Antes e depois de usar henna, receita e cuidados

Madeixas

Depois de um post mega explicativo sobre henna, aqui está o meu tão prometido (e gigante) post sobre toda a minha transformação e cuidados dos meus cabelos depois de hennado. Quando eu decidi ir para a henna, eu já tinha atingido a cor que eu queria utilizando a mistura das tintas 9.43 + 8.4 da marca keune. Entretanto, apesar da cor ser linda, a manutenção para manter a cor era muito caro. Precisava tonalizar toda santa semana porque, como a cor estava relativamente clara, perdia todo o glamour em poucas lavagens, mesmo deixando de usar shampoos fortes e cremes mais leves. Eu já conhecia henna por causa da Pri, do Fotografias e Coisinhas, e fui aprofundando mais os meus estudos até ter certeza que eu queria. Quando finalmente me decidi, uma nova saga ruiva começou.

Antes e depois de hennar o cabelo - madlyluv.com

Foto 1: Cabelo clareado, preparado para usar a henna, em meados de julho de 2015. Foto 2: Cabelo atualmente, em março de 2016, com henna. Veja o post completo para saber detalhadamente sobre toda saga da henna!

Observação 1: Recomendo muito que leia o post Manual da Henna, pois há várias coisas das quais mencionei aqui (como tempo de descanso, oxidação, ingredientes etc) que não há como entender direitinho sem saber o básico.

Observação 2: As fotos deste post todas foram feitas com celular (iPhone 5c) e não possuem filtro para garantir ao máximo de fidelidade aos tons. E sim, eu sei que tenho uma câmera ótima e, sim, fiquei com preguiça de usa-la — sorry not sorry — eu sempre lembrava de tirar as fotos de última hora (e outras vezes nem lembrava, rs), por isso, pode acontecer de uma ou outra foto não ser do seu respectivo momento descrito, e neste caso foi utilizada uma foto com o tom equivalente para ilustrar.

Agora, vamos lá…

Como preparei o meu cabelo para hennar

Como já expliquei, para atingir um determinado tom de henna é preciso ter cerca de 2 tons mais claro do que você quer porque henna escurece um catiquinho devido a pigmentação (veja a tabelinha). Eu estava com um cabelo na altura de um 8, e eu queria manter este mesmo tom (ou um parecido) com henna. E para fazer isso eu precisei desbotar o meu cabelo ao máximo para clareá-lo, pois ele precisava estar com o mínimo de tinta possível para pagar a tinta loira (porque tinta não clareia tinta, lembra?).

Itens que desbotam coloração - madlyluv.com

Primeiramente, eu utilizei um dos métodos mais comuns para retirar a coloração, que é utilizar o Removedor de Coloração. Há diversas marcas de removedores, e o que escolhi usar foi o Dekap Color, da Yamá. Ele não mexe absolutamente em nada nos fios virgens, apenas onde está o pigmento da tinta artificial. Ele "incha" a molécula de pigmento, que a faz sair do fio. Eu fiz umas 4 sessões de aplicação do produto até chegar num momento em que eu percebi que não fazia nenhuma diferença entre uma sessão e outra.

Enquanto dava os dias de descanso do uso do Dekap (recomendação do fabricante), eu fui fazendo os métodos naturais de desbotamento, como várias sessões de umectações de óleo de coco (caso você não tenha, pode fazê-lo com qualquer óleo vegetal que você tenha em casa, desde que seja extra virgem), a misturinha de algumas pastilhas de vitamina c + shampoo anti resíduo e fazendo hidratações com mel (que também ajuda a desbotar) para recuperar a secura que a vitamina C deixava, além de continuar com o cronograma para o cabelo não perder força com esse tanto de coisa que eu passava para desbotar.

Transformação de tinta para henna - madlyluv.com

Foto 1: Cabelo última vez pintado com Keune 8.4 + 9.43 (jun-2015). Foto 2: Cabelo depois de desbotado (jul-2015). Foto 3: Cabelo pintado de loiro (jul-2015).

