Inspiração: Layouts responsivos

Achados na Interweb

Eu sou da época de blogar na qual a tela mais utilizada era a 800×600 pixels e monitores maiores eram um luxo que poucos poderiam ter. Com o passar do tempo, os monitores ficaram mais acessíveis e maiores, e a variação de resolução explodiu juntamente com a vinda das tablets, smartphones.

E com essa nova moda de vários tamanhos diferentes, também chegou com tudo o HTML5 e o CSS3. Com diversos efeitos de transição, animações, sombras, etc, sem a necessidade de se utilizar flash (glória à Deus, hehe), a combinação destas duas novas linguagens virou a menina dos olhos da programação front-end, onde nós, designers, mais atuamos quando se trata de trabalhar na área de web design.

O HTML5 e CSS3 abriram várias portas para os sites ser mais dinâmicos, interativos e adaptáveis a qualquer resolução, atingindo então uma maior gama de usuários. Diante disso, a criação de layouts responsivos cresceu e virou tendência na web. Do smartphone ao desktop, o layout do site se encaixa em sua tela de uma forma diferente e inteligente sem perder a identidade e informação principal.

Vamos dar uma olhada em sites que apostaram nesta tendência que nos podem trazer inspiração?

 
E, por último — e não menos importante — um exemplo que está mais próximo de nós da blogosfera. O blog fofo Quase Descolada, com sua nova identidade e inteiramente responsivo. Puro amor! ::blush::

Quem se interessou, sugiro que dê uma olhada no artigo de Diego Eis lá no site Tableless que vale super a pena ser conferido! Lá ele explica com muito mais detalhes e inclusive sugere vários links para quem se interessa — inclusive eu, que já estou de anteninhas ligadas e estudando mais sobre esta tendência!

O que acharam dos layouts? Fico encantada, e às vezes perco a hora só vendo layouts assim! Há outros zilhares por ai espalhados na internet, e muitos deles estão listados em diversos sites de inspiração para darmos uma olhada e contribuir para nosso processo criativo e analisar. Fica a dica! :)

Beijocas e até mais galera, tenham uma boa semana!

Veja também...

Um desapego que vale a pena
Masonry, seu site com cara de Pinterest
Dose diária de fofura #6: Ataque em dose dupla

21 Comentário(s)

(21 pelo blog e pelo facebook)
  • Maike
    Visitar blog
    29 . 12 . 2014

    Oi, Ana!
    Eu particularmente amo as versões responsivas. Primeiro que as visitas aumentam, pois, hoje a maioria acessa pelo celular, e ela tendo o mesmo conteúdo em um computador ou celular, ajuda para que a volta no site aconteça! Penso eu assim!, e, só acho que você deveria trazer uns tutoriais lindos de design responsivo aqui, rs, sem dúvidas é a tendência atualmente!

    Beijos

    Responder