Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

WP: Corrigindo Acentuação

Tutorial Wordpress

Muitas vezes quando instala o WordPress ou quando muda algum tema, os acentos de repente ficam loucos e assumem uns caracteres estranhos ou no lugar da acentuação fica uns pontinhos de interrogação. Geralmente isso acontece mais na sidebar do que na região dos posts. Diversas vezes recebi no essa dúvida em como concertar, e várias vezes indiquei para mudar o UTF-8, que fica em Settings » Reading, para ISO-8859-1. Porém, muitos dos casos a situação só piora em vez de resolver >.<1º) Antes de tudo, certifique-se de que há este código em seu tema, no arquivo header.php antes de </head>:

<meta http-equiv="Content-Type" content="<?php bloginfo('html_type'); ?>; charset=<?php bloginfo('charset'); ?>" />

Talvez pode ser a falta deste código que está dando o problemas nos acentos.

2º) Ok, arrumou nos posts e páginas, mas a barra lateral ou lugares que há HTML puro ainda não funfaram? O jeito então é apelar para a codificação das letras em HTML. É bem simples e depois de algum tempo você pega a lógica e irá decorar o básico para nunca mais ter esse problema.

&agrave; = à
&Agrave; = À
&aacute; = á
&Aacute; = Á
&eacute; = é
&Eacute; = É
&iacute; = í
&Iacute; = Í
&oacute; = ó
&Oacute; = Ó
&uacute; = ú
&Uacute; = Ú
&atilde; = ã
&Atilde; = Ã
&otilde; = õ
&Otilde; = Õ
&acirc; = â
&Acirc; = Â
&ecirc; = ê
&Ecirc; = Ê
&ecirc; = ô
&Ecirc; = Ô
&ccedil; = ç
&Ccedil; = Ç

Percebeu que há uma lógica? Sempre começa com & (obrigatoriamente), depois a letra que irá ser acentuada (maiúscula ou minúscula) e na frente o nome do acento — grave é o acento grave, usado na crase; acute é o acento agudo; tilde é o til; circ é o acento circunflexo; e cedil é a cedilha. E para fechar o código sempre uma um ponto-e-vírgula no final.

3º) Além dos acentos há os caracteres. Alguns você já deve saber que aparecem com a tecla Alt + uma série de números, mas às vezes fazendo só isso não dá certo e então entra, novamente, a codificação HTML, só que dos caracteres. Neste site há vários códigos de acentos, caracteres normais e especiais. É uma mão na roda :)

Veja também...

Vida de Freelancer: Quando o design não é o suficiente
Um dia em Piri: Reserva Vargem Grande
Resenha: Sombras Super Shock, da ColourPop
¬¬ zZz x_x o_O ^^ T_T ;D :x :S :P ::teary:: ::sweat:: ::stress:: ::rolleyes:: ::love:: ::cool:: ::blush:: ::attention:: ::angry:: :) :( ._. *o* *O_O


0 Comentário(s)

(0 pelo blog e pelo facebook)