Mas uma coisa que percebi inicialmente é que não há diferença na imagem quando se usa ela, pelo menos a olho nu e lugares ao ar livre. Sua função é apenas para proteger as objetivas dos raios ultra violetas, evitar a queima do sensor de luz da câmera, sem contar na proteção física da objetiva. Se sua lente cair com o filtro, ele a protege, pois na queda é mais provável que ele se quebre, ao invés da lente, pois recebe todo o impacto.

Beleza. Pensando na questão da proteção, sai com ela à noite achando que estava abafando (que dó) e fui tirar fotos da banda do meu namorado. No decorrer das fotos, pude perceber alguns focos de luz super esquisitos, vejam só nesta foto.

Percebeu o ponto de luz no pescoço do rapaz?

Se fosse de modo proposital, até que poderia dar um efeito legal na foto, mas em diversas fotos estes pontos de luz atrapalhou na qualidade da fotografia. Fui pesquisar mais afinco sobre este filtro. O nome destes focos de luz chama-se flair, que é o reflexo da luz que entra difusa na lente devido ao filtro. De acordo com a pesquisa, vi uns falando bem deste filtro e outros falando mal. A questão da proteção é indiscutível, se o filtro for de boa qualidade, mas ele pode prejudicar sim a imagem quanto à qualidade dela. Isso se dá pois as objetivas mais atuais evolvem milhões de dólares para sua fabricação, então, neste caso, já vem com a proteção UV reforçada na própria objetiva, pois já é projetada para não ter os famosos flairs. Seria como você gastar uma grana preta em uma objetiva caríssima e não usar todo o seu potencial, pois é diminuído por causa do uso do filtro.

Conclusão: seu uso é só válido quando é extremamente necessário, quando há alto risco de queda da objetiva, e, de preferência, em dias ensolarados. E se não usar nestes dias de sol, o parasol é bem-vindo, sem contar que também protege a objetiva.

Sobre o filtro polarizador (CPL)

Ele virou meu xodózinho deste kit, mas também é usado quando se tem certeza de sua necessidade. Para quem não sabe, este filtro é bastante usado para amenizar reflexos de objetos. Eu fiz um teste sobre uma superfície que reflete bastante luz: um suporte de televisão, no caso. fiz questão de mostrar a fotografia original, sem edição no Lightroom para vocês verem a nítida diferença entre uma e outra ;D

Pode notar a diferença? Eu achei fantástico e super útil para algumas situações onde o reflexo pode atrapalhar o objeto em destaque da foto. Espelhos d'água, luz artificial e natural em objetos, vidros, e até mesmo salientar um céu um pouco mais limpo, porém com um azul mais escuro. E é importante ressaltar que este filtro tem uma película escura, então você precisa diminuir a velocidade, a abertura ou aumentar a sensibilidade de ISO para ajustar melhor ao fotômetro.

Onde comprar?

Geralmente os filtros não são tão caros. Eles variam de acordo com sua marca. A marca que comprei é da Green.L, mas os da marca Hoya são os melhores, mas são mais carinhos. Meu kit não passa de R$80,00 e você pode encontrar na internet à rodo, em lojas que vendem produtos para fotógrafos, ou em supermercados que também trabalham com artigos eletrônicos (que tem fotografia inclusa) como a loja virtual da Ricardo Eletro e a loja virtual do Walmart. Você pode dar uma olhada nos perfis destas lojas no portal do Dsconto, um site onde você encontra as melhores promoções das principais lojas virtuais do país. Confira aqui.

Conclusão

Em suma, ambos os filtros e o parasol tem suas vantagens e desvantagens. Eu ainda acredito que eles são necessários sim, e cada um tem o seu momento certo para se utilizar. Não dá para usa-los a todo momento como uma bengala ou por luxo em sua objetiva, mas eles são indispensáveis na sua case. Abaixo eu listei alguns artigos que acredito que podem complementar essa minha resenha.

Links úteis, créditos e dicas referentes à este tema:

Revelando Ideias » Confira o benefícios do filtro UV para a lente da sua Câmera
Forum Digital Foto » Sobre uso de filtro UV e parasol
Dicas para Fotógrafos e Cinegrafistas » Filtro UV na fotografia digital. Será que justifica o uso?
Eco Foto » Filtros UV podem prejudicar a imagem
Cala a Boca e Clica! » Filtro UV: usar ou não usar na lente?
Dicas de Fotografia » Eu não uso filtro UV
Dicas de Fotografia » Filtros: Polarizador e outros não substituíveis
Eco Viagem » Para que serve um filtro polarizador e como usá-lo?


Este post foi patrocinado pela marca citada acima, mas foi escrito com sinceridade.
Todos os publieditoriais são sinalizados para você!

Veja também...

Como edito minhas fotos para o blog
Tudo sobre minha Nikon D3200 e dicas de lentes
Ache Momo, o livro mais fofo da face da Terra
¬¬ zZz x_x o_O ^^ T_T ;D :x :S :P ::teary:: ::sweat:: ::stress:: ::rolleyes:: ::love:: ::cool:: ::blush:: ::attention:: ::angry:: :) :( ._. *o* *O_O


11 Comentário(s)

(11 pelo blog e pelo facebook)
  • Jeh Asato
    Visitar blog
    12 . 01 . 2014

    Adorei a ideia Ana!! Preciso comprar um filtro pra testar na minha Nikon mas ando tão sem "tempo" pra praticar fotografia que por enquanto fica na wishlist….

    Beijinhos!

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      13 . 01 . 2014

      @Jeh, eu também tava super sem tempo para praticar. Achava que agora nas férias eu teria tempo, mas quem disse? To botando ordem nessa bagunça do blog que esteve meio largado neste último ano. Até eu terminar tudo isso não sossego, rs.

      Beijocas novamente, e tenha uma linda semana! ;*

      Responder

  • Duda
    Visitar blog
    06 . 03 . 2013

    Hmmm… Não tinha visto nenhum post com um comentário tão verdadeiro :)
    acho que várias acessórios na fotografia tem seu momento de uso. Mas infelizmente nem sempre a gente pode usar :(
    Eu gosto do polarizador, mas mesmo assim, dependendo do que eu fotografo, uso uma armação com papel de seda branco. *pobre* rs

    Responder

  • Lari
    Visitar blog
    26 . 02 . 2013

    Ahh, que lindão esse filtro, Aninha. Deixa a fotografia suave e bem delicadinha. Amei tanto <3
    O legal foi você recomendar as lojas que comprou *-* yay! Obrigada!
    Beijos, Aninha.

    Responder

  • Luiza
    Visitar blog
    25 . 02 . 2013

    Oii…
    Por mais que eu adore fotografia, não levo jeito para essas coisas, rs!
    Só fotografias diárias mesmo, e olhe lá :D

    Beijos

    Responder

  • Isadora
    Visitar blog
    23 . 02 . 2013

    Oi, Aninha! Tudo bem?
    Nha, eu não tenho essas coisas chique ainda #chateada hahaha
    Tbm não ia servir muito, já que sou iniciante, mas né, dá vontade haha
    Adorei as dicas, quando eu souber mais sobre, volto aqui para reler :3
    beijoos!

    Responder