Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

Tumblr: Saiba o que é

Tutorial Tumblr

Introdução
Se você não gosta de postar textos tão grandes, ou gosta de postar fotos, músicas e frases de uma maneira bem rápida, então o Tumblr é o blog perfeito. Você pode reblogar (lembra do retwit do twitter) os posts de outras pessoas, marca-los se gostar e até responder (chama-se reply) no seu próprio painel de controle algumas fotos. É bastante divertido, porém viciante. Eu quem o diga, hehe.

Para começar, ele não é um bicho de sete cabeças. Eu achava que era até eu criar vergonha na cara e aprender as tags dele. Não é tão difícil assim e você verá que dá para criar um tema de uma maneira bem fácil. É claro, se você não tem uma base em HTML, você não vai entender nada de início e pode parecer difícil, mas se você já tem uma boa noção você pegará a lógica rapidex!

Melhor Tutorial
Quem é tâmbleiro já a algum tempinho, como eu, tem a página Creating a custom HTML theme estampada na testa! Lá tem tudo, tudo mesmo! Não há lugar melhor que este para você aprender a customizar o seu blog. Lá explica o significado de cada tag, onde usá-la e na maioria das vezes passa até o código para você seguir o exemplo. Você perceberá que se conseguir manjar as tags, conseguirá ter um blog a nível de WordPress (a nível de "dinamicidade", não de plugins, ok?).

Colocar e hospedar CSS
Muitos já vieram me perguntando como colocar CSS no Tumblr. Isso é menor problema de todos. Coloca-se CSS no Tmblr da mesma maneira que você coloca numa página de internet qualquer, que vai de um blog do UOL ou blogspot até WordPress. O problema é que os temas grátis que são oferecidos no Theme Garden são muito complexos e muitas vezes o CSS já é hospedado. Se este for o seu caso, procure entre <head> e </head> o link do CSS (formato .css), abra-o no navegador, copie-o em um bloco de notas e customize-o da maneira que quiser (só não tire os créditos originais) e depois hospede-o em alguma hospedagem que você tenha, grátis ou paga. Você pode até hospedar no Upload a static file que é no próprio Tumblr, porém não há como editar depois. Nesse site eu gosto de hospedar somente scripts porque se copiarem algo do meu Tumblr, pelo menos não comem a transferência da minha hospedagem, deixando o Madly Luv lerdo. ;D

Tipos de posts

  • Text: É onde você posta seus textos. Pode inserir HTML selecionando a opção "HTML" logo acima do campo de texto. Se você quer se interagir com os seus seguidores com alguma pergunta para pedir opiniões etc, você pode selecionar a opção "Let people answer this".
  • Photo: Lugar onde você posta fotos. Se quiser postar mais de uma no mesmo post, as fotos aparecerão em um mini slideshow.
  • Quote: Neste lugar você posta as frases que quiser. No campo onde você escreverá sua frase, você pode inserir HTML.
  • Link: Lugar onde você insere algum link externo, pode ser de site, blog, orkut, etc. Se quiser, pode escrever uma breve descrição do que se trata.
  • Chat: É onde você coloca um díalogo. Em cada linha representa a frase de uma pessoa. Não precisa usar HTML. Pode ter título ou não.
  • Audio: Lugar onde você posta suas músicas preferidas. Você tem o direito de "upar" apenas uma música por dia (de seu PC para o Tumblr), mas você pode reblogar quantas músicas quiser no dia ou até mesmo pegar um link externo.
  • Vídeo: Nesse lugar você posta somente vídeos do youtube ou do vímeo. É só colocar a URL normal e pronto, não precisa daquele código gigantesco de incorporação. Você pode também "upar" de seu computador.

Taggeando
Essa parte eu considero uma das mais legais do Tumblr. Funciona no mesmo estilo do WordPress: você coloca uma tag em determinados posts e quando você seleciona o link dela, aparece todos os posts relacionados a ela. Eu gosto de diferenciar os tipos de posts que faço como fotos, frases, links, músicas, pessoal, wishlist etc. Sem contar que dá para juntar todas as tags feitas numa simples núvem de tags ;D Para fazer uma tag é só colocar as palavras chaves na coluna da direita quando você for postar algo.

Eu espero ter esclarecido bastante coisa sobre o Tumblr. Caso você tenha um blog, há como você colocar as atualizações dele em sua sidebar ou no lugar que você quer! ^^

Veja também...

Vida de Freelancer: Quando o design não é o suficiente
Um dia em Piri: Reserva Vargem Grande
Resenha: Sombras Super Shock, da ColourPop
¬¬ zZz x_x o_O ^^ T_T ;D :x :S :P ::teary:: ::sweat:: ::stress:: ::rolleyes:: ::love:: ::cool:: ::blush:: ::attention:: ::angry:: :) :( ._. *o* *O_O


0 Comentário(s)

(0 pelo blog e pelo facebook)