Dica de série: Outlander

TV e Cinema

De uns 2 anos para cá venho gostando muito de séries de contexto histórico, como The Tudors, Reign, Vikings, Camelot, e há pouco tempo tomei conhecimento de Outlander, uma série lindíssima baseada nos livros da série que leva este mesmo nome, da autora Diana J. Gabaldon. Assim que chegou a primeira temporada no Netflix, não pensei duas vezes e comecei a assistir. ^^

Nome: Outlander
Criação: Ronald D. Moore
Duração: 50min a 60min
Genero: Fantasia / Histórico / Romance
Ano: 2014
Classificacao:
Sinopse: Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira em combate em 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Forçada a se casar com Jamie Fraser (Sam Heughan), um cortês e nobre guerreiro escocês. Um relacionamento apaixonado se acende, e deixa o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas.

Claire Beauchamp, a protagonista, é uma mulher britânica, nascida no final dos anos 10, enfermeira de guerra e esposa de um soldado, Frank Randall, do qual esteve separada por anos devido à guerra. Com a intenção de reacender o casamento, o casal faz uma viagem a Escócia e conhecem vários pontos turísticos com forte cunho histórico e folclórico. Uma destas visitas, eles conhecem um morro no qual o topo é composto por um conjunto de pedras, conhecido por Craigh na Dun, um local de culto druida celta. E é ali que, por acidente, Claire é transportada para 200 anos no passado.

A série se passa em dois contextos históricos, o momento pós-guerra em 1945 e os levantes jacobitas da Escócia por volta de 1745, 200 anos antes. Quando Claire cai acidentalmente no passado, se depara no meio de uma guerra da qual faz parte também de seu futuro, pois se depara com Black Jack Randall, antepassado de seu marido (que de gentil como seu descendente não tem nada), e é salva por um membro de um clã escocês que a leva como uma "convidada" para o castelo da família. Lá ela conhece James (Jamie) Fraser, um guerreiro escocês fugitivo dos ingleses, do qual é forçada a se casar para evitar de cair novamente nas garras dos ingleses devido à sua nacionalidade. ::stress:: Ao mesmo tempo em que Claire se martiriza ao reconhecer que está traindo o marido, ela não nega a Jamie que o seu coração passa a ama-lo também, e fica diante de uma escolha.

Claire é uma mulher com pensamentos além de seu próprio tempo, e desmistifica a essência da mulher ingênua, submissa, a que se apaixona e vive em prol do homem que acredita amar, como vemos muito na literatura e no cinema. Clarie é uma mulher forte, independente, com interesses que não só giram em torno de personagens masculinos (ou de seus respectivos interesses), e, principalmente, é uma personagem humana — que ama, odeia, erra, acerta, xinga, luta e não abaixa a cabeça quando vê algo de errado acontecendo. E o que me deixou feliz é que não foi só Claire que tem um papel forte. Outras personagens femininas também ganham destaque na série. Portanto, reconheço Outlander como uma série feminista. Fico feliz em conseguir ver personagens femininas no mesmo patamar dos personagens masculinos! Esses fatores me chamou a atenção para ler a série os livros de Diana J. Gabaldon. Estou bem no comecinho da leitura (e já estou amando! ::blush:: ), mas até onde eu já li, está sendo bem fiel, inclusive nos aspectos físicos dos personagens. ::love::

Clarie, interpretada por Caitriona Balfe (<a href="https://www.starz.com/series/outlander/photos" target="blank" rel="nofollow">fonte</a>)
Jamie lindo Fraser, interpretado por Sam Heughan (<a href="https://www.starz.com/series/outlander/photos" target="blank" rel="nofollow">fonte</a>)
Black Jack, interpretado por Tobias Menzies, que também faz o papel de Frank Randall (<a href="https://www.starz.com/series/outlander/photos" target="blank" rel="nofollow">fonte</a>)
Claire e Frank (<a href="https://www.starz.com/series/outlander/photos" target="blank" rel="nofollow">fonte</a>)
Claire (à direita) e sua amiga Geillis (<a href="https://www.starz.com/series/outlander/photos" target="blank" rel="nofollow">fonte</a>)
Cena do casamento de Jamie e Claire (<a href="https://www.starz.com/series/outlander/photos" target="blank" rel="nofollow">fonte</a>)

Outlander não é uma série muito leve para se ver (eu não recomendaria para menores de 14-16 anos), pois há cenas bem tensas de tortura, estupro e assassinato sanguinário. Mas reconheço que essas cenas tensas são tratas de forma digna, necessárias para o contexto, que não são feitas só para "causar". Tirando essas partes mais tensas, a série é muito linda, cheia de história, luta, mas também com muita fantasia e romance. Tudo isso mostrado através de uma trilha sonora celta incrível! A fotografia é maravilhosa e te faz entrar em fascínio pelos cenários maravilhosos da Escócia (que, inclusive, me despertou o desejo de viajar para lá). O elenco também muito bem escolhido, fazendo você amar (e odiar) cada personagem no decorrer dos episódios. Os artistas principais são nativos da Escócia, Irlanda e Inglaterra, reforçando ainda mais aquele sentimento de representatividade.

