Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

Resenha: Duologia Starters

Leitura
Livro: Starters / Enders
Série: Starters
Autor: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368 / 288
Classificação:
Sinopse geral: Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders, idosos, para voltarem a ser jovens novamente por um tempo. Callie, desesperada pelo dinheiro para salvar a vida de seu irmão que está muito doente, concorda faz contrato. Mas ela mal imaginava o perigo que vinha pela frente.

É um pouco estranho escrever uma única resenha para dois livros sem conseguir falar spoilers. Portanto, esta resenha é relacionada à série como um todo, ok? Sem spoilers.

Eu tinha Starters a dois anos guardado em minha estante esperando ser lido. Eu sempre tive um carinho especial por ele pela capa ser diferente. Imagino o quanto deve ter sido caro fazer uma capa desta forma, mas que, em suma, tem toda a essência da série. Fui só começar a lê-lo logo depois que recebi de cortesia Enders da Novo Conceito. Outra capa lindíssima, porém, com um homem na capa. Daí minha imaginação começou a entrar em atividade, me chamando para começar a ler a série.

Na capa diz que "fã de Jogos Vorazes irão adorar este livro". E é um fato, pois aventura e intrigas não faltam neste mundo completamente diferente e cruel pós-guerra, no qual milhões de pessoas foram dizimadas por uma guerra biológica, restando apenas os cidadãos que receberam uma vacina: os jovens até 20 anos, chamados de Starters, e os idosos acima de 60, os Enders.

Com este mundo que recebeu um buraco na gerações, com a tecnologia avançada e com sede de poder à voltar a ter mais chances e direitos como cidadãos, os Enders renovaram a lei do país, excluindo os Starters. Eles não podiam votar, muito menos trabalhar. Então, muitos jovens que não possuíam avós para adota-los foram à miséria.

Callie é um dos jovens miseráveis. Ela daria a própria vida para salvar a de seu irmão que está muito doente. Em um momento de desespero ela vai até a Prime Destinations com a ilusão de um dinheiro fácil e rápido. A Prime foi erguida pelo Velho, um misterioso Ender bilionário que utiliza uma máscara holográfica para esconder sua face. Ninguém sabe quem ele é e ninguém nunca o viu. A princípio, seu intuito era oferecer aos outros Enders uma chance de voltar à juventude utilizando uma alta tecnologia de transposição: a mente de um Ender comandando a de um Starter, no qual a consciência do último entra em uma espécie de hibernação e não se lembra de nada no final.

Depois de passar por uma cirurgia para implementar o chip da transposição, passou por lasers e tratamento de cosméticos para ficar com aparência e saúde perfeita para abrigar Enders com sede de juventude. O contrato de Callie e de quem ocuparia seu corpo era bem claro: não podia prejudicar a saúde do corpo, fazer relações sexuais e, muito menos, cometer crimes — principalmente quando se trata de assassinato.

Callie somente receberia seu dinheiro após o terceiro aluguel de seu corpo. Em poucos dias ela já teria passado por dois alugueis. Estava bom demais para ser verdade! Ela já estava contando os dias para ir para casa, quando recebeu a notícia que seu último aluguel duraria um mês. Um mês?

Callie acorda no meio de uma boate logo na primeira semana de seu último aluguel. Como assim? Era para isso acontecer? De repente a verdadeira Callie possuía carros de luxo e mansões. Aparentemente o chip estava com defeito. Volta e meia ela perdia a consciência e a Ender a consumia. Então, em uma dessas voltas à consciência, Callie acorda segurando uma arma. Alguma coisa estava errada. Mais errada ainda quando Callie começa a escutar de vez sua inquilina falando coisas em sua cabeça dizendo para nunca mais voltar à Prime pois ela poderia ser morta.

Nos momentos em que Callie e sua inquilina Helena conversavam, eu não podia deixar de lembrar do livro A Hospedeira, de Stephanie Meyer, onde ocorre um caso parecido nesta questão de mentes de comunicando. Fora isso, achei a série bastante original e bem arquitetada. As informações foram dadas de forma bem cuidadosa no primeiro livro para quando chegar no segundo levarmos aquela bomba de informações e ver nosso cérebro explodindo, haha. Eu fiquei impressionada como Lissa Price conseguiu construir um mundo futurista ao estilo Minority Report. Ela inventou, em teoria, tecnologias, costumes e política, e não apenas um romance.