As tintas que usei foram das marcas Celso Kamura e Yellow. Ambas já usei quando era "ruiva de tinta", então eu confio nelas e sei como interferem na saúde do meu cabelo. Como a raiz sempre tende a ser mais clara e eu precisava abrir bem a cor e iguala-las, eu usei uma 10.0 (C.Kamura) e no comprimento eu usei uma 11.0 (Yellow).


Descobrindo a minha receita

Depois de ficar loirinha, haha, foi uma longa história de erros e acertos. Fui fazendo alguns testes de receitas de henna em tufinhos de cabelo pegos da escova até eu conseguir atingir uma receita boa, com uma consistência que me desse um maior controle da cor e que não escurecesse com facilidade caso eu errasse. Como consegui? Só testando, meu amor. Teste, teste, teste… não se canse de testar! Pode gastar uma graninha ai? Talvez, mas quando você acerta na sua receita, vai ter henna pronta para quase meio ano, haha.

Para fazer os testes eu usava metade de um pacotinho, o suficiente para usar no cabelo todo e tivesse a possibilidade de usar a outra metade outra receita caso a primeira desse errado. Toda vez que eu fazia alguma etapa do cronograma eu pegava os tufinhos de cabelo e fazia os testes em cada um. Testava a mesma receita em 2 tufinhos, mas uma eu deixava 3h e a outra 4h30 de aplicação, e via a diferença no final. Mudava a receita e testava o mesmo em outros 2 tufinhos. Aguardava 3 dias para a henna sofrer o processo de oxidação e fixação da cor, para então ver o resultado final. Depois de alguns testes eu fiz uma proporção de 1 porção de henna para 6 de líquido (o líquido que usei foi chá de camomila), e testei no meu cabelo de fato deixando de molho na cabeça por 3h.

Transformação de tinta para henna - madlyluv.com

Foto 1: Quando a henna está pronta, ela faz uma manchinha parecida com esta. O teste precisa ser feito na palma da mão para ter certeza que atingiu o ponto. Foto 2: Testes de mecha. Foto 3: Primeira experiência com henna (jul-2015).

Confesso que até que gostei, mas não fez tanta diferença de quando eu estava loira, a não ser reflexos acobreados dependendo da luz. O cabelo ficou bem ressecado e depois fui perceber que era por causa do chá de camomila concentrado da receita. Fiquei uns 2 ou 3 meses com essa receita e sofria com ela, porque eu tinha a impressão que minha henna desbotava. :( A camomila deixava ele dourado demais.

Diante disso, fui fazer mais um teste. Diminui um pouco a quantidade de líquido, troquei o chá de camomila por água e um pouquinho de vinagre, parei de usar a henna pura e passei a usar a henna composta (sempre usei da marca Casa da Índia), e também aumentei meia hora de descanso no cabelo. Como eu não queria dar diferença na raiz quando fosse retocar, eu desbotei o cabelo com óleo de coco e pintei a raiz com a 10.0 e a 11.0 no comprimento novamente para ficar quase igual quando estava loira. Apliquei e aguardei.

Diferença entre a Henna Pura e a Henna Composta

A única diferença é que a pura é realmente 100% henna, enquanto a composta possui extrato de Amla e Shikakai, que têm propriedades antioxidantes e vitamina C, além de fortalecer a raiz e favorecer o crescimento dos fios. Ambas são naturais e não há diferença alguma na cor. Eu gostei muito da Henna Composta (caixinha verde) pois realmente ajudou meu cabelo a crescer bem forte! Obs: Todas as hennas das quais menciono são da marca Casa da Índia. Outras marcas podem possuir outras plantas na composição, das quais não tenho conhecimento prático ou teórico.

