Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

WP: Shortlinks personalizados automáticos

Tutorial Wordpress

Que o WordPress é maravilhoso, nós já sabemos disso, hehe. Através de uma função criada pela empresa Yoast podemos automatizar todos os links de seu blog para urls curtas personalizadas fora padrão do WP de terminação ?p=1234 (que vamos e convenhamos, de curta não tem muito rs). Cada post de seu blog possuirá uma url curtinha personalizada, pode ser ou de domínio curto próprio ou uma conta padrão no Bitly, que já também funciona. ::cool::

Caso você queria colocar apenas os shortlinks padrão do WP, apenas faça o seguinte procedimento: abra em seu tema o arquivo onde você tem os códigos de compartilhamento nas redes sociais.

Procure por:

<?php the_permalink(''); ?>

E troque-o por:

<?php echo wp_get_shortlink(get_the_ID()); ?>

 
Caso queira personalizar os shortlinks, segue o tutorial abaixo.


Antes de mais nada, um domínio curto próprio é um domínio registrado destinado apenas para shortlinks do seu blog. Por exemplo, o madlyluv.com possui o mluv.co. Se você não tem um domínio assim, não tem problema (caso tenha interessa leia este tutorial). Você também pode ter seus shortlinks do blog, porém possuindo os links vindos como url padrão http://bit.ly.

1) Instalando o plugin

Faça o download do plugin Bit.ly Shortlinks, dê o upload da pasta zipada em Plugins > Add New > Upload em seu painel de controle e ative-o.

2) Vinculando à sua conta Bitly

Cada conta Bitly possui um Login e API Key. Em Settings > aba Advanced, lá no finalzinho você verá os seus dados de Legacy API Key.

Deixe esta página aberta e abra o seu editor de HTML favorito. Faça o download via FTP do arquivo wp-config.php que fica na pasta raiz de onde seu WordPress foi instalado. Salve um backup original dele e abra-o para adicionar as seguintes linhas de código:

/** Adicionando Bit.ly Shortlinks **/
define('BITLY_USERNAME', 'seulogin');
define('BITLY_APIKEY', 'seucodigoapi');

Em seulogin troque pelo seu login e em seucodigoapi coloque o seu API Key no lugar. Não tem lugar específico para colocar, mas eu sempre gosto de colocar qualquer parâmetro que seja neste arquivo logo acima dos códigos de Authentication Unique Keys. Veja como ficou no meu:

3) Gerando os shortlinks

Os shortlinks de seus posts serão gerados automaticamente. Os links dos posts antigos vão sendo adicionados em sua conta Bitly na medida que os feeds vão sendo lidos. Logo logo todos os links estarão encurtados e prontos para ser compartilhados! Para pegar um shortlink de um determinado post, abra-o no painel de como controle como se fosse editá-lo e pegue o shortlink em Get Shortlink.

Aparecerá uma janela de alerta igual a janela abaixo, só mostrando o seu shortlink bitly (ou seu shortlink personalizado).

4) Colocando os shortlinks no tema

Não adianta nada fazer todo este trabalhão e não usar os shortlinks, né? Para isso, use a tag wp_get_shortlink no lugar indicado que comentei no início deste tutorial.

Super fácil e útil, não é?! *-*

Veja também...

Vida de Freelancer: Quando o design não é o suficiente
Um dia em Piri: Reserva Vargem Grande
Resenha: Sombras Super Shock, da ColourPop
¬¬ zZz x_x o_O ^^ T_T ;D :x :S :P ::teary:: ::sweat:: ::stress:: ::rolleyes:: ::love:: ::cool:: ::blush:: ::attention:: ::angry:: :) :( ._. *o* *O_O


4 Comentário(s)

(4 pelo blog e pelo facebook)
  • Loma
    Visitar blog
    10 . 07 . 2014

    Tutorial MARAVILHOSO! Fiz o passo a passo e funcionou certinho, registrei o meu pelo .tk mesmo – pois não tinha certeza se ia dar certo! No fim das contas ficou srntto.tk – não é lá uma brastemp, mas é gratuito.
    A única coisa ruim de criar esse shortlink depois de um tempo de blog, é que ao usar nos botões de redes sociais você perde a contagem. Eu tinha deixado apenas no botão de tweet e acabei perdendo os números – que eu uso para rastrear o share dos meus freebies, por exemplo (apesar de usar o via @sernaiotto no tweet). Consigo quantificar, sabe?
    Ainda tô na dúvida se vou manter ou tirar, eu queria essa url justamente para usar no share: fica tão fofo! Mas eu tentei srnt.to e o domínio .to custa mais de 90 dólares (achei por 150 dólares, que é isso?). Tentei o srn.tt e pior ainda: 1.700 dólares por 3 anos um .tt. Deixa pra lá! HEHEHE
    Obrigada pelo help!

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      10 . 07 . 2014

      @Loma, pois então seus problemas acabaram com o tutorial (http://mluv.co/W1ACN4) da Dani Danczuk! Segue ae para ficar registrado aqui. Vou até atualizar o tutorial com esta dica depois, haha.

      E nem vem que o srntto.tk ficou ótimo! Antes de ontem quando estava pesquisando para o shortlink do ML achei um que cai para trás… 22mil reais!!! GNT, TEM BASE? NÃO NÉ!! E hoje mesmo estava pesquisando para uma cliente que queria um .na e era 500 doletas. WTF?? O_O Enfim… é pesquisar bastante haha.

      Responder

      • Patty
        Visitar blog
        06 . 09 . 2014

        Menine seus tutoriais foram uma mão na roda!!!!!!!!!!!!!!! <3
        Penei um pouquinho na parte do DNS mas no final deu tudo certinho e eu consegui um shortlink ~de gratis~ (bloga.ml – ja tinha visto o mesmo dominio por 20 doletas!) e YAY!
        Muuuuuuuuuuuito obrigada, hehehe.

        Beijocas

        Responder

        • Aninha
          Visitar blog
          06 . 09 . 2014

          Que bom que conseguiu @Patty! É tão prático, né? *-*
          Beijos!