Pensando responsivo

Design

Olá, finalmente! ;D Desde maio sem dar as caras aqui no blog é tempo demais. Sei que demorei demais para voltar desta vez, mas o motivo do sumiço renderia outro post completo. Então, hoje falarei apenas sobre o blog, o novo layout e suas novidades. O Madly Luv é o meu cantinho-barra-zona-de-testes pois aqui posto e pratico o que amo. Por isso, sempre tento superar a cada layout e implementar tudo o que aprendi desde o último. E este é um tiquinho diferente dos outros.

O lance desta vez é o Design Responsivo, que é tendência em web design atualmente, que consiste basicamente em apresentar um site em vários tamanhos e dispositivos de forma única para cada um. Tudo isso sem perder a identidade, a navegabilidade e conteúdo principal. Como já mostrei vários sites deste tipo por aqui, eu sentia que precisava também entender este novo modo de pensar. Já estava um pouco familiarizada com esta tendência por causa dos artigos que leio e também pelos meus colegas de trabalho já terem esta experiência, me dando sempre ótimos conselhos.

Leia o restante do post clicando em "Saiba mais" abaixo :D


 
Pensar responsivamente não é nada fácil, às vezes é tentar pensar ao contrário (cuma?), ou seja, da menor resolução para a maior e tentar perder menos informação possível do site. Se já era gratificante ver um trabalho simples funcionando, imagina um que teve o triplo do trabalho? ::blush::

A medida que a resolução dos dispositivos vão caindo, é notável que também há uma certa perda de conteúdo. Você irá perceber que a coluna menor deixará de aparecer e ficará apenas o topo, menu, posts e o rodapé (como na imagem acima). Sei que pode ser irritante ver um blog no iPad ou no smartphone que demora um mundo inteiro para descer a barra de rolagem só por conta da coluna lateral, sem contar na desproporção dos elementos desta! Sei que há blogs e sites assim, mas eu preferi deixar o foco apenas nos posts, que é o que realmente interessa. Qualquer navegação poderá ser feita no menu do topo, clicando nos ícones de login, newsletter ou busca (que abrirão em uma janelinha mega fofa! ::blush:: ), ou nas categorias que aparecem no rodapé. ^^

Como eu já sabia que seu desenvolvimento seria complicado, investi num layout mais simples para eu ter mais liberdade. Talvez para você, leitor, não vê as mil e uma maravilhas que tanto esperou ao chegar por aqui sabendo que tem layout novo. Isso porque o xis da questão por aqui foi a programação front-end e otimização de banco de dados e abandono de alguns (vários, cof cof!) plugins. Tudo para ficar mais rápido para você ::cool::

Agora, você deve estar se perguntando: "Ué Ana, cadê a marca que você tinha feito?" Pois é, eu quis me matar quando me deu a vontade de muda-la, pois no começo pensei que estava atirando em meu próprio pé (#mejulge) e ir contra todas as minhas justificativas e defesas que fiz a favor da marca antiga. Mas o que posso fazer se não consegui me adaptar? Não passou nem um mês eu já não aguentava olhar para a cara dela mais, e acabei voltado ao uso da tipografia cursiva que usei em minhas outras não sei quantas dezenas de layouts que eu fiz para o Madly Luv durante estes 5 anos de blog. Pedi várias opiniões de meus colegas e até de algumas blogueiras, como a fofa da Angélica (obrigada, linda!), para ver se eu poderia estar fazendo errado. Mas percebi que essa atual remete mais ao blog e toda sua ideologia e personalidade do que a anterior. O que você acha?

O padrão cromático nem preciso comentar. Creio que seja o 5º ou o 6º layout que já fiz somente com essas cores e com ilustrações florais, pássaros e afins. Disso, ainda não consigo e demorará muito para eu largar de mão, hehe.

Por enquanto, é só. Como este é o meu primogênito no design responsivo, espero MUITO um feedback seu! Teste em seu tablet, smartphone, iPhone, iPads, iPods e "ai-não-pódes", hehe. Preciso que reporte a mim qualquer sugestão ou erro, tanto de estruturação (como certas coisinhas fora do lugar) ou navegação. Ficaria extremamente grata com sua ajuda! Em gratidão, prometo que faço o possível para não sumir, hehe. xD

Veja também...

Voltando ao meu ser e, junto a ele, um novo design
Vida de Freelancer: 6 atitudes que mudaram a minha vida profissional
Vida de Freelancer: Como ter um portfólio perfeito

61 Comentário(s)

(61 pelo blog e pelo facebook)
  • Ana Souza
    Visitar blog
    07 . 01 . 2016

    Oi, esqueci de mencionar, estou usando a versão 1.1 do seu tema! Assim fica mais fácil de você me ajudar :)

    Responder


1567