Depois de 3h30 fui ver o resultado e finalmente deu certo! Descobri a minha receita amada ::blush:: E a minha proporção ideal acabou sendo 1 porção de henna para 5 de líquido com essas 3h30 de descanso na cabeça. Diante disso, aumentei a quantidade da receita e mantive as proporções para já guardar para retoque de raiz nos meses seguintes. Veja só o resultado final abaixo (e ignora minhas caras e bocas, só veja o cabelo, tá? SÓ O CABELO! kkkkk).

Transformação de tinta para henna - madlyluv.com

Fotos tiradas no mesmo dia em horários diferentes para ver a variação de cor (out-2015)

Essa é minha cor amorzinho que quis levar para a vida desde então ::love:: Como eu já disse e reforço mais uma vez, henna normalmente demora para desbotar, e depois deste segundo teste no cabelo tive a prova que realmente é isso mesmo. Sugiro que evite chás, temperos e tudo mais, para não ter interferência na cor. Minha experiência com chá não deu certo, e só me deu impressão de desbotamento e secura. Quando eu fiz uma receita mais simples, apenas com o ácido para liberar o pigmento, deu muito mais certo e ficou mais estável a cor. Eu fiquei só retocando raiz até então. Só fui sentir vontade de hennar novamente há alguns dias atrás, cerca de 6 meses depois.

Receita final:

  • 100g de henna composta da Casa da Índia
  • 425ml de água filtrada em temperatura ambiente
  • 75ml de vinagre de maçã
  • 3h30 de descanso no cabelo

Retocando raiz

O retoque de raiz não tem segredo. A jogada é utilizar a mesma tinta que você usou quando preparou o cabelo para usar a henna. Como eu usei uma tinta de numeração 10.0 na raiz, então eu venho mantendo essa mesma coloração até hoje, bem como a mesma receita. Em um dia pinto a raiz, enquanto no outro passo a mistura da henna.

Há diferença entre raiz e comprimento ao retocar?

Transformação de tinta para henna - madlyluv.com

Foto 1: Henna descongelada. Foto 2: Retocando só raiz. Foto 3: Raiz retocada e oxidada.


Henna por cima de henna

Comentei agora há pouco que demorei 6 meses para hennar novamente, certo? Fiz isso porque senti que a cor perdeu a força e tinha umas mechinhas mais clarinhas que as outras, então eu utilizei a mesma receita no cabelo todo tudo de uma vez, juntamente com a raiz. A tinta loira estava num nível quase imperceptível com o comprimento da antiga hennada dependendo da luz.

Transformação de tinta para henna - madlyluv.com

Foto 1: Raiz retocada só com tinta loira. Foto 2: Como o cabelo estava antes de hennar o cabelo todo (perceba as mechas mais loirinhas, rs). Foto 3: Cabelo todo hennado (com a mesma receita definitiva) e oxidado. E está assim até hoje! ♥


A saúde do cabelo depois de hennar

Não posso negar que a estrutura do meu cabelo mudou completamente depois que hennei. E isso me trouxe vantagens e desvantagens. Não é mais qualquer shampoo que utilizo que é bom para ele, pois ao passar um shampoo qualquer meu cabelo fica seco, ruim de pentear, grudado e sem balanço, sendo necessário passar condicionador (daqueles sem silicone na composição) até na raiz para dar certo.

Por outro lado, eu já pude ficar mais relaxada com o cronograma capilar. Quando eu usava tinta eu fazia alguma fase do tratamento uma lavada sim, outra não, enquanto depois da henna só faço algo uma vez por semana e olhe lá. Fase de reposição de massa? Só uma vez ao mês ou quando eu lembrar, haha. A henna deixa a estrutura do cabelo bem forte porque encorpa o fio e ocupa as fissuras na cutícula, dando aspecto de reposição de massa, então não vejo mais tanta necessidade de usar máscara com queratina para "reconstrução", porque uma vez deixada a henna ali, dificilmente sai, rs. Além disso, não sinto necessidade de tonalizar e meus gastos para cuidados com cabelo reduziram drasticamente.

