O mundo de Harry Potter ilustrado por Jim Kay

Arte e Inspiração

Depois de quase 10 anos do lançamento de Relíquias da Morte aqui no Brasil e com a finalização das filmagens da série em 2010, nosso mundo de Harry Potter é revivido com todas as forças desde o ano passado com várias coisas lindas, como o anúncio da peça e livro Harry Potter and the Cursed Child e o spin-off Animais Fantásticos e Onde Habitam, além de várias edições especiais dos livros — e falando nisso, finalmente o universo paralelo de nossa infância e adolescência começou a ser totalmente ilustrada! E o grande felizardo para colocar nosso universo em cores e formas no papel foi ilustrador inglês Jim Kay.

Jim Kay (fonte: <a href="http://www.rocco.com.br/blog/homenum-revelio/">Rocco</a>)
Ilustração da capa de HP e a Pedra Filosofal (fonte: <a href="http://mluv.co/21tzjBz" target="blank" rel="nofollow">Konbini</a>)

Nascido em Northamptonshire, um condado do interior da Inglaterra, Jim é conhecido por ser o ganhador do concurso CILIP Carnegie and Kate Greenaway Medals em 2012 — um concurso que nomeia os melhores autores e ilustradores de livros infantis do Reino Unido. Ao se encantar com o traço de Jim, nossa própria tia Jo o escolheu para ilustrar a série completa de Harry Potter! A Pedra Filosofal foi lançado no Reino Unido em outubro de 2015 e aqui no Brasil poucos meses depois. E tive a oportunidade de ter essa lindeza em mãos.

Capa com textura aveludada
Draco com lembrol de Neville
Abertura de capítulo
Rony no trem a caminho de Hogwarts
Capa dura e jaqueta
Alvo ♥
Folha de rosto

A obra é composta por mais de 100 ilustrações, cada uma mais linda que a outra! A maioria delas foi finalizada em aquarela, e volta e meia você vê uns splashes de tinta espalhados nas folhas. Uma das coisas que mais amei foi a entrada de cada capítulo, com uma ilustração representando o conceito que o mesmo aborda. A gramatura do papel é bem grossinha e brilhante, então deixa as cores da impressão bem vivas. A tipografia linda permite uma leitura bem fluida, ótima para uma criança devorar o livro sem perceber! E a diagramação impecável volta e meia emoldura as ilustrações, conversando entre elas. A capa lembra bastante os tipos de capas comum no exterior, com uma capa dura simples com uma textura de tecido monocolor só com o nome do livro gravado na lombada, e por cima uma jaqueta com um papel aveludado. Muito lindo e bem acabado!

Para atingir o nível de detalhe e verossimilhança de suas ilustrações, Jim faz uso dos objetos e paisagens ao redor de seu estúdio, bem como maquetes e vários objetos que ele mesmo cria para auxilia-lo na iluminação e nas formas. No vídeo abaixo ele conta com detalhes sobre o seu processo criativo.

"É incrível pensar que tudo no mundo de Potter, as ruas, as lojas, as criaturas, os personagens, todas aquelas coisas maravilhosas saíram do cérebro de uma só pessoa. Para mim, isso é magia, que a massa cinzenta na cabeça de alguém inspire outros a ler, brincar e ter ideias próprias. É como um feitiço que salta de uma pessoa para outra, reformulando-se neste processo. Quero manter este feitiço em ação, talvez acrescentando minhas próprias interpretações, se possível. Espero que com o passar dos anos vejamos muitos ilustradores diferentes tendo a sua chance, como Alice no País das Maravilhas inspirou artistas por mais de um século."Fonte.

Em outubro deste ano já será lançado A Câmara Secreta pela editora Bloomsbury, no Reino Unido. Provavelmente aqui no Brasil lançará na mesma época em que A Pedra Filosofal foi lançado, cerca de alguns meses depois. Se for seguir este ritmo em apenas 5 anos toda a saga de HP estará ilustrada! ::blush:: Veja abaixo as ilustrações de A Câmara Secreta que já foram divulgadas oficialmente.

Fonte: <a href="http://mluv.co/1QdUVkQ" target="blank" rel="nofollow">Bloomsbury</a>
Arte conceitual das Mandrágoras (fonte: <a href="http://mluv.co/1QdUVkQ" target="blank" rel="nofollow">Bloomsbury</a>)
Fênix (fonte: <a href="http://mluv.co/1XxDi1v" target="blank" rel="nofollow">Jim Kay</a>)
Hogwarts (fonte: <a href="http://mluv.co/1QdUVkQ" target="blank" rel="nofollow">Bloomsbury</a>)
Hagrid (fonte: <a href="http://mluv.co/1QdUVkQ" target="blank" rel="nofollow">Bloomsbury</a>)
Ron e Harry no carro voador (fonte: <a href="http://mluv.co/1QdUVkQ" target="blank" rel="nofollow">Bloomsbury</a>)
Arte conceitual das aranhas de Aragogue (fonte: <a href="http://mluv.co/1V7KkUo" target="blank" rel="nofollow">Jim Kay</a>)

Através de uma linda promoção (na Amazon e Submarino) tive a grande chance de comprar por um preço bem amigo (paguei R$59,90!) para ter mãos esta linda obra de arte. ::love:: É o tipo de livro que você se emociona ao virar cada página, tanto pelo conteúdo quanto ilustrações. É realmente mágico ver a dedicação do ilustrador transmitir a essência de um mundo que você literalmente cresceu junto com ele. Quero guarda-lo com todo amor e carinho para mostrar para seus filhos um dia no futuro. ::blush::

Os comentários dos posts passados não possuem resposta por reply aqui no blog porque meu sistema de notificação de resposta por e-mail parou de mandar as notificações de forma automática. Estou indo de blog em blog para responder e agradecer as mensagens de força nos posts mais pessoais. ::love:: Mas já está tudo resolvido o sistema de reply! Entretanto, agora só receberá a notificação quem quer. Para você que quer continuar a receber notificação de resposta do seu comentário daqui do blog, é só deixar marcado o checkbox lá no formulário de comentário ao escrever sua mensagem. Simples, prático e ético. ^^

Veja também...

As ilustrações de Renata Soares
As Ilustrações de Taryn Knight
As ilustrações de Jerina Kivistö

26 Comentário(s)

(26 pelo blog e pelo facebook)
  • Karyne
    Visitar blog
    09 . 07 . 2016

    Ai que maravilhoso e nostálgico esse post ♥
    Ilustras lindas… quero o livro!!!

    Blog do Sofá
    Canal do Sofá

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      09 . 07 . 2016

      Não é, Karyne? Me senti criança de novo ao folhear o livro ♥ Um encanto! Vale a pena ter ele na estante ;D

      Responder

  • Junnior Kopke
    Visitar blog
    30 . 06 . 2016

    Desde que vi esta edição nas livrarias fiquei encantado, as ilustrações estão lindas e é realmente um artigo que todo potterhead precisa ter na coleção. Fiquei feliz dela ter sido lançado nos mesmos moldes da original no Brasil, coisa rara de acontecer. ?

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      30 . 06 . 2016

      De fato Junnior, é uma coisa bem rara de se ver! Fiquei muito feliz ao ver que eles mantiveram a mesma essência e estilo de capa, com a jaquetinha envolvendo a capa dura e tudo mais. é um artigo para colecionador mesmo! Indispensável para a prateleira de um Potterhead, hehe. ♥

      Responder