Você já viu Outlander? Se não, super recomendo esta série! ::cool:: Além dessa, você conhece alguma série com personagens femininos fortes? Adoraria saber sua opinião.

Veja também...

Dica de série: Anne with an E, da Netflix
Resenha de Rogue One, uma história (quase nada) Star Wars
6 filmes que inspiraram Stranger Things que também estão na Netflix

10 Comentário(s)

(10 pelo blog e pelo facebook)
  • Loma
    Visitar blog
    27 . 11 . 2016

    Primeiramente: que layout mais lindo! Apesar de ter achado que eu tava com tontura quando vi teu header, depois caiu a ficha que ele move e achei mais fascinante ainda. Quanto ao post, você atiçou minha curiosidade. Passei por essa série várias vezes no Netflix e nunca me cativou, sabe? Fiquei super curiosa, vou tentar conhecer e ver o que acho. Beijas!

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      29 . 11 . 2016

      Perdão pela vertigem, Lominha! Mas que bom que você gostou, afinal. ♥ E recomendo muito essa série, principalmente devido às personagens femininas. Acho que você vai gostar *-*

      Beijocas, e obrigada pela visita!

      Responder

  • Hayley
    26 . 11 . 2016

    Downton abbey (;

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      29 . 11 . 2016

      Eu já vi Downton Abbey, Hayley, achei lindíssima! Eu vi mais cunho histórico nas duas primeiras temporadas, sobre o fato do Titanic e da I Guerra. Confesso que não terminei de ver pois um dos meus personagens preferidos morreu e não tive coragem de continuar kkkkkk mas é bobeira minha. Eu preciso continuar para ver se tem mais fatos históricos que são retratados na história, como a crise de 29, por exemplo.

      Responder

  • Jaque
    Visitar blog
    26 . 11 . 2016

    Ana, que dica ótima! Adorei a série só de te ver contando como é. Eu acompanho Reign e amo muito, só que agora eu tenho assistido tanta série junta que não consigo por mais essa na lista. Mas assim que eu finalizar algumas, vou tentar ver essa.

    Beijo!
    http://www.jaquelinelima.com

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      29 . 11 . 2016

      Oi, Jaque! Menina, portanto assista! A série é linda demais, vale muito a pena. E você que gosta muito de ler, recomendo a leitura também. É bem fluida, apesar de ter cerca de 800 páginas, haha. Mas você lê e nem percebe o tempo passar ♥

      Responder

  • Divana
    Visitar blog
    26 . 11 . 2016

    Aninha, eu gosto muito dessa série.
    Assisto mais as séries mais Geeks, como Arrow, de fantasia com policial, como Supernatural, e muitas históricas, entre elas Vikings, Da Vinci's Demons e Outlander.
    Eu estava sem séries pra assistir, então perguntei num grupo do facebook e as meninas me indicaram várias, então escolhi Outlander e foi amor ao primeiro episódio. Aguardando a nova temporada, porque já está dando saudades.
    Beijoos!

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      29 . 11 . 2016

      Oi, Divana! Da Vinci's Demons é bom? Vejo poucas pessoas comentando essa série… queria muito saber sua opinião! E nem me fale da nova temporada de Outlander. Eu estou lendo os livros para não poder sentir saudades, porque ó… sofri, viu!

      Responder

      • Divana
        Visitar blog
        29 . 11 . 2016

        Oi Aninha!
        Eu gosto muito, e estou morrendo de saudades pra voltar a assistir de novo.
        Conta a história do jovem Da Vinci e a busca por novos conhecimentos. Só que muito do mistério gira em torno da mãe dele, que o deixou com o pai quando bebê e desapareceu. Isso é apresentado logo no início do seriado.
        Então ele se envolve também com a realeza e vai descobrindo detalhes sobre a mãe ao mesmo tempo, e as coisas vão se tornando muito interessantes.
        Se assistir os dois primeiros episódios vai gostar muito, tenho certeza. =)

        Responder

        • Aninha
          Visitar blog
          29 . 11 . 2016

          Ai, que legal! Vou aproveitar que acabei Outlander e estava orfã de série histórica, haha. Verei essa!