O sossego que a henna me dá é um paraíso comparado à escravidão da coloração química da qual eu me encontrava anteriormente, principalmente com essa história de tonalizar toda semana. Hoje, se me deixar eu esqueço do meu cabelo, rs. Ficou muito automático lavar, secar ao natural e fazer o que tem que fazer da vida. Perder tempo cuidando dia sim, dia não já não faz mais parte do meu universo, rs.

O tão polêmico cabelo duro após hennar

Pois é. Essa nhaca de cabelo duro sempre me acontece a cada hennada completa que faço. Fica duro feito espeto nos primeiros dias. Fui fazendo pesquisas e perguntando para o pessoal do grupo sobre esse fato do cabelo ficar tão rígido e piorar a cada hennada completa. Depois de ler posts e mais posts sobre isso no grupo, através de tantos relatos de experiências práticas cheguei nessa informação em comum:

Quando o fio fica saturado de pigmento de henna, o cabelo se enrijece, pois a película que a henna cria no fio só vai engrossando a cada vez que acumula a cada hennada.

A henna retira muito óleo e água do fio, e é preciso repor estes componentes para o cabelo voltar ao normal. Algumas pessoas falam que o cabelo fica extremamente macio e hidratado após hennar, mas como isso não aconteceu comigo (#chorosa T_T ) eu preciso cuidar bastante na primeira semana até ele melhorar. Esse é o meu único sofrimento com essa plantinha… ::stress:: Mas o lado bom é que dura poucos dias. Cheguei a conclusão que só passarei henna no cabelo inteiro apenas uma vez ao ano! Como hennei pela terceira vez em cima de um cabelo já com henna, é bem provável que daqui 6 meses ficará menos desbotado do que antes. E isso me deixa feliz.

Por outro lado… quando somente a raiz é retocada, eu não sinto absolutamente nada de enrijecimento. Isso porque a raiz é virgem de henna e ao retoca-la fica com pigmento na medida certa, então o cabelo fica maravilhoso! ::love:: Eu não preciso ficar me preocupando em hidratar e o cabelo fica bem soltinho.

Vale lembrar que cada cabelo é uma sentença. O que acontece comigo pode ser completamente diferente para você! Se aconteceu algo de diferente, não hesite em me dizer em como foi sua experiência! Quanto mais experiência, melhor ♥

Dicas de produtos para cabelos hennados

Com toda essa complexidade em lidar com a henna, receitas e cuidados, vai aqui uma lista básica de produtos que deram super certo no meu cabelo depois que passei a usar henna. Espero que também dê no seu. ;D

Produtos bons para cabelo com henna - madlyluv.com

Todos os produtinhos acima são liberados para quem faz low-poo e alguns para no-poo.

