Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

Disciplinas do 5º período & Viagem à Brasília

Pessoalidades

Faz tempinho que não comento aqui algo sobre minha faculdade, não é? As disciplinas deste semestre estão adentrando cada vez mais no Design e estou adorando, apesar de eu estar começando a ficar apavorada com os trabalhos que estão vindo já — mas isso é lei todos os semestres, para variar, rs — sem contar que me decepcionei um pouco em algumas matérias. Mas para começar o ano com o pé direito, passar o dia em Brasília vendo exposições de arte foi o melhor presente! ::blush::

As matérias deste semestre são: Web Design, Design Digital, Ilustração, Produção Gráfica, Análise Gráfica e História da Arte no Brasil. Comentarei um pouco sobre cada uma das disciplinas e minha experiência com elas até agora.

Web Design

As aulas de web, por incrível que pareça, envolve pouquíssimo conhecimento de HTML e CSS. Para você ter uma ideia, teve apenas uma única aula que nos introduziu os famosos códigos que quebram nossa cabeça, rs. O restante das aulas é voltado para a estruturação de um site, seu conteúdo, quais são as ferramentas que serão utilizadas, o que um link apontará para outro, o que acontecerá se um formulário for enviado e o que pode acontecer se não for, etc. Confesso que me decepcionei um pouquinho, porque percebi que eu sei HTML/CSS e como estruturar um site tanto quanto (ou até mais do que) o próprio professor. ::stress:: Dizendo ele que se quer aprofundar na área de web tem que estudar coisas fora da faculdade. Jura? ¬¬

Design Digital

Nessa disciplina vemos todos os tipos de projetos que tem a ver com o meio digital, além de estudar o começo da era digital, hipermídia, etc. Já fizemos trabalhos de stop motion, montagens e colagens no photoshop, e o nosso projeto final é fazer algum projeto que envolva interação com o usuário, como um aplicativo de celular, uma HQtrônica, ou qualquer outro projeto que tem a ver.

Ilustração

Como o próprio nome diz, estudamos a área de ilustração. Aprendemos que um desenho qualquer, sozinho, não é uma ilustração, que para ser uma é necessário de um contexto, e é estudando e se aprofundando neste contexto que sai o trabalho de ilustrar aquilo que é abordado. Nada vem do nosso mais profundo e puro âmago de nosso ser, e é ai que percebemos que o momento de epifania não é nada fácil.

Produção Gráfica

Estudamos os diferentes tipos de impressão que podem ser realizadas em um projeto gráfico, analisando também diferentes tipos de papeis e tintas, além de saber como fechar um arquivo para ser enviado à impressão. A matéria é ótima, mas quem não entende nada dessas coisas (como eu, que minha área é puramente web) fica perdidinho e acha tudo muito mais difícil que o normal, hehe.

Análise Gráfica

Essa disciplina é daquelas que você pode dar uma "viajada", hehe. Envolve conceitos de semiótica, sobre o entendimento dos signos, significados, índice, ícone, etc. É simplesmente analisar uma peça gráfica, o que ela propõe, para depois servir de repertório para nós, realizando projetos de forma inteligente e criativa.

História da Arte no Brasil

O próprio nome já diz, hehe. Cadê os projetos gráficos para a gente fazer? Não, não tem nada disso nessa matéria. É bem estilo ensino médio: a professora lê trechos do texto, pede a um caboclinho ler também porque o rapazinho está conversando demais na aula, passa provinha e trabalhinhos escritos… coisa que nós do 5º período desacostumamos, hehe.

Agora vem o choque de realidade: em nenhuma dessas matérias práticas não aprendemos a mexer em programa algum. Quem não sabe manejar os softwares tem que fazer trabalho com quem sabe (é nessa hora que sou amiguinha de todo mundo, haha #NOT) x_x é simples e triste assim.

Mas nem tudo é apenas desilusão, hehe. Todo ano sempre tem uma pequena viagem que fazemos à Brasília para visitar as exposições de arte que ficam na cidade (porque a merda dessa Goiânia não valoriza a cultura tanto quanto deveria). Visitamos a exposição de gravuras do século XV a XIX no Museu Nacional dos Correios e também o Centro Cultural do Banco do Brasil. Infelizmente não pude tirar fotos das exposições porque era proibido, então o que restou para fotografar foi apenas da farra que fizemos e da arquitetura, rs.

Bem, é isso… para ver mais fotos, acesse este álbum em meu facebook. E caso alguém tenha alguma dúvida sobre o curso, sempre estou à disposição para responder tanto por e-mail quanto por tumblr. ;D

Veja também...

Uma faxina na casa: 10 anos de Madly Luv
Não nasci para ser "blogueira"
Realizações de 2016 e pedidos para 2017
¬¬ zZz x_x o_O ^^ T_T ;D :x :S :P ::teary:: ::sweat:: ::stress:: ::rolleyes:: ::love:: ::cool:: ::blush:: ::attention:: ::angry:: :) :( ._. *o* *O_O


2 Comentário(s)

(2 pelo blog e pelo facebook)
  • kakau4ever
    Visitar blog
    07 . 04 . 2012

    Pelo que li no post parece ser muito legal a facul que escolheu! E a turma também parece ser bem divertida!
    bjoks

    Responder

  • May
    Visitar blog
    05 . 04 . 2012

    Ando tão indecisa quanto à faculdade que vou fazer que cada vez que leio a tal palavra 'faculdade' corro pra ler sobre o que se trata, haha! Adorei as fotos da viagem, e deu pra perceber que você se divertiu bastante amiga, tô com saudades das nossas conversas via MSN, rs..

    Beijinhos,
    May ;*

    Responder