Personalizando uma url curta (shortlink) para seu blog

Tutorial Blogosfera em geral

Comentei aqui no blog sobre a importância de uma url curta personalizada e como ela pode trazer credibilidade a um blog. Em um mundo que não devemos escrever muito além de 140 caracteres, todos nós sabemos o quanto é fundamental que nossas urls sejam o mais curtas possíveis. Com shortlink personalizado já dá para saber de onde vem o conteúdo, além de poupar caracteres e nos dar maior liberdade de texto.

Neste tutorial darei dicas de como criar um shortlink personalizado para seu blog.


1) O que é um shortlink?

"Encurtamento de URL é uma técnica na World Wide Web onde um provedor torna um site disponível com um URL muito curto, em adição ao endereço original."Wikipedia

Outros exemplos de url curtas: Youtube (youtu.be), Facebook (fb.me), Globo (glo.bo), Google (goo.gl)… e alguns blogueiros já assumiram essa tendência também, como blog Depois dos Quinze (dd15.me), Melhor Ângulo (angulo.me) e o Angeliica (angeliica.tk).

2) Criando um shortlink

Um shortlink não é nada mais, nada menos, do que um outro domínio registrado para o seu blog. Ele precisa ser o mais curtinho possível, e ainda sim continuar a remeter ao nome de seu domínio original.

Por exemplo, o domínio do Madly Luv é madlyluv.com e a url mais abreviada possível e disponível para registro que encontrei mais aproximado do original foi o mluv.co. Para achar um shortlink legal e bem a sua cara, indico o domai.nr. Este site mostra todos os domínios possíveis com o nome que você deseja.

Quanto custa?

O preço dos domínios podem variar de acordo com suas terminações e sugiro que você pesquise bastante. Eu gostei muito do .co e quis deixar o mais parecido possível com o domínio original, e o restante dos ponto-blablablás da vida não tinham nada a ver. Para o MLuv.co desembolsei R$65 e continuei com a mesma empresa que registrou meu domínio original pois achei em outros lugares por quase R$90! ::stress::

Tem como ser free?

Yes baby! Para domínio free, sugiro o Dot KT, que é uma saída para quem não quer desembolsar money para um novo domínio.

3) Criando uma conta no Bitly e verificando-a

Depois de registrar e liberar o seu domínio novo, você fará uma conta no Bitly, um dos serviços de encurtamento de url mais famosos e confiáveis que tem. Gosto muito dele pois é fácil de mexer e tem também Analytics dos cliques.

Faça todo o procedimento de cadastro e, em seguida, faça a verificação do seu e-mail lá em Settings, na aba Profile. Esta verificação é importante para você poder adicionar um novo domínio em sua conta.

4) Adicionando o domínio curto ao Bitly

Continuando em Settings, só que desta vez na aba Advanced, você adicionará a nova URL padrão que você usará para encurtar os seus links em Custom Short Domain.

Após adicionar o seu domínio curto, aparecerá uma página falando sobre o processo de apontamento do DNS que você deve fazer. É basicamente trocar o número do DNS do seu domínio curtinho para o número que o Bitly irá te dar. Isso é muito importante pois fará com que você crie quantos shortlinks quiser diretamente pelo Bitly. Sem este apontamento não dará certo.

Como troco o DNS, Ana?

Nesta parte eu sugiro que você peça ajuda ao suporte do local onde você registrou o seu domínio, pois dependendo do servidor o painel de controle é diferente e às vezes você não tem acesso ao DNS, como aconteceu com o meu caso. Por isso, faça como eu fiz: peça suporte de um técnico profissional. Assim não há erro. Quando são empresas muito grandes ou são frees, possuem páginas de tutoriais ensinando o próprio cliente a trocar o DNS.

Assim que você receber a confirmação de que o DNS foi trocado, você voltará a página de onde você adicionou seu domínio curto e pedir a sua verificação. Se não der OK, espere um pouco pois o DNS ainda pode estar sendo propagado. Assim que a verificação der OK, sua página ficará mais ou menos como a imagem abaixo. Ah! E não esquece de fazer o apontamento do seu domínio curto para o seu blog de domínio original lá em Branded Short Domain Root Redirect, viu?

5) Criando shortlinks

Agora que domínio curto está configurado, você já pode começar a encurtar todos os links que você quiser!

Uma dica legal para você que usa o Chrome é utilizar uma extensão que já faz o encurtamento da url que você deseja em um só clique! Para outras ferramentas e aplicativos, basta acessar Tools em sua conta.


Se você quer automatizar os links do seu blog wordpress, leia este tutorial complementar.

Dúvidas? Comente abaixo que respondo! :D

Veja também...

Almoço no Las Nenas Café Bistrô (Goiânia)
Londres: Fim de tarde em Notting Hill e primeira vez na Starbucks
As ilustrações de Renata Soares

6 Comentário(s)

(6 pelo blog e pelo facebook)
  • Pams
    Visitar blog
    07 . 11 . 2015

    Ótimo tutorial Ana, deu tudo certinho, me ajudou bastante muito obrigada <3

    Responder

  • Michel Andrade
    Visitar blog
    26 . 08 . 2015

    Realmente não sabia desse tipo de domínio.

    Obrigado! =)

    Responder

  • Josiane Alves
    Visitar blog
    27 . 05 . 2015

    Estava pesquisando sobre dominio, então encontrei seu blog lindo, parabéns!!!
    Minha dúvida é qual a diferença de um dominio pago e um free?

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      30 . 05 . 2015

      @Josiane Alves, teoricamente nenhuma diferença em sua função a não ser nas terminações. Domínio free você não tem muita opção, enquanto pago você pode escolher qualquer terminação que combine mais com o seu nome. Por exemplo, eu escolhi o .co para ser abrevição do .com. Vai da sua escolha. Abmos funcionam da mesma forma.

      Responder

  • Karina Almeida
    Visitar blog
    17 . 05 . 2015

    Amei tudo por aqui, tanto este tuto como seu blog, ele é realmente muito meigo.
    Estou baixando este lay pra pôr no meu blog, Blessed Blog, estou na blogosfera a muito tempo, porém, ainda tô enrolada com tudo isso, ainda mais agora que sou mamãe. rsrs
    Olha, sucessos, amei seu blog e o estilo dele, beijos mil flor, :*

    Responder