  1. Creme Condicionante Kanechom Kids: É quase igual àqueles cremes multi-uso do Yamasterol, só que tem uma composição mais leve. Pode ser um creme base para misturinhas de qualquer tipo para usar no cronograma capilar, bem como usar como condicionador sozinho. É livre de silicones e parabenos, então pode ser usado também para lavar o cabelo. É ótimo para quando for retirar a mistura da henna do cabelo, porque com shampoo é praticamente impossível. Eu encharco o meu cabelo com esse creme até conseguir tirar toda mistura.
  2. Natura Castanha Ekos: Melhor máscara de reposição de lipídios que já usei e é livre de silicones. Tem bastante óleo na composição e nem assim o cabelo desbota. Com apenas 3 minutinhos dá uma super diferença no cabelo. Eu dispensei umectações depois que descobri a existência ele (até porque umectações demais a henna desbota). Infelizmente só vende no site da Natura, não vende mais na revistinha porque está saindo de linha. Ela está sendo substituída pela linha Murumuru. :(
  3. Máscara Detox Capilar Tressemé: Olha, tirando o cheiro fortíssimo de desodorante, essa mascara me fez milagres. Usei ela bem na época em que meu cabelo estava duro devido a última hennada. Passei, deixei uns 5 minutinhos enquanto estava terminando o banho e tcha-ran… cabelo soltinho, com balanço e super hidratado! Alguém me amarrota, porque fiquei PASSADA!
  4. Queratina Líquida Bioextratus: Misturada em qualquer mascara fica chuchu beleza. Uma quantidade de uma tampinha da embalagem e o cabelo fica ótimo. Uso cerca de uma vez por mês mais ou menos.
  5. Natura Plant Liso e Solto: Além do cheiro maravilhoso (que fica impregnado até na hora de lavar de novo), essa mascara é quase prima da Detox da Tressemé no quesito de resultados. Me rendeu um cabelo bem soltinho também e, de fato, um pouco mais lisinho. Mas ela tem alguns componentes referentes a reposição de massa, então gosto de usa-la associada à Queratina líquida e bastante tempo depois de uma hennada completa.
  6. Yamasterol Less Poo Shampoo Suave: Como eu disse anteriormente aqui no post, não é qualquer shampoo que consigo usar depois que comecei a usar henna, e este me surpreendeu. É baratinho, livre de silicones, parabenos e corantes, faz pouca espuma e limpa muito bem!

Ai senhor gzuuus, que post gigante, haha. Deu mó trabalho arranjar estas fotos nos confins do meu celular para ilustrar cada fase detalhadamente. Espero ter ajudado várias pessoas a ingressar neste mundo da henna (ou não, haha) e também a descobrir a receita ideal. Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar!

Beijo grande boa sorte! ::love::


Este post não foi patrocinado por nenhuma marca citada acima.
O conteúdo foi escrito por livre e espontânea vontade, com muito amor para você.

Veja também...

Ruivices: Tonalizando com Keraton Henna Cobre, da Kert
8 óleos vegetais milagrosos para o seu cabelo
Manual da Henna: uma alternativa natural, saudável e barata para ter cabelos ruivos

57 Comentário(s)

(57 pelo blog e pelo facebook)
  • Laura araujo
    22 . 05 . 2017

    Bom dia!! Por acaso você sabe me dizer se esse dekapcolor serve para retirar a henna??? Eu hennei meu cabelo com a henna casa da india, hennei cerca de 3x em 1 ano resolvi deixar a cor natural, mas tive que pintar de castanho para amenizar a cor, quero usar dekapcolor mas tô com medo de que ele não aja na pigmentação da henna.

    Agradeço atenção, fico no aguardo.

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      22 . 05 . 2017

      Laura, eu nunca usei dekap pra desbotar a henna (só tinta), então não posso te contar uma experiência sobre isso, mas já vi algumas meninas no grupo do facebook (link no post) dizendo que desbota sim, mas não com a mesma eficiência que tinta artificial.

      O dekap apesar de falarem que é seguro, tem bastante química envolvida (não é à toa que ele tem um cheiro de esgoto, rsrs). Como a estrutura de pigmento da henna é diferente da tinta, acho arriscado usar. Quando o dekap entra em contato com a tinta, ele faz um processo químico onde a molécula de pigmento se incha e a mesma é expelida do fio, e fazer isso pode deixar o cabelo poroso se fazer repetidas vezes para atingir um nível satisfatório de desbotamentoo qu — e nem pode ocorrer, inclusive! Na minha opinião eu não usaria Laura, eu usaria os outros métodos pra desbotar. ;)

      Beijocas e boa sorte!

      Responder

  • silvia ribeiro
    27 . 04 . 2017

    Ola boa tarde eu gostava de passar henna para ficar mais pigmentado porque ta desbotado ,gostava de saber se posso ussar tinta depois de ussar henna ? Boa tarde

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      27 . 04 . 2017

      Oi Silvia, boa tarde. Henna é compatível com químicas, portanto, também é compatível com tinta. Entretanto, jamais deixe de fazer o teste de mecha para ver se de fato ficará da cor que você quer ou se vai danificar o seu cabelo pela química.

