Shakespeareando

TV e Cinema

A vida inteira ouço a história de Romeu e Julieta e creio que você também. É uma das mais importantes obras de William Shakespeare, lançada entre 1594 e 1595. A peça narra uma tragédia, a história de amor entre dois jovens de famílias rivais, os Montecchios e os Capuletos. Seu título original é "The Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet". A peça é a dramatização do poema narrativo de Arthur Brooke: "A Trágica História de Romeu e Julieta" ("The Tragicall History of Romeus and Juliet"), de 1562, que, por sua vez, deriva de uma história de 1476, de Masuccio Salernitano. Apesar da história não ser de origem do Shakespeare, foi ele quem recebeu o grande crédito. Baixei os dois filmes mais famosos que retratam essa grande história de amor.

Nome: Romeu + Julieta
Genero: Drama/Romance
Ano: 1996
Classificacao:
Sinopse: Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequênciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.

Eu ainda não consegui me situar direito em relação a este filme. É extremamente lindo, envolvente e o amor de Romeu e Julieta é algo surreal de tão perfeito que é. As falas são baseadas no livro de Shakespeare, até mesmo a maneira de dizer! Tudo é dito em segunda pessoa como por exemplo "Esta é a minha dama! Oh, eis o meu amor!" e ficou um pouco estranho pelo fato do filme ser retratado na época atual. As espadas foram trocadas por armas, castelos por mansões de luxo, cavalos por carros. E mesmo assim, passou a ideia do amor medieval. Os atores eram tão novinhos na época (Leonardo com 22 e a Claire com 17) e mesmo assim tiveram uma atuação espetacular.

Nome: omeu & Julieta
Genero: Drama/Romance
Ano: 1968
Classificacao:
Sinopse: Romeo and Juliet é um filme ítalo-britânico de 1968, do gênero drama, dirigido por Franco Zeffirelli, com roteiro baseado na obra-prima teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Foi filmado inteiramente na Itália, em diversas locações.

Eu nem coloquei a sinopse porque todo mundo já sabe. Esse é o filme clássico gravado em 1968, e extremamente fiel à obra de Shakespeare. Assim como no outro filme, é poesia a todo instante. Leonard Whiting (Romeu) tinha 17 anos, e Olívia Hussey (Julieta) 15 na época, tiveram uma ótima atuação, assim como Leonardo DiCaprio e Claire Danes. Um dos melhores filmes de romance que já vi. Eu não sei dizer qual das versões da obra de Shakespeare é a mais emocionante.

Então, como eu estava no clima, futriquei pela internet em busca de um outro filme que eu sempre quis ver: Shakespeare Apaixonado.

Nome: Shakespeare Apaixonado
Genero: Comédia Romântica
Ano: 1998
Classificacao:
Sinopse: O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça, uma história de amor com um fim trágico. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibido no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).

Esse filme retrata como surgiu a história de Romeu e Julieta, inspirada pelo romance do próprio Shakespeare com sua amada Viola. Por causa do humor virou um filme de comédia romântica, mesmo o fim não sendo tão feliz, mas menos trágico do que Julieta e Romeu, ficou muito bom. Recomendável para os românticos de plantão.

Veja também...

Filme: Rogue One, uma história (quase nada) Star Wars
Série: Outlander
6 filmes que inspiraram Stranger Things que também estão na Netflix

12 Comentário(s)

(12 pelo blog e pelo facebook)
  • Lusinha
    Visitar blog
    07 . 01 . 2010

    Só assisti o primeiro desses três filmes e acho um filme muito lindo. E a adaptação para os dias atuais foi bem criativa.
    Bjitos!

    Responder

  • Juliana
    Visitar blog
    02 . 01 . 2010

    Eu sou apaixonada pelo primeiro filme, tanto que tô louca pra comprar o DVD faz tempo, eu tenho a fita de vídeo, antiiiga, rs… Já assisti milhões de vezes, sempre com um bloquinho de anotações e caneta, eu copiava as frases mais bonitas!!! :D
    O 2º eu nunca vi, e o 3º eu já comecei a assisti, mas parei na metade porque não curti muito, mas eu vou assistir direito assim que possível :D

    BEIJOS!

    Responder