Curiosidade

Starters pode virar filme, segundo a Hollywood Reporter. Os direitos do filme já foram vendidos e a própria Lissa Price fez o roteiro. Imagina o tanto que seria lindo? ::blush::

Fiquei completamente imersa no mundo de Lissa Price. E para os amantes da série, há 4 contos que são bons de ser lidos entre um livro e outro da série para agregar mais informação ainda ao leitor. É uma série que vale super a pena ser lida!

Veja também...

Resenha: Eragon, Ciclo da Herança
Resenha: Maze Runner, Prova de Fogo
Resenha: Maze Runner, Correr ou Morrer

17 Comentário(s)

(17 pelo blog e pelo facebook)
  • Melissa Martins
    Visitar blog
    12 . 06 . 2014

    Tem dois dias que li Starters e em seguida fui correndo ler Enders e cá estou eu,acabei de terminar de ler Enders e entrei na internet para saber se teria algum filme.Foi um dos melhores livros que eu já li em minha vida!!!!!! Simplesmente surpreendente,quando você menos espera o personagem que você mais gostava,não era na realidade quem ele realmente dizia ser!!!!! Estou louca aqui!!! Eu ate procurei se tinha alguma continuação depois de Enders,mas infelizmente como nada na vida é perfeito,não tem continuação.Enfim,só queria compartilhar com vocês a minha felicidade de ter lido esse livro maravilhoso!!! Sabe me dizer se vai ter algum filme de Starters? Quando terminei de ler o livro,eu fiquei tipo:AI MEU DEUS!!! QUE LIVRO MAIS EMOCIONANTE!!!! VOU SENTIR FALTA DE LÊ-LO!!! Esse livro realmente conseguiu me prender de um jeito que quando eu começava a ler eu não parava mais,eu peguei Starters e falei:Eu vou ler Starters.Começava a ler o livro umas 20:00H da noite e parava só as 5:30H da manha ou começava as 06:00H da manha e só parava as 16:00H da tarde.PS:Não estou exagerando!!! É muita perfeição para só ter dois livros!!!!
    Me apaixonei perdidamente por Starters e Enders!!!!!
    Para vocês que tem Starters aguardado e ainda não leu!!! O que você esta esperando?!!!! Desliga esse computador e vá ler Starters,duvido que você não irá querer ler Enders logo depois!!!! Duvido!!!!
    Para vocês que não conhecem,bom,agora vocês conhecem!!! Por tanto,vá ler Starters,com certeza é bem melhor do que ficar no computador o dia inteiro ou ate mesmo na TV,assistindo coisas banais!!!!! Eu comprei Starters e Enders no site do Submario,eu os comprei juntos.Se quiserem saber qual eu comprei me mandem um e-mail por aqui ——-> melissalinda73@hotmail.com <——–
    PS:A capa de Starters e Enders é linda e intrigante!!!!!!!

    Responder

  • Caio
    Visitar blog
    29 . 04 . 2014

    Como eu queria ter gosto para leitura, mas não consigo…

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      01 . 05 . 2014

      @Caio, o gosto da leitura apenas vem com a prática. E acredite, não pense que já passou da idade ou que nunca irá conseguir ter gosto. Meu pai, MEU PAI… com seus 50 e poucos anos, só agora começou a tomar gosto. Mas só aconteceu porque ele quis praticar e aos poucos foi tomando gosto ;)

      Responder

  • Juliana
    Visitar blog
    29 . 04 . 2014

    Já vi as capas e sempre achei lindas! Me chamam atenção.
    Adorei a sua resenha, não sabia do que se tratava os livros, não fazia nem ideia. Achei super interessante e com certeza eu leria :)

    Beijos!

    Responder

  • Luly
    Visitar blog
    28 . 04 . 2014

    Eu só vi o filme "A Hospedeira", mas quando você falou essa parte do livro que ela se comunica com a inquilina lembrei um pouco também, porém acho que essa série me soa mais interessante. Eu não sabia nada sobre ela mas tinha me interessado porque ganhei um marcador de Enders e achei LINDO, aí fiquei pensando em procurar sobre mas nunca procurei. Agora que li seu post tô curiosa com a história, hahahahaha!!!!

    Responder