      Responder

  • Jennifer
    10 . 04 . 2017

    Oii.. tudo bom?
    Eu tenho uma dúvida.. será que vc pode me ajudar
    Eu gostaria de saber se um cabelo hennado.. pra ele não desbotar precisa usar shampoo com proteção de cor? Ou se já é da henna não desbotar.. podendo usar "qualquer" shampoo?

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      10 . 04 . 2017

      Jennifer, eu particularmente nunca usei e nunca vi necessidade de shampoo de proteção da cor porque a pigmentação da henna é diferente da pigmentação de tinta comum. Confesso que até acho que não dê o mesmo efeito de proteção. Você pode fazer um teste, mas particularmente não vejo necessidade de uso. Pode ser qualquer shampoo, o que dê mais certo para o seu tipo de cabelo.

      Responder

  • Natália
    07 . 04 . 2017

    Caraca Ana, seus posts estão perfeitos!!! Você escreve muito bem, com conteúdo de qualidade e super detalhista. Sempre que surgia uma dúvida, era só ler mais um pouquinho do post e lá estava a resposta! rs
    Quero ficar ruiva logo (a cor natural dos meus cabelos é castanho médio) e recentemente descobri a opção da Henna…simplesmente me apaixonei! Mas por enquanto estou aprendendo um pouco, para não fazer as coisas erradas. E seus posts serviram como uma luva! Super completos! Além de ter um layout muito fofo! Obrigada!!

    Responder

  • Silvana
    Visitar blog
    30 . 03 . 2017

    Flooooor…. Tu acha que um desbotado já qse loiro, bem desbotado mesmo, tá laranja aloirado no sol, 8.77 da Igora, já dá pra hennar tranquila? Como eu usava Ox 20, vou retocar a raiz com Ox 30 ou 40 nessa tinta e depois hennar. Meu cabelo é castanho, mas abre a cor que é uma beleza. Não quero passar loiro nele antes de hennar não, pois meu cabelo é fininho, quebra à toa. Hj fui aparar as pontas e o cabeleireiro disse que o desbote tava bom pra hennar se fosse pro ruivo cobre. Mas sei lá, né, confio mais nas hennadas. Sou do grupo Henna, amor que não desbota, mas por motivos pessoais por hora estou fora do facebook. rsrsss

    Responder

    • Aninha
      Visitar blog
      31 . 03 . 2017

      Oi Silvana! Pelo o que você me falando como está o tom da sua base creio que está tranquilo para hennar para um ruivo acobreado, sim. ♥ A agressão da tinta loira é a mesma que uma tinta ruiva ou qualquer outro tom. O que vai definir a quebra do fio é a qualidade da tinta, não o tom. O tom às vezes só mascara como que os fios estão, como por exemplo das tintas escuras (falam que pintar de castanho ou preto o cabelo fica lindo e maravilhoso, mas na verdade só não fica aparente os fios quebradiços, pois são tons que refletem menos luz do que cores mais claras, disfarçando o real estado). Não será a cor que vai definir, mas sim a qualidade e também o volume peróxido da ox. Eu não acho necessário usar ox 30 ou 40 se o seu cabelo abre a cor extremamente fácil, só aumentaria as chances de ressecar o fio.

      Há algumas pessoas que retocam a raiz com tinta ruiva mesmo, para não ficar hennando todo mês. Você pode fazer algo do tipo, e henna apenas de tempos em tempos apenas a parte onde está com tinta. Confesso que acho arriscado, pois o desbotamento da tinta ruiva comum pode dar sensação de cabelo manchado. Eu sou adepta ao retoque com tinta loira na raiz e hennar todo mês por questão de segurança rsrs, mas realmente dá mais trabalho.

      Responder


1456