Lomografia: Personalizando a Holguita

Pessoalidades

Não faz muito tempo que comentei a você que sou apaixonada por lomografia. Virou amor à primeira vista por estas câmera lindinhas, algumas coloridinhas, outras bem vintage, que parecem brinquedo e dão um show de fotos inusitadas e super saturadas por suas lentes de plástico, olho-de-peixe (fisheye) ou até múltiplas lentes numa só câmera. Até levei a Natinha, a Lolita (já possui uma Diana, rs) e a May para esta loucura lomográfica, hehe. A pouco tempo juntei um dindim e resolvi comprar uma dessas meninas, uma Holga 135BC. O modelo é "Black Corner", que dá o efeito vintage com suas vinhetinhas (bordas escurecidas dando um ar antigo) nas fotos. Não pude revelar o filme ainda, mas isso é para outro post.

O post de hoje é sobre a personalização que fiz na minha câmera que acredito que seja válida para quem quer deixar sua lomo com sua cara. Depois de algumas aulinhas e pintar diversos trabalhos lá na facul, a Holga chegou ontem para mim e quase gritava para mim pedindo para ganhar um look único para ela. ::blush::

Tudo o que você irá precisar é de:

  1. Fita crepe, aquela que é cor de creme e que é fácil de tirar
  2. Tinta acrílica de cor branca e da cor que deseja
  3. Pincel chato, mais ou menos da largura de um dedo mindinho
  4. Estilete, bem afiado
  5. Cola branca
  6. Opcional: Caneta permanente, podendo ser aquelas de CD/DVD

Infelizmente não tirei fotos de todos os passos porque só quando eu já estava terminando a tampinha que me passou a ideia de escrever um post sobre isso, hehe. Mas acredito que dá para entender porque estou explicando os mínimos detalhes ;D

Primeiro você precisa forrar a sua câmera com fita crepe em volta dos lugares em que você deseja pintar. Eu sugiro que você pinte apenas alguns pontos da câmera, como na foto acima. Não recomendo pintar câmera inteira porque se sair algo errado não há como devolver ou trocar a câmera, mas se você quiser vai em frente, mas depois não diga que não avisei, rs.

Depois de forrar tudo, primeiro passe uma camada de tinta branca para servir de base para a cor que você quer. Se pintar com a cor direta pode aparecer uma falhinhas mostrando a cor preta por baixo por conta do pincel chato e não queremos camadas e mais camadas para não ficar tão evidente o alto relevo da tinta.

Olha esta foto. A toda ansiosa aqui nem lembrou de pintar a camada branco na tampinha da lente e já foi passando o lilás e a caneta em cima, rs. Notou os risquinhos em preto? Por isso, jamais se esqueça do branco por baixo!

É inevitável o alto relevo, ok? Por isso duas camadas, uma de branco e a outra da sua cor, já basta! Dê uma olhada na imagem abaixo e veja como é o alto relevo que provavelmente ficará:

Geralmente, dependendo da cor da tinta acrílica, o pigmento é bastante carregado. Já ouviu falar da cor Magenta? Se você conhece, certeza veio na sua cabeça uma cor que lembra um rosa bem pink. Mas na tinta acrílica que usei (da marca Gato Preto) veio um roxo bem forte, quase preto! Estranho né? Por isso, quando você for comprar a tinta acrílica, lá na loja mesmo abra ela e veja como é o pigmento — mas às escondidas viu?, você não quer levar bronca do funcionário, rsrs — e ai, qualquer coisa é só misturar com o branco para deixar mais claro, como eu fiz. O meu Magenta tornou-se um lilás bem clarinho. A proporção que fiz foi uma porçãozinha de magenta, mais ou menos do tamanho de uma semente de melancia, para uma porção quatro vezes a mais de branco. ;D

Antes de pintar a camada de cima, espere secar totalmente a de baixo. Se quiser, coloque em frente de um ventilador que cerca de vinte minutos estará totalmente seco. Depois de pintar tudo bonitinho e ter esperado secar, com um estilete você vai passar bem de leve as bordas encostando na fita crepe. Por que isso? Se você tirar a fita crepe sem dar um "acabamento" nas extremidades, ao puxar a fita ela irá levar um pouco da tinta junto. Você tem que ser cuidado ao passar o estilete para não estragar o plástico da câmera, tem que ser de levinho justamente para cortar a camada da tinta para sair perfeitinho quando tirar a fita crepe ^^

Depois de tudo ter secado você pode desenhar por cima. Eu usei uma daquelas canetas permanentes que escrevemos em CD e pintei bolinhas e desenhei uns coraçõezinhos, além da minha assinatura, rs.

Depois de tudo seco, passe uma leve camadinha de cola branca por cima. Não se preocupe com a cor branca da cola porque ao secar ela ficará transparente. A cola serve para impermeabilizar a tinta e mantê-la intacta por mais tempo :D

Não garanto que durará para sempre. A tinta acrílica quando seca fica parecendo borracha, por isso não há perigo se você não gostar da sua arte, é só meter a unha, um pano úmido e arrancar a tinta que sai tudo, rs. Mas vale a diversão de customiza-la e ter uma coisa com a sua cara e única é maravilhoso, não é verdade? Para mim foi uma terapia pegar em pincel e tinta novamente. ::love::

É só usar a imaginação e não ter medo de se sujar :P

Veja também...

Realizações de 2016 e pedidos para 2017
Projeto Mete a Colher: Sororidade na palma da mão
Realizando um sonho: Inglaterra!

35 Comentário(s)

(35 pelo blog e pelo facebook)
  • Maye
    Visitar blog
    04 . 02 . 2011

    Sempre fui louca por fotografia. Você sabe que no nosso curso mesmo a fotografia é obrigatória e um fotógrafo designer se dá muito bem! Eu preciso comprar uma câmera dessas pra mim…

    Responder


1567