Madly Luv - O mLuv é um blog pessoal no qual aborda vários assuntos como design, músicas, literatura, arte, televisão etc. Desenvolvido e mantido por Ana Flávia Cador.

Como trabalho com as newsletters do blog

Blogosfera

Eu sempre gosto de ficar perto dos meus leitores e amigos que conheci através do blog. Se você já comentou aqui algum dia, provavelmente você já deve ter recebido um e-mail fofo desejando feliz ano novo, uma poesia ou comemorando algum dia específico (como o dia da fotografia, por exemplo), não é? Antigamente eu tinha muito medo de enviar e-mails assim para meus leitores com medo deles não gostarem! Digo isso pois o usuário geralmente tem uma certa resistência com newsletter por se tratar de algo mais "comercial". Entretanto, já nos primeiros e-mails enviados tive um ótimo feedback — e com ele várias perguntas sobre como são feitos.

Fiquei sem tempo para tirar uma foto decente, então vai uma lindona do Viktor Hanacek para ilustrar ;)

Eu queria colocar este post como Extras, mas ele não é beeeeem um tutorial, um passo-a-passo. É mais para eu esclarecer um pouquinho e dar dicas para quem estava curioso e pretende utilizar isso no blog também.


Onde as newsletter são criadas?

O melhor lugar que achei para trabalhar este tipo de e-mail personalizado é o MailChimp.com. Além dele possuir ferramentas bastante intuitivas, a ferramenta te dá total liberdade para personalizar os e-mails, as mensagens de inscrições, feedbacks e tudo mais. Ah! E tem todo um sistema de estatísticas nele. ::love::


Como coleto os e-mails?

As newsletter daqui do blog não possui fins comerciais especificamente e não há envio de spans. A news é uma extensão do blog e tem como objetivo de interagir com os leitores e amigos. Por isso, são cadastrados quase todos os e-mails de quem comenta por aqui. Sempre quando leio os comentários de algum post e os respondo, já coloco na lista. ;D

Outras formas de coletar e-mails

O próprio mailchimp ofecere vários tipos de divulgação de cadastro: o formulário para colocar no blog (como aqui na sidebar), o link direto e integrações com facebook, twitter e outras redes sociais.

O wordpress também possui vários plugins que ajudam a coletar os e-mails. Dentre todos estes, usei muito o WordPress MailChimp Comment Optin, que dava a opção do usuário comentar e cadastrar no mailchimp ao mesmo tempo.

Lei contra spam

Como ninguém é obrigado a receber e-mails que não quer, todas as news vêm com uma mensagem indicando o porque que o leitor está recebendo o e-mail e junto com esta mensagem a indicação do link para a pessoa retirar o e-mail da lista — é obrigatório ter esta opção.


Como personalizo meus e-mails?

No mailchimp dá para trabalhar tudo em cima da identidade do blog e deixa-lo completamente personalizado pois ele oferece a opção de você editar o HTML da newsletter e você criar o seu próprio padrão. Se você tem um breve conhecimento de HTML dá para brincar bastante usando apenas recursos básicos como bordas, imagens de fundo, cores e formato dos títulos para ficar com a sua identidade visual. Dai, caso você não sabe mexer com HTML, ele fornece vários modelos pré-definidos e você consegue modificar cores e imagens pelo painel de controle. Inclusive, dá também para escolher um modelo e editar o HTML dele também para criar o seu próprio.

Outra coisa legal é que você pode brincar com as merge tags do mailchimp. São tags dinâmicas que deixam o seu e-mail mais personalizado que, usando com a linguagem certa, dá a sensação ao usuário que estamos conversando diretamente com ele (por isso, a linguagem informal é a melhor). E eu adoro receber e-mails assim. Um exemplo legal de newsletter assim é o site do Enjoei — nem parece que é comercial de tão legal que é a linguagem que eles usam! Há uma infinidade de merge tags no mailchimp e todas estão listadas na sessão de suporte do site com várias outras dicas de utilização.


Então, gostou dessa dica? É uma ótima forma de interagir com o leitor e mandar mimos. Acredito que é um encanto receber mensagens assim no e-mail, por isso achei que seria legal ter esta experiência com os leitores.

Veja também...

Como otimizar imagens para acelerar o carregamento do blog
Blog Day: 20 blogs lindos para você conhecer
A importância dos shortlinks em um blog
¬¬ zZz x_x o_O ^^ T_T ;D :x :S :P ::teary:: ::sweat:: ::stress:: ::rolleyes:: ::love:: ::cool:: ::blush:: ::attention:: ::angry:: :) :( ._. *o* *O_O


25 Comentário(s)

(25 pelo blog e pelo facebook)
  • Bia Paiva
    10 . 08 . 2017

    Oi Aninha, poxa coloca na sua listinha de faltas, um passo a passo para quem quer começar a ser blogueira. Quais são os primeiros passos :)

    Adorei o blog!
    Beijoos

    Responder

  • fabiana
    15 . 07 . 2017

    Muito esclarecedor. Só tenho uma dúvida e gostaria da tua resposta. O mail chimp pode ser customizado para o português? E sim, concordo com você que a comunicação do site Enjoei é tudo de bom… Será que eles usam mail chimp?

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      16 . 07 . 2017

      Oi Fabiana! O painel do mailchimp é em inglês, mas os e-mails para o seus usuários você mesma escreve. Você pode optar em oferecer tradução das frases padrão que já vem prontas, mas geralmente estas frases já são traduzidas. No painel de cada lista de usuários que você cria você seleciona a língua desejada. ;)

      Responder

      • Fabiana
        16 . 07 . 2017

        Ah, então deve ser por isso que nos email s que o Enjoei manda para a gente aparecem aquelas frases tão fofas (e em português!). Muito obrigada pela tua resposta, adorei o teu blog! Parabéns!

        Responder

  • Nanda
    Visitar blog
    16 . 12 . 2016

    Menina, sabia que eu estou cadastrada no MC faz um tempo mas só depois de ver esse post é que eu criei coragem de ir mexer nele? Sempre achei que era um serviço super complicado, pra gente mais profissão porem você me convenceu do contrario.
    Obrigada por isso e por ser sempre meu blog favorito <3
    Beijão,
    Nanda
    Nandalandia.